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Problemas Sociais Contemporâneos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: OP0079    Sigla: PSC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 22 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0
LGP 1 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Albérico Afonso Costa AlhoResponsável
Luíz Manuel Teixeira SoutaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Sofia Matos Ferreira   3,20
Luís Santos   0,80

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a complexidade do mundo actual e os grandes desafios que o Homem enfrenta num quadro de globalização hegemónica.
- Caracterizar as crises económica, demográfica/migratória e cultural, examinando os principais pontos de vista sobre os problemas sociais contemporâneos delas decorrentes.
- Analisar os processos identitários, marcados pela crescente mobilidade e interação de estilos de vida em espaços urbanos.
- Debater os problemas decorrentes da explosão demográfica, do envelhecimento e das migrações.
- Avaliar alguns problemas como o da violência sobre as crianças, o racismo, a xenofobia, os fundamentalismos e os atropelos aos direitos humanos.
- Gerir o saber das várias ciências sociais e humanas como fontes de conhecimento relevante para a sua área profissional.

Conteúdos programáticos

1. Problemas Sociais Contemporâneos

Identificação dos principais problemas sociais contemporâneos em Portugal, na Europa e no Mundo.
As perspectivas dos cientistas sociais e a participação cívica em contextos nacionais e transnacionais.
As crises económica, demográfica e cultural.

2. As Ciências Sociais face aos problemas sociais contemporâneos

Antropologia Migrações S-N. A integração na UE das minorias étnico-culturais e os fenómenos de racismo e xenofobia.
C. Política O terrorismo internacional. Globalização hegemónica.
Demografia Explosão demográfica. Envelhecimento da população. Crise da família.
Economia Crise económica e financeira. Desemprego. Consumismo e endividamento.
Geografia Os fogos e o ordenamento do território. Os recursos naturais e a pobreza no mundo. Desertificação do mundo rural e a metropolização.
História O choque de Civilizações.
Psicologia S. Maus tratos infantis e crianças em risco. As identidades híbridas em sociedades multiculturais.
Sociologia O narcotráfico. Insegurança e violência urbanas. Culturas juvenis e marginalidades. Os sem-abrigo.
Cidadania A crise da democracia: o abstencionismo.

3. Implicações Educacionais e de Cidadania

A Juventude e acção social e cívica.
Aprendizagem e Cidadania em torno dos problemas sociais contemporâneos.
Estratégias de ensino-aprendizagem centradas no “problem solving” e nas situações-problema.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Renovados desafios se apresentam às sociedades contemporâneas. No mundo globalizado, os problemas sociais são cada vez menos locais. Na óptica de uma cidadania global, os problemas dos outros são também os nossos. Esses desafios têm de ser problematizados e enfrentados de diferentes perspectivas: política, cultural, económica, sociológica, antropológica, geográfica.
Enfrentar, de forma séria, os graves problemas sociais contemporâneos exige análise e reflexão, para identificar algumas das suas causas e os tentar resolver ou, pelo menos, atenuar as suas nefastas consequências. A sua (re)solução, em muitos dos casos, implica disponibilidade, empenhamento cívico e novas formas de cooperação.
Não sendo possível (nem necessário) uma abordagem (transdisciplinar) exaustiva de todos os problemas sociais, por limites temporais e por razões didácticas, foram seleccionados alguns dos mais significativos (havendo abertura a outras propostas vindas dos estudantes).

Metodologias de ensino

Espera-se uma participação activa dos estudantes no desenrolar de todas actividades (lectivas e não lectivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através de uma presença assídua nas aulas, nos encontros de orientação tutória e na moodle; esta plataforma informática será um meio privilegiado para, em particular os trabalhadores-estudantes, acompanharem as actividades da UC.

Os diferentes temas e conteúdos serão organizadas pelo docente em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários com utilização de meios multimédia. As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:

- Leitura comentada e reflexão crítica de textos da imprensa escrita.
- Organização e dinamização de debates na turma.
- Acompanhamento tutorial com especial enfoque nas actividades de pesquisa documental e empírica e a na dinamização das aulas-seminário.
- Prática de trabalho de campo.
- Realização de visita de estudo.
- Dinamização de eventos com individualidades da comunidade: os estudantes serão incentivados a desenvolver actividades de cooperação com entidades/personalidades científico-profissionais, exteriores à escola.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Primeiramente, cada grupo de estudantes escolhe um problema social contemporâneo (PSC) para um estudo analítico aprofundado que deverá ter conta (i) as suas manifestações em Portugal e, pelo menos, num outro país; (ii) as diversas implicações (sociais, politicas, culturais, educacionais, …) decorrentes do PSC em questão; (iii) a enunciação fundamentada de hipóteses de (re)solução do PSC estudado.
Numa segunda etapa, o grupo apresenta o seu trabalho de pesquisa aos restantes colegas através da dinamização de uma aula, onde é privilegiado o espaço para o debate/contraditório.
Procura-se assim incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares ensaiando a dinamização lectiva de longa duração (3 horas). Tal não invalida a concretização de actividades individuais: pesquisa, na imprensa nacional e internacional, de material relativo ao problema social contemporâneo seleccionado para estudo e análise.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula por semana dificulta, e de uma partilha constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível na dinamização das aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação sumativa (trabalho de grupo).
A classificação final terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e relevância da participação em aula – 15%; (ii) Participação nas actividades da turma – 45%: qualidade das sugestões, contribuições, intervenções e reflexões escritas; (iii) Trabalho de pesquisa (em grupo) – 40%: conhecimentos adquiridos; capacidade de pesquisa, reflexão e análise crítica; clareza e precisão na linguagem; rigor e originalidade.

Regime de assiduidade

Aconselha-se a consulta do Regulamento de Frequência e Avaliação.

Bibliografia

ANDRÉ, João Maria (2005) Diálogo Intercultural, Utopia e Mestiçagens em Tempos de Globalização. Coimbra: Ariadne Editora/Colecção Ethos.
BARRETO, António (org.) (2005) Globalização e Migrações. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
BENKO, Georges (2000) Mundialização da economia e metropolização do mundo. Lisboa: CEG. Apontamentos de Geografia – Série Investigação, n.º 9.
CARMO, Hermano (coord.) (2001) Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta. #
CORDEIRO, Graça Índias (2003) Etnografias Urbanas. Oeiras: Celta.
CLAVAL, Paul (1987) Geografia do Homem – Cultura, Economia, Sociedade. Coimbra: Livraria Almedina.
PAIS, José Machado (1999) (coord) Traços e Riscos - uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis. Porto: Âmbar, 2ª edição, 2000. #
POPPER, Karl (1965) O Mito do Contexto. Em Defesa da Ciência e da Racionalidade. Lisboa: Edições 70.
NAZARETH, J. Manuel (2004) Demografia – A ciência da população. Lisboa: Editorial Presença.
RAMONET, Ignacio (1997) Geopolítica do Caos. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. #
RAMONET, Ignacio (2002) Guerras do Século XXI. Novos Medos, Novas Ameaças. Porto: Campo das Letras.
RIFKIN, Jeremy (1994) O Fim dos Empregos - O Declínio Inevitável dos Níveis dos Empregos e a Redução da Força Global do Trabalho. São Paulo: Makron Books, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa (2002) O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Editorial Presença.
SOROMENHO-MARQUES, Viriato (1996) A Era da Cidadania. Mem Martins: Publicações Europa-América/ B. Universitária.
STIGLITZ, Joseph (2002) Globalização. A Grande Desilusão. Lisboa: Terramar.
WARNIER, Jean Pierre (2002) A Mundialização da Cultura. Lisboa: Editorial Notícias, 2ª edição.

Revistas:

Revista Crítica de Ciências Sociais
A Página da Educação

Recursos na Internet:

Ligações de Ciências Sociais e Humanas (base de recursos em Português)
www.fcsh.unl.pt/hp/end/home.htm
Pordata (estatísticas sobre a sociedade portuguesa; dados dos últimos 50 anos)
www.pordata.pt

As obras assinaladas com # estão disponível no SDI da ESE de Setúbal.

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