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Atividade Física e Desporto Adaptado

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: PG_EE03    Sigla: AFDA
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 23 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,30
Jorge Carvalho   1,30

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Compreender os fundamentos epistemológicos da atividade física e do desporto adaptado aplicado aos diferentes contextos de intervenção.
• Conhecer as bases, teórica e prática, das condições de adaptação individual e de desenvolvimento de competências no domínio da atividade física e do desporto adaptado nos seus diferentes contextos.
• Adquirir o domínio das bases teórico-práticas e das ajudas /apoios técnicos visando o desenvolvimento das competências dos alunos com deficiência/incapacidade e/ou com necessidades educativas especiais.
• Estabelecer a adequação dos programas de intervenção precoce no domínio psicomotor em articulação com os programas de Expressão e Educação Físico-Motora, a Atividade Física e Desportiva no 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e, ainda, com o Programa de Alargamento do Desporto Escolar no 1º CEB.
• Promover a formação pedagógica, técnica e social no ensino / treino da Educação Física e do Desporto Escolar face a um contexto escolar diverso de caráter inclusivo.

Conteúdos programáticos

• Fundamentos epistemológicos da Atividade Física e Desporto Adaptado aplicado em contextos Terapêutico, Educativo, de Lazer / Recreação e de Desporto de Rendimento / Competição, destinado a alunos com deficiência intelectual/mental, sensorial, motora, transplantados e a alunos com necessidades educativas especiais.
• Desenvolvimento de competências psicomotoras na infância.
• A Educação Física Especial e o Desporto Escolar Adaptado incluso para alunos com e sem necessidades educativas especiais.
• Atividade Física, Saúde e Desporto para Todos no combate ao sedentarismo e promovendo uma atividade ativa ao longo do ciclo de vida e a adoção de estilos de vida saudável.
• Desporto Adaptado de Rendimento / Competição transversais aos quatro sistemas desportivos, internacionalmente reconhecidos, que enquadram atletas das áreas, intelectual, sensorial, motora e transplantados.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

• Os conteúdos programáticos foram estruturados e organizados de uma forma coerente com os objetivos da UC, os quais visam, de uma forma consequente, dar resposta às necessidades do país, refletindo também a experiência e a prática internacional de acordo com três dimensões de intervenção:
- A primeira dirigida para a diversidade da população escolar, que compreende alunos com necessidades educativas especiais, alunos com deficiência/incapacidade e alunos sem deficiência e sem necessidades educativas especiais.
- Em segundo lugar, procurar adequar os conteúdos da Atividade Física e do Desporto Adaptado, enquanto veículo e instrumento, aos campos de aplicação no âmbito terapêutico, educativo, recreativo e competitivo.
- Em terceiro lugar, e de acordo com as finalidades próprias da Atividade Física e do Desporto Adaptado, articular horizontal e transversalmente os diferentes programas com as fases de desenvolvimento do ser humano, projectando-a ao longo do ciclo de vida que se pretende que seja ativo e com adopção de estilos de vida saudável.

Metodologias de ensino

• O modelo de formação compreende sessões teóricas com recurso a meios multimédia.
• Sessões teórico-práticas em contexto real de intervenção e/ou simulada, com recurso a tecnologias de ensino e treino para o desporto.
• Realização de seminários, workshops, visitas de estudo, trabalho de pesquisa bibliográfica e realização de sessões práticas de ensino e treino.
• Utilização da plataforma e-learning e da observação vídeo como recursos tecnológicos de suporte à formação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

• As metodologias de ensino dão grande enfoque aos contextos de intervenção, particularmente às reais particularidades e necessidades dos diferentes perfis dos alunos, procurando, sempre que possível, um contacto com a realidade através de visitas in loco e a criação de situações de ensino-aprendizagem privilegiando esse contacto e interacção.
• As tecnologias de informação e de comunicação serão instrumentos que permitirão, por um lado, reforçar essa ligação à prática, permitindo, por outro lado, transpor essa realidade para as sessões teórico-práticas.

Metodologia e provas de avaliação

• A avaliação privilegiará a produção de ferramentas quer de suporte à intervenção dos profissionais, quer para a aprendizagem dos próprios alunos em situação de inclusão e de inclusão inversa.
• A avaliação privilegiará os resultados dos seminários, dos workshops, das visitas, o trabalho de pesquisa bibliográfica e a participação nas sessões práticas.
• Será baseada em trabalho prático ou teórico-prático com componente de avaliação de grupo e individual.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua: o estudante deverá estar presente em, pelo menos, 70% das aulas, participando na discussão das questões em análise, bem como na realização das tarefas e dos trabalhos propostos.

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 23:33:44 Última actualização: 2010-07-19