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Processos e Práticas de Inclusão Social

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: PGISCA02    Sigla: PPIS
Áreas Científicas: Ciências Soc. e do Comp./Prog. não qualificado, Ciências da Educação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PGISPA 9 Plano de Estudos_2018 6,0 ######

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,60
Luzia Lima-Rodrigues   1,60

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Promover a compreensão de conceitos fundamentais a uma intervenção fundamentada na área da inclusão social
- Promover a compreensão da exclusão social enquanto fenómeno social à escala global, nacional e local e as políticas situadas nesses diferentes níveis, bem como a interacção multinível.
- Entender as diferentes rupturas causadas pela exclusão social e as consequências produzidas ao nível da comunidade e da coesão social
- Proporcionar conhecimento sobre situações, populações e/ou grupos excluídos e/ou em vias de exclusão social e respectivas especificidades
- Conhecer algumas das dinâmicas de intervenção social com vista ao combate a situações de discriminação e exclusão social, designadamente as que se consubstanciam em projectos artísticos.

Conteúdos programáticos

1. Enquadramento socio-histórico dos conceitos de:
- Inclusão e exclusão Social
- Integração Social/inclusão social
- Comunidade e Coesão Social
- Cidadania, participação social e direitos sociais
- Bem estar

2. Análise das modalidades e/ou tipologias de exclusão social e das suas interacções
- Económica (Desemprego, pobreza, etc)
- Cultural (privação de bens culturais, acesso à escola, abandono e insucesso escolar, fraca escolarização, analfabetismo funcional, iliteracia digital, etc)
- Social (privação de direitos humanos, em particular de direitos sociais, de participação social, de mobilidade e deslocação no território, etc)
- Relacional (de acesso e contacto humano, de afecto, solidão, isolamento social, discriminação, etc)

3.Políticas nos níveis macro, meso e micro social ao nível do combate à exclusão Social
Políticas de combate à exclusão social
Políticas de acesso à cultura e/ou de promoção da Cidadania
Políticas do sector público ou privado de Inclusão Social através das artes

4. Problemáticas específicas e linhas de estudo (das 6 temáticas 4 serão escolhidas pelo grupo turma para tema de estudo e análise de projecto de inclusão social)

1. Privação da escola, Abandono e Insucesso Escolar.
2. Migrantes e/ou refugiados
3. Educação Inclusiva e população com deficiência/necessidades educativas especiais
4. Reclusos e/ou em privação temporária da liberdade
5. Adultos pouco escolarizados, sem abrigo e/ou meios de subsistência
6. Dependências (álcool, substâncias psicoactivas, medicamentos, etc)

5. O papel das artes na sociedade/comunidade
- Arte como modo de intervenção social (reivindicativa) ou intervenção social através/pela arte
- Arte como meio de inclusão social, promoção da cidadania e/ou bem estar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos da UC procuram explorar as várias dimensões e processos de exclusão/inclusão social, de forma a ampliar os horizontes dos estudantes e a contextualizar os seus saberes, tal como é enunciado nos objectivos do programa.

Metodologias de ensino

Serão adotadas em relação com os diferentes tópicos do programa as seguintes metodologias:
- World café: permite a discussão de conceitos e temáticas sociais
- Narrativas e histórias de Vida: permite situar conceitos, políticas e projectos numa narrativa, entendendo-as em situações e pessoas concretas
- Leitura dialógica: permite a leitura e discussão de textos, apropriação de sentidos e significados pessoais
- Círculo de estudos: propõe o estudo e comunicação de uma temática/projecto por um grupo para explicitação e debate com o grande grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As variadas metodologias desta UC permitem a discussão de conceitos e temáticas sociais, permitem situar conceitos, políticas e projectos numa narrativa, entendendo-as em situações e pessoas concretas, permitem a leitura e discussão de textos, apropriação de sentidos e significados pessoais e propõem o estudo e comunicação de uma temática/projecto por um grupo para explicitação e debate com o grande grupo.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre:
- Um registo de participação individual (diário de bordo) relativa a cada sessão de trabalho (50%)
- Fundamentação teórica de um estudo de caso ou investigação-ação sobre as temáticas da UC (50%)

Regime de assiduidade

Presencial.

Bibliografia

Básica:
Figueiredo, C.C. (2014) Narrativas de Inclusão Social nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. In Actas do IV Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação e VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação (pp. 1-12). Fórum Português de Administração Educacional e Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Porto (actas em CD-ROM).
Lima-Rodrigues, L.; Santos, G. & Trindade, A. Pedagogias Expressivas na Formação de Professores. In JORSEN - Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16, Supplement 1, May 2016. 1-1150p. 813-817p.Acesso em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12362
Lima-Rodrigues, L. Com todo o prazer! As actividades expressivas na educação das crianças, in Oliveira, G.; Fini, L.; Boruchovitch, E. e Brenelli, R. (orgs) Educar crianças, grandes desafios: Como enfrentar? Petrópolis, Vozes, 2014.
Rodrigues, D. (2002) Perspectivas sobre a Inclusão: da Escola à Sociedade. Porto, Porto Editora.
Rodrigues, D. (2016) Equidade e Educação Inclusiva. Porto, Profedições.
Rodrigues, D. (2017) Direitos Humanos e Inclusão. Porto, Profedições.
Organização das Nações Unidas (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Stoer, S., Magalhães, A & Rodrigues, D,(2004) Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo, Cortez.

Complementar:
Azevedo, N. (2017). Artes e Inclusão Social: projectos e ações enquanto experiências metodológicas.
Sociologia revista – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp – 28-41.
Costa, A., Carrilho, P., Perista, P., Baptista, I (2008). Um olhar sobre a pobreza: vulnerabilidade e exclusão social no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Gradiva
Carmo (2014) A educação para a Cidadania no século XXI. Lisboa: Escolar Editora.
Cruz, H, (coord), et al (2016). Arte e Comunidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Guerra, P., Quintela, P. (2007). A cultura como alavanca de inclusão e de participação social: uma nova
geração de políticas públicas de proximidade. First International Conference of Young Urban
Researchers/CIES- Centre for Research and Studies in Sociology
Figueiredo, C.C. (2005). Formação Cívica - e agora, um tempo para reflectir? In C. Carvalho, F. Sousa, J.
Pintassilgo (coords.), A Educação para a Cidadania como dimensão transversal do Currículo Escolar. Porto: Porto Editora.
Figueiredo, C. C. (2014). Contributos para a compreensão do conceito de redes sociais e políticas. In A. Pires, A. Vasconcelos; C. Figueiredo & M. Alves (Eds.), Trabalhar (s)em rede em Educação, dinâmicas de cooperação (pp. 11-25). Caparica: UIED/Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Lima-Rodrigues, L Formação ativa e expressiva de professores: bagunçando o coreto para estimular a inclusão. Revista Educação Especial | v. 30 | n. 59| p. 709-722 | set./dez. 2017 Santa Maria. Acesso em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X28428
Lima-Rodrigues, L. (2018) Inovação pedagógica: caminhos para uma educação para todos e para cada um. Instituto Rodrigo Mendes e Diversa. Acesso em https://diversa.org.br/artigos/inovacao-pedagogica-caminhos-para-uma-educacao-para-todos-e-para-cada-um/
Patinho, V, Lima-Rodrigues, L & Rodrigues, D. Intervenção Pegadógico-expressiva em jovens com deficiência intelectual e desenvolvimental. In JORSEN - Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16, Supplement 1, May 2016, Acesso em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12199
Rodrigues, T. (2017). Arte e Comunidade: Projetos de Intervenção Artística e Inclusão Social. Revista
Farol, nº 17, pp 101-109.
Santos, G., Lima-Rodrigues, L. Expressive Arts – Embodying Inclusive Teachers. JORSEN - Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 15, Supplement 1, May 2016. 506-509p.

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