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Anatomofisiologia II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: DESP06    Sigla: ANATII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 51 Plano de Estudos_2016_17 4,0 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Ana de Fátima Costa Pereira   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta UC dotar os estudantes de conhecimentos sobre a anatomia e função do corpo humano, que permita a sua utilização em situações práticas no âmbito das atividades físicas e desportivas.
Dominar a terminologia utilizada no âmbito da Anatomia e da Fisiologia do corpo humano.
Interpretar correctamente as definições de Anatomia e os conceitos da Fisiologia conducentes à percepção das várias funções orgânicas do corpo humano.
Utilizar com conhecimento e objectividade os vários métodos de avaliação dos principais parâmetros do esforço.
Relacionar os conhecimentos teóricos adquiridos com situações práticas concretas.

Conteúdos programáticos

Sistema Nervoso
- Tecido nervoso.
- Recepção de informação e receptores.
- Estrutura e organização do sistema Nervoso Central.
- Efetores e efeção.
- Condução de informação do sistema nervoso.
- A medula: anatomia e fisiologia.
- A organização do encéfalo.
- Córtex cerebral: anatomia e fisiologia.
- Estrutura e organização do Sistema Nervoso Periférico.



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC de “Anatomofisiologia II” tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que visam habilitar os estudantes ao domínio dos conceitos básicos interpretativos das estruturas e do funcionamento do sistema nervoso, conhecimento indispensável para o futuro de profissionais ligados ao Desporto.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza expositiva, da apresentação e discussão de temas por parte dos alunos e através de aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos.

O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a leitura e análise de textos científicos; (d) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa na aquisição dos conhecimentos. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são instados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, os assuntos tratados nas aulas teóricas. Esta UC exige que os alunos usem os conhecimentos de cada assunto tratado de forma integrada e aplicada. Assim, o(s) teste(s) escrito(s) visa(m) avaliar os conhecimentos teóricos; a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais, visa avaliar a integração dos conhecimentos num corpo de conhecimentos coerente e sólido.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de: I) Avaliação do Processo (35%): aplicação de duas fichas (17.5% cada ficha) que incidirá sobre os conteúdos programáticos desenvolvidos, e 5% na valorização da assiduidade no total das aulas previstas, e II) Avaliação do Produto (60%) que resulta do desempenho do aluno num teste escrito (mínima será de 8 valores).
O somatório da componente I e da componente II definirá a classificação para a atribuição da nota final da UC.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

ESPANHA M., CORREIA P. (2010). Aparelho Locomotor: anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Edições FMH, Lisboa.
ESPANHA M., SILVA P., PASCOAL A., CORREIA P., OLIVEIRA R. (2012). Anatomofisiologia - Tomo III. Funções da Vida Orgânica Interna. Edições FMH, Lisboa.
CORREIA P.P (2012). Aparelho locomotor: função neuromuscular e adaptações à atividade física. Edições FMH, Lisboa.
CORREIA P., ESPANHA M., FREITAS S., OLIVEIRA R., PASCOAL A. (2011). Aparelho Locomotor: exercícios e estudos práticos. Edições FMH, Lisboa.
GUYTON A. (1988). Fisiologia Humana (6ª edição). Ed. Guanabara, Rio de Janeiro.
MATHEWS & FOX (1983). Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos (3ª edição). Ed. Interamericana, São Paulo.

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Página gerada em: 2024-04-19 às 05:51:59 Última actualização: 2010-07-19