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Produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: PA09    Sigla: PA
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 17 Plano de Estudos 2015_16 6,0 75 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Paulo Rodrigues PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,00
João Pedro Duarte   5,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e utilizar de forma adequada as diferentes tecnologias de captura de áudio e vídeo;
Revelar conhecimentos na utilização adequada de técnicas e tecnologias de iluminação natural e artificial;
Revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas;
Comunicar e interagir com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos;
Desenvolver projetos audiovisuais segundo os
princípios de organização e expressão audiovisual.

Conteúdos programáticos

Produção
O alinhamento produtivo do cinema
Equipas e tarefas específicas
Coordenação de equipas em contexto de rodagem
Gestão de recursos humanos e materiais

Linguagem Audiovisual
A sequência, a cena e o plano;
A elipse;
Os “raccords”;
Composição e perspectiva;
Movimentos de câmara.

Meios de Produção
Iluminação;
Materiais sensíveis e seus suportes;
Técnicas e tecnologias de iluminação artificial;
Técnicas e tecnologias de trabalho com iluminação natural;
Iluminação em estúdio.

Áudio
Captura de áudio;
Técnicas e tecnologias de gravação de áudio assíncrono e síncrono (e.g. gravadores, microfones, cabos, suportes);
A banda sonora e o movimento.

Imagem em Movimento
Técnicas e tecnologias de gravação de vídeo (e.g. câmaras, tripés, dolly, steadicam);
A câmara como ferramenta de storytelling;
Captura de vídeo;
Produção de videogramas simples;
Meios, materiais e técnicas de expressão audiovisual.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Objectivo:
Conhecer e utilizar de forma adequada as diferentes tecnologias de captura de áudio e vídeo.

Conteúdos Programáticos:
Imagem em Movimento
Técnicas e tecnologias de gravação de vídeo (e.g. câmaras, tripés, dolly, steadicam);
A câmara como ferramenta de storytelling;
Captura de vídeo;
Produção de videogramas simples;
Meios, materiais e técnicas de expressão audiovisual.

Áudio
Captura de áudio;
Técnicas e tecnologias de gravação de áudio assíncrono e síncrono (e.g. gravadores, microfones, cabos, suportes);
A banda sonora e o movimento.

Objectivo:
Revelar conhecimentos na utilização adequada de técnicas e tecnologias de iluminação natural e artificial.

Conteúdos Programáticos:
Iluminação
Materiais sensíveis e seus suportes;
Técnicas e tecnologias de iluminação artificial;
Técnicas e tecnologias de trabalho com iluminação natural;
Iluminação em estúdio.

Objectivo:
Revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas.

Conteúdos Programáticos:
A aplicação prática de noções teóricas na realização de exercícios de estilo ou em situações de rodagem com restrições pré-estabelecidas, incentiva o aluno a observar, analisar e criar a solução. O aluno, confrontado com o resultado e tendo em conta a transformação do conceito original moldado pelas decisões tomadas em resposta às condições com que se deparou, desenvolve a capacidade de identificar, confirmar e questionar, ou não, os procedimentos e suas consequências.

Objectivo:
Comunicar e interagir com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos.

Conteúdos Programáticos:
O alinhamento produtivo do cinema;
Equipas e tarefas específicas;
Gestão de recursos humanos e materiais;

A gestão de diferentes conceitos, ideias e metodologias de trabalho entre alunos possibilitará a partilha de conhecimentos e diversidade de respostas à solução de problemas.

Objectivo:
Desenvolver projectos audiovisuais segundo os princípios de organização e expressão audiovisual.

Conteúdos Programáticos:
Linguagem Audiovisual
A sequência, a cena e o plano;
A elipse;
Os raccords;
Composição e perspectiva;
Movimentos de câmara;
Produção de videogramas simples;
Meios, materiais e técnicas de expressão audiovisual;
Coordenação de equipas em contexto de rodagem.

Metodologias de ensino

A metodologia assenta na exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos com apoio a recursos audiovisuais e bibliográficos e na prática de exercícios de rodagem, de forma a consolidar conhecimentos técnicos e artísticos.
A exposição dos conteúdos teóricos será seguida de exercícios/demonstrações executados pelos alunos. Assim, o domínio técnico reforçará o conhecimento teórico, e a regularidade da prática forçará a evolução da linguagem a nível técnico e artístico.
Os progresso na realização dos conteúdos produzidos pelo estudante será objecto de acompanhamento e avaliação contínua.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Uma produção audiovisual é essencialmente um trabalho de equipa. Qualquer estudante desta unidade curricular, para produzir um conteúdo, tem de adequar e experimentar métodos de trabalho e encontrar workflows que funcionem para diversas situações e, para isso, precisa de comunicar e interagir com os outros para conseguir ambientes de trabalho colaborativos e produtivos.
A prática regular de exercícios de rodagem permite interiorizar o domínio tecnológico mas, também, força o confronto com situações de condicionantes diversas. O aluno, em busca de soluções, tanto na concepção como na execução, desencadeia processos de abordagem e resolução de problemas.
A análise crítica dos trabalhos em execução e finalizados proporcionam um crescimento e uma aprendizagem colectiva. A turma funciona como um focus group esclarecido e especializado na análise do conteúdo e na aferição da adequação das decisões técnicas e artísticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e terá a seguinte ponderação:

Domínio técnico dos meios de produção - 20%
Testes e exercícios individuais - 25%
Desempenho de funções e colaboração em equipa - 15%
Produto audiovisual de grupo - 25%
Níveis de envolvimento, participação relevante e assiduidade - 15%

Regime de assiduidade

Serão excluídos da avaliação final os estudantes que não tenham assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas.

Bibliografia

AMERICAN CINEMATOGRAPHER MANUAL (2013), 10th edition, The ASC Press, California
ARIJON, Daniel (1991) - Grammar of the Film Language. Silman-James Pr;
ARTIS, Anthony Q. (2014) – The Shut up and shoot: documentary guide. Focal Press
Bernard, Sheila Curran (2010) - Documentary Storytelling: Creative Nonfiction on Screen, 3rd Edition - Focal Press
LOPES, Sandra (2014) – Manual Prático de Produção. Lisboa: Chiado Editora.
Kenworthy, Christopher (2012) - Master Shots Vol 1, 2nd edition: 100 Advanced Camera Techniques to Get An Expensive Look on your Low Budget Movie - Michael Wiese Productions
Kenworthy, Christopher (2011) - Master Shots Vol 2: Shooting Great Dialogue Scenes - Michael Wiese Productions
Kenworthy, Christopher (2013) - Master Shots Vol 3: The Director's Vision: 100 Setups, Scenes and Moves for Your Breakthrough Movie - Michael Wiese Productions
MARNER, T. (1999) – A realização cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
MERCADO, Gustavo (2010) - The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition - Focal Press
MILLERSON, G. (s.d.) – Técnicas de Realizacion y produccion en television. Madrid:IORTV.
Murch, Walter, (2001) - IN THE BLINK OF AN EYE NEW EDN: A Perspective on Film Editing - SILMAN-JAMES PRESS
RABIGER, M. (2008) - Directing: film techniques and aesthetics. 4th edition - Focal Press
Sijl, Jennifer Van (2006) - Cinematic Storytelling: The 100 Most Powerful Film Conventions Every Filmmaker Must Know - Faber & Faber;
Stump, David (2014) - Digital Cinematography: Fundamentals, Tools, Techniques, and Workflows - Focal Press
CPAV - Centro Profissional do Sector Audiovisual, Abril de 2010, Actividades Profissionais do Sector Audiovisual em Portugal, coordenação de Michelle Chan e Miguel Costa e Moura, Lisboa http://www.cpav.pt/attachments/054_activ_prof_sector_audio.pdf

Observações

Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a Unidade Curricular poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da U.C.. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a Unidade Curricular, serão avaliados por exame de carácter prático (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 13:28:25 Última actualização: 2010-07-19