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Práticas Textuais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: AF04    Sigla: PT
Áreas Científicas: Língua e Literatura Materna
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 23 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Tiago Falcoeiras   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

— Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas e textuais presentes na(s) comunidade(s);
— Reconhecer fatores de variação linguística (situacionais, sociais, geográficos e diacrónicos);
— Estimular atitudes de tolerância linguística e cultural;
— Distinguir propriedades específicas do modo oral e do modo escrito;
— Promover o acesso ao livro e a hábitos de leitura na família;
— Desenvolver estratégias de compreensão da leitura em diferentes suportes e para variados fins;
— Desenvolver competências multifuncionais de escrita;
— Dominar recursos tecnológicos associados a práticas de leitura e de escrita.

Conteúdos programáticos

A. Domínio da língua portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
— Contextos e necessidades comunicativas;
— Linguagem, língua, comunidade linguística e falante;
— Competência linguística, competência metalinguística, competência comunicativa e competência discursiva.
B. Estrutura e funcionamento da língua
— Norma e variação linguística;
— Português europeu padrão e variedades situacionais, sociais e dialetais (principais aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais);
— Variedades do português no mundo (alguns aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais);
— Variação e mudança linguística (aspetos da evolução diacrónica).
C. Usos orais e escritos da língua
— Texto, género e discurso;
— Tipologias textuais;
— Do oral ao escrito: propriedades diferenciadoras;
— Questões de ortografia, de acentuação e de pontuação.
D. Desenvolvimento da Leitura e da Escrita em contexto familiar
— Literacia de leitura, literacia de escrita e literacia digital;
— Perfis de leitores e de hábitos de leitura na família;
— Estratégias promotoras do livro e da leitura para apreciação de textos variados ao longo da vida (dos 0 aos 100);
— Estratégias de apoio ao desenvolvimento da leitura para obtenção de informação e construção de conhecimento;
— Produção escrita de diversos tipos de texto (para resolução de problemas do quotidiano, como expressão pessoal e criativa…);
— Técnicas de leitura e de escrita em meios de comunicação mediados por computador (interações verbais em redes sociais, acesso a informação na Internet, leitura de hipertexto, preenchimento de formulários…).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As aulas teórico-práticas e os seminários incluirão exposição e debate em torno das temáticas do programa e a experimentação prática, individual e em grupo, de atividades de leitura, escrita e reflexão sobre a língua.
Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos, artigos e livros, bem como com a produção de atividades de promoção da literacia na família.
Prevê-se, igualmente, a realização de trabalho de campo, com a deslocação a, por exemplo, bibliotecas e centros de recursos.

Metodologias de ensino

Avaliação Contínua

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A avaliação incluirá a pontualidade, a assiduidade (um mínimo de 75% de presenças) e a participação dos estudantes nas atividades das aulas, bem como a realização de tarefas. Integrará ainda o desenvolvimento de um trabalho prático (apresentado oralmente, com um suporte digital) e a elaboração de uma reflexão presencial escrita.
Os elementos de avaliação têm os pesos que se discriminam a seguir:
- Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 10%.
- Trabalho prático (em grupo): 40% (até 11 de janeiro).
- Reflexão presencial escrita sobre a totalidade dos temas e conteúdos do programa (individual): 50% (dezembro).
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar os docentes responsáveis pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle.

Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante devem contactar os docentes da UC durante as primeiras semanas de aulas, para definir as formas de avaliação.

Metodologia e provas de avaliação

Trabalhos práticos 50%
Reflexão presencial 50%

Regime de assiduidade

Os estudantes têm de garantir um mínimo de 75% das presenças

Bibliografia

CERRILLO, Pedro & Santiago Yubero (orgs.) (2007). La formación de mediadores para la promoción de la lectura, 2.ª edición corregida, revisada y aumentada, Madrid: Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil de la Universidad de Castilla - la Mancha.
COSTA, Maria Armanda (coord.) (2010). Muitas ideias, um mar de palavras - propostas para o ensino da escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha (DT). Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em http://dt.dgidc.min-edu.pt]
DUARTE, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
DUARTE, Isabel Margarida (org.) (2002) Gavetas de leitura. Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura. Porto: Asa.
FERRONHA, António Luís (coord.) (1992). Atlas da Língua Portuguesa na História e no Mundo. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
MATA, Lurdes (2006). Literacia familiar. Ambiente familiar e descoberta da linguagem escrita. Porto: Porto Editora.
MATEUS, Maria Helena Mira & Esperança Cardeira (2007). O essencial sobre a língua portuguesa: norma e variação. Lisboa: Caminho.
PINTO, Paulo Feytor (2009). Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
RAPOSO, Eduardo Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2003). Gramática do Português. 3 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VIANA, Fernanda Leopoldina & Maria Margarida Teixeira (2002). Aprender a ler: Da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições Asa.

Opções
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