This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS200021
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua e Comunicação Profissional

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: CS200021    Sigla: LCP
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 32 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da UC os alunos deverão estar aptos a:

- Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente em atividades orais e escritas no ambiente profissional.
- Compreender os tipos e as funções da comunicação não-verbal, promovendo o seu uso eficaz, em contextos profissionais e sociais.
- Reconhecer e analisar a informação, os discursos específicos e o vocabulário próprio do seu contexto de intervenção profissional.

Conteúdos programáticos

1. Formas e Contextos da Comunicação Profissional

Comunicação oral e escrita, formal e informal
Comunicação verbal e comunicação não-verbal

2. A prática da Comunicação Profissional

Atividades orais: debates, entrevistas de emprego, apresentações de projetos e trabalhos, comunicações em conferências.
Atividades escritas: curriculum vitae, ata, carta de apresentação, carta formal e relatório.


Metodologias de ensino

A disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.

Metodologia e provas de avaliação

A modo de avaliação inclui um teste sobre o tópico Formas e contextos da comunicação profissional (50%) e trabalhos individuais e em grupo (prática da comunicação profissional) (50%).

Bibliografia

Blanco, E. (2000). Como apresentar relatórios. Lisboa: Editorial Estampa.
Bradbury, A. (2013). Como realizar apresentações com sucesso. Lisboa: Smartbook.
Corraze, J. (1982). As comunicações não-verbais. Rio de Janeiro: Zahar.
Davis, F. (1979). A comunicação não-verbal. 6. ed. São Paulo: Summus.
Farinha, J. (2011). Psicologia da comunicação: manual pedagógico. Faro: UALG/ESEC.
Fernandes, C e A. Campos (2005). Resumir é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
Goffman, Erving (2006). Frame Analysis. Los marcos de la experiencia. Madrid: CIS.
Goffman, Erving (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio D’Água Editores.
Henriques, A. F. (2004) Comunicar com audiências... Segredos de especialistas? Editorial Presença.
Sanhá, F. (2006). A entrevista na óptica do entrevistado: fator decisivo no processo de seleção para emprego. Lisboa: Edições Ecopy.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 13:26:20 Última actualização: 2010-07-19