This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS100008
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Teoria da Imagem

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: CS100008    Sigla: TI
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 44 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Lídia Marôpo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

• Reconhecer a natureza polissémica do termo “imagem” e a multiplicidade de abordagens que convoca.
• Compreender a centralidade das imagens para a construção da vida social na nossa sociedade.
• Perceber como os sentidos sobre as imagens são construídos num contexto alargado que envolve a produção, a imagem, a circulação e a audiência.
• Analisar criticamente os efeitos sociais das imagens.
• Interpretar imagens relacionando os seus elementos formais com o conteúdo e utilizando a teoria semiótica como enquadramento.
• Refletir criticamente sobre a imagem enquanto representação do real.

Conteúdos programáticos

O que é uma imagem? Os conceitos de imagem e a sua problematização.
A civilização da imagem: a omnipresença da imagem e a importância de compreendermos como a imagem comunica e transmite as suas mensagens.
Os efeitos sociais das imagens: a construção de sentidos sobre as imagens em quatro etapas (produção,
imagem, circulação e audiência).
O papel da imagem na construção da realidade: representação, identidades e estereótipos.
Elementos para uma análise da imagem: a teoria semiótica e a construção de um método de análise.
Práticas de análise de imagens no contexto cultural contemporâneo.


Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo e apresentação (análise de imagem): 40%
c) Exercícios em sala de aula: 20%.

A avaliação também pode ser feita por exame.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Hall, S. (1999). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. Londres: Sage.
Howells, R. & Negreiros, J. (2012). Visual Culture, 2ª edição. Cambridge: Polity Press.
Joly, M. (2008). Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70
Mirzoeff, N. (2009). An Introduction to Visual Culture, 2ª edição. Londres: Routledge.
Rettberg, Jill W. (2014). Seeing Ourselves Through Technology - How We Use Selfies, Blogs and Wearable Devices to See and Shape Ourselves. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Rose, G. (2016). Visual Methodologies – An introduction to researching with visual materials, 4ª edição. Los Angeles: Sage.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 12:48:23 Última actualização: 2010-07-19