|
Teoria da Imagem
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
CS100008 |
|
Sigla: |
TI |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Reconhecer a natureza polissémica do termo “imagem” e a multiplicidade de abordagens que convoca.
• Compreender a centralidade das imagens para a construção da vida social na nossa sociedade.
• Perceber como os sentidos sobre as imagens são construídos num contexto alargado que envolve a produção, a imagem, a circulação e a audiência.
• Analisar criticamente os efeitos sociais das imagens.
• Interpretar imagens relacionando os seus elementos formais com o conteúdo e utilizando a teoria semiótica como enquadramento.
• Refletir criticamente sobre a imagem enquanto representação do real.
Conteúdos programáticos
O que é uma imagem? Os conceitos de imagem e a sua problematização.
A civilização da imagem: a omnipresença da imagem e a importância de compreendermos como a imagem comunica e transmite as suas mensagens.
Os efeitos sociais das imagens: a construção de sentidos sobre as imagens em quatro etapas (produção,
imagem, circulação e audiência).
O papel da imagem na construção da realidade: representação, identidades e estereótipos.
Elementos para uma análise da imagem: a teoria semiótica e a construção de um método de análise.
Práticas de análise de imagens no contexto cultural contemporâneo.
Metodologias de ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo e apresentação (análise de imagem): 40%
c) Exercícios em sala de aula: 20%.
A avaliação também pode ser feita por exame.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
|
|
Total: |
0 |
Bibliografia
Hall, S. (1999). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. Londres: Sage.
Howells, R. & Negreiros, J. (2012). Visual Culture, 2ª edição. Cambridge: Polity Press.
Joly, M. (2008). Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70
Mirzoeff, N. (2009). An Introduction to Visual Culture, 2ª edição. Londres: Routledge.
Rettberg, Jill W. (2014). Seeing Ourselves Through Technology - How We Use Selfies, Blogs and Wearable Devices to See and Shape Ourselves. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Rose, G. (2016). Visual Methodologies – An introduction to researching with visual materials, 4ª edição. Los Angeles: Sage.
|
|