This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > AF10
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Comunicação, Ética e Relações Interpessoais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: AF10    Sigla: CERI
Áreas Científicas: Psicologia
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 21 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Isaura Pedro   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar e analisaras bases da comunicação interpessoal reflectindo sobre os dados mais recentes da investigação na área. Reconhecer a necessidade do comportamento ético em todos os aspectos das relações interpessoais e, em especial, nas relações interpessoais profissionais. Identificar os aspetos fundamentais da Ética e Deontologia profissional assim como desenvolver competências para a participação ativa na discussão e tomada de decisão ética em contexto profissional. Analisar criticamente as situações ou problemas éticos e deontológicos que surgem ao longo do ciclo de vida do individuo conhecendo os problemas ético-deontológicos inerentes ao cuidar tanto de crianças muito pequenas como de pessoas, em fase final de vida.

Conteúdos programáticos

Ponto 1 - Comunicação interpessoal

Princípios básicos da comunicação interpessoal.
A comunicação intra e interpessoal.
Motivação e valores envolvidos na comunicação.
Estilos sociais e estilos comportamentais.
A comunicação em contexto profissional.

Ponto 2 – Ética Fundamentos da Ética, Moral, Direito e Deontologia.

A pessoa e dignidade humana.
Bem Comum e o Respeito.
A Dimensão ética do cuidar.
Direitos humanos e direitos e deveres dos profissionais na área dos cuidados e assistência à família.
Sigilo Profissional.
Código Deontológico.
A consciência moral e a tomada de decisão ética.
Questões éticas ao longo do ciclo de vida.
Questões relacionadas com a negligência e maltrato de crianças e idosos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objectivos de aprendizagem são coerentes com os conteúdos programáticos uma vez que incluem conhecimentos que se consideram como imprescindíveis para a área profissional em questão como sendo o trabalho na área da infância e do envelhecimento.

Metodologias de ensino

O ensino completa aulas teóricas e práticas onde são efectuados pequenos trabalhos práticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objectivos de aprendizagem traduzem a necessidade de uma formação para um contexto real de trabalho pelo que as metodologias de ensino integram tanto a exposição teórica como o trabalho prático principalmente de reflexão sobre casos práticos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é efectuada por trabalhos efectuados na aula (50%) e pela apresentação de um trabalho de grupo (50%)

Regime de assiduidade

A avaliação contínua requere 75% de presenças.

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 22:46:39 Última actualização: 2010-07-19