This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS30024
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Discurso dos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: CS30024    Sigla: DM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 30 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Lucília Marcos Moreira da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Maria Lucília Marcos   3,20

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender as categorias analíticas de “experiência”, “discurso” e “mediação”.
Compreender de modo analítico e crítico os fenómenos mediadores contemporâneos.
Compreender as dimensões discursiva e pragmática dos media.
Compreender a função dos media numa Democracia Deliberativa.

Conteúdos programáticos

1. Dimensão relacional da experiência humana.
2. Experiência humana e comunicação.
3. Modernidade e “campo dos media”.
4. Noção de “discurso”.
5. Noção de “mediação” e “mediatização”.
6. Estratégias discursivas dos media.
7. Funções dos media e democracia
8. Sociedade Civil, participação e deliberação
9. Estudo de exemplos (textos e imagens).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação conceptual, metodológica e crítica.

Metodologias de ensino

Aulas expositivas.
Análise de textos teóricos.
Estudo de casos.
Comentários orais.
Escrita de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação conceptual, metodológica e crítica.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final
50% - média de pequenos trabalhos
50% - teste

Regime de assiduidade

75%

Bibliografia

Christian Fuchs, Foundations of critical media and information studies, Routledge, London, New York, 2011
João Pissarra Esteves, Comunicação e sociedade: os efeios sociais dos meios de comunicação social, Livros Horizonte, 2002
João Pissarra Esteves, O espaço público e os media, Ed. Colibri,Lisboa, 2005
João Pissarra Esteves (org.), Digital divides, CIMJ, Lisboa, 2011
Klaus Bruhn Jensen, A handbook of media and communication research, Routledge, London, New York, 2002
Joshua Meyrowitz, Understandings of Media, Springs, USA, 1999
Joshua Meyrowitz, Power, Pleasure, Patterns. Intersecting Narratives of Media Influence.
USA, ICA, 2008
Michel Foucault, A ordem do discurso, Relógio d’Água, Lisboa, 1997
Pierre Bourdieu, O poder simbólico, Perspectiva, 1974
Regis Debray, Introdução à mediologia, Livros Horizonte, Lisboa, 2004
Teun van Dijk, News, Discourse and Ideology

Observações

x

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 14:12:50 Última actualização: 2010-07-19