This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PG_EE06
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Seminário de Investigação e de Projeto I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: PG_EE06    Sigla: SIP1
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 23 Plano de estudos_14 5,0 25

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,67
Gina Lemos   1,00
Luísa Ramos de Carvalho   0,67

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam modos de ver e compreender as situações e contextos educativos inclusivos que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas e exclusivas.

Procura-se igualmente que os estudantes aprofundem e se apropriem das modalidades teórico metodológicas que presidem à investigação em educação.
Pretende-se igualmente que saibam delinear uma temática, e, no seu seio, sejam capazes de delimitar um tema em torno do qual desenvolverão os seus Projetos.
Pretende-se também que os estudantes conheçam e saibam utilizar a metodologia de investigação em educação e os principais instrumentos de recolha e de análise da informação.

Conteúdos programáticos

1.1. Questões epistemológicas da investigação educacional
Os valores e a investigação educacional.
O problema da objetividade.
A causalidade, a prescrição e a (re)invenção da intervenção pedagógica.
A investigação como componente da prática educativa.
Processos de investigação, processos de autoformação
A investigação como um processo de inovação educacional

1.2. Questões de metodologia em investigação educacional.
Os diferentes paradigmas da investigação educacional.
Métodos quantitativos e qualitativos na investigação educacional.
Métodos e procedimentos de recolha e análise da informação

1.3 A investigação em diversos contextos educativos.
A investigação como suporte da formação contínua de professores do ensino regular
A investigação e o seu papel na construção de uma escola inclusiva para todos

1.4 Como elaborar um projeto de investigação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos visam três grandes objetivos da UC: a) o desenvolvimento de modalidades de discernimento das situações educativas libertas do senso-comum e a consequente construção de uma conceção complexa dessas mesmas situações, informada por uma capacidade de situar epistemologicamente o paradigma da investigação em educação; b) o desenvolvimento da capacidade de delimitar temáticas que se prestem à investigação; c) o desenvolvimento de uma utilização proficiente dos dispositivos, instrumentos e procedimentos de recolha e de análise das observações.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa:
A UC desenvolve-se em torno do trabalho de projeto que explorará um tema de pesquisa, para o qual contribuem as sessões prático teóricas, a orientação tutória e o trabalho de terreno realizado em articulação com as outras UC’s da Pós-Graduação.

Acompanhamento tutorial:
O acompanhamento tutorial tem como finalidades: apoiar e orientar os estudantes ao longo da UC na realização do trabalho de projeto, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento será feito quer de uma forma presencial, quer a distância.

Participação dos estudantes:
Espera-se que os estudantes (a) estejam presentes nas aulas e participem na discussão das questões em análise; (b) leiam, analisem e discutam os textos de apoio disponibilizados; (c) apresentem nas datas previstas o ponto de situação dos seus projetos d) realizem os trabalhos previstos nas datas acordadas. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os estudantes façam quer uma primeira aproximação a questões epistemológicas de investigação quer a construção de conhecimento em situações educativas, bem como conheçam a metodologia de investigação em educação e algumas das principais técnicas utilizadas.
Pretende-se ainda que os estudantes participem na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; leiam, analisem e discutam os textos de apoio apresentados; realizem os trabalhos previstos, particularmente a conceção de um projeto de investigação-ação de preferência concebido em contexto real de prática docente.

Metodologia e provas de avaliação

Realização de um trabalho de projeto, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC’s.
Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos pelos estudantes, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado.
Periodicamente, ao longo do semestre e durante as aulas que funcionarão segundo a modalidade de seminário, as estudantes farão o ponto de situação do desenvolvimento dos seus trabalhos.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 05:00:06 Última actualização: 2010-07-19