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Respostas Sociais de Apoio à FamÍlia
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
AF08 |
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Sigla: |
RSAF |
Áreas Científicas: |
Trabalho social e Orientação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O programa desta Unidade Curricular pretende desenvolver uma perspetiva alargada da diversidade de contextos sociais em que se situam os sistemas familiares e o conhecimento de medidas, modelos, ações, direitos e técnicas de apoio à família, tendo por principais objetivos:
- Compreender a importância dos direitos humanos e localizá-los historicamente e na atualidade, identificando os que dizem respeito à família;
- Compreender e debater o conceito de necessidades básicas de vida e de bem estar social;
- Distinguir as diferentes perspetivas de Ação Social compreendendo a sua relação com as Políticas Sociais;
- Conhecer as bases do Estado de Providência e a sua importância face à exclusão social;
- Distinguir o que significa pobreza, privação e exclusão social, igualdade e equidade;
- Identificar, no âmbito das políticas sociais estatais, as que dizem respeito à família, percebendo quais as entidades governativas que intervêm sobre as questões da família;
- Conhecer os sistemas de proteção social à família;
- Identificar e diferenciar as diferentes respostas sociais apoiadas pela Segurança Social, bem como as regras que as regem;
- Identificar nas organizações sociais as respostas à família apoiadas pela Segurança Social;
- Relacionar as diferentes respostas sociais com as faixas etárias de maior vulnerabilidade social;
- Compreender as problemáticas da dependência social e equacionar formas de as superar;
- Contextualizar a abordagem sistémica da Família e o Modelo Ecológico de Desenvolvimento Humano nas famílias contemporâneas;
- Desenvolver estratégias de caraterização, intervenção e acompanhamento familiar.
Respeitando o artigo 6º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, a descrição do referencial de competências organiza-se de acordo com os domínios: conhecimentos, aptidões e atitudes.
No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:
No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:
CONHECIMENTOS
C1 Conhecimento da evolução histórica dos diferentes modelos de Ação Social;
C2 Conhecimento dos sistemas e âmbitos de proteção social à família;
C3 Conhecimento da intervenção social familiar dentro da abordagem sistémica e ecológica da pessoa e da família;
C4 Conhecimento de técnicas e dispositivos de caracterização e intervenção familiar.
APTIDÕES
AP1 Analisar e identificar apoios sociais à família na comunidade próxima e alargada;
AP2 Refletir sobre a instituição familiar atual e suas principais problemáticas;
AP3 Caracterizar e analisar os recursos da família face às suas necessidades de inclusão social;
AP4 Desenvolver respostas adequadas de mediação e acompanhamento de famílias;
AP5 Mobilizar e relacionar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares na compreensão e utilização dos conteúdos desta UC.
ATITUDES
AT1 Evidenciar autonomia e empatia na comunicação com a família e serviços de ação social;
AT2 Demonstrar capacidade de articular os diferentes meios, medidas e políticas sociais numa resposta integrada e assertiva face aos problemas identificados na família;
AT3 Evidenciar uma perspetiva educativa e comunitária no reconhecimento dos direitos sociais e na intervenção com as famílias.
Conteúdos programáticos
1. Direitos Sociais e Cidadania
1.1. A Declaração Universal dos Direitos Humanos
1.2. A Declaração Universal dos Direitos da Criança
1.3. Dimensão socio-histórica dos direitos sociais
1.4. Comunidade, família e cidadania
2. Inclusão e bem-estar social
2.1. Necessidades básicas de vida
2.2. Pobreza, privação e exclusão social
2.3. Vulnerabilidade, fatores de proteção e resiliência
2.4. Risco psicossocial e risco familiar
3. Da Prática Social à Ação Social
3.1. Estado Providência e Estado Social: conceitos e problemas
3.3. Políticas públicas e políticas sociais: dimensões económicas, jurídicas e organizativas
3.4. Sistemas de proteção social à família: âmbitos, instituições e respostas
4. Métodos e Técnicas de caracterização e intervenção familiar
4.1. Dinâmica e comunicação familiares
4.2. Ciclo familiar: desafios, competências e recursos familiares
4.3. Análise de interação familiar
4.4. Genograma
4.5. Psicofigura
4.6. Linha da vida
4.7. APGAR familiar
4.8. Círculo familiar
4.9. Ecomapa
5. Intervenção em contexto sociofamiliar
5.1. Práticas e projetos desenvolvidos no âmbito das respostas sociais à família
5.2. Estudo de caso
5.3. Plano Individualizado de Apoio à Família
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos abordados promovem uma visão global das várias medidas e políticas sociais de apoio à família, bem como a informação básica necessária para a compreensão do sistema familiar à luz de problemáticas atuais, permitindo atingir os objetivos desta UC de forma integrada.
Metodologias de ensino
A gestão do programa desta UC e todo o seu processo de estudo e aprendizagem serão desenvolvidos através de métodos ativos e participativos:
- Análise e interpretação de documentos - artigos de investigação, artigos de imprensa, fotografias, representações artísticas da família, filmes e documentários;
- Produção escrita de pequenos textos de recensão crítica;
- Jogo dramático e jogo de papéis;
- Estudo de caso;
- Interpretação e construção de instrumentos de análise e avaliação familiar;
- Círculo de estudos e debate em pequeno e grande grupo;
- Feira de ideias e investigação intervencionista;
- Pesquisa descritiva (quantitativa e qualitativa);
- Criação de PIAF (Plano Individual de Apoio Familiar)
- Seminário sobre programas e práticas direccionadas ao bem estar familiar
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Tendo em conta o objeto de estudo desta UC, são privilegiados métodos ativos e participativos que permitem ao aluno situar-se de forma mais vivencial no seu processo de aprendizagem, num diálogo constante entre a sua realidade e uma perspetiva mais macroscópica dos fenómenos estudados. Concorrem igualmente para uma eficaz realização dos objetivos desta UC as técnicas de pedagogia da descoberta e a articulação entre o trabalho individual, de pequeno grupo e de grande grupo, oferecendo uma abordagem dinâmica e interativa das temáticas abordadas.
Metodologia e provas de avaliação
Tipo de trabalho/Modalidade/ Ponderação
- Assiduidade e participação nos trabalhos de aula: Individual, 30%
- Ficha formativa: Individual, 30%
- Criação e apresentação de PIAF com proposta de intervenção familiar a partir de estudo de caso: Grupo, 40%
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta os textos propostos e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
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