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Desportos III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: DESP12    Sigla: DESIII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 32 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,40
Fernando Santos   5,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos básicos da prática do futebol: Conhecer as leis e regulamentos do jogo de futebol; Conhecer e analisar a organização do jogo de futebol; Conhecer o processo de treino de futebol; Conhecer, construir e aplicar os exercícios de treino de futebol; Reconhecer a especificidade do treino com jovens; Conhecer e refletir sobre a atividade do treinador de futebol; Definir e aplicar estratégias para o ensino do jogo de futebol.

Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto da modalidade.

Know the basics of soccer practice: Know the laws and regulations of the football game; Know and analyze the organization of the football game; Know the soccer training process; Know, build and apply soccer training exercises; Recognizing the specificity of training with young people; Know and reflect on the activity of the football coach; Define and apply strategies for the teaching of the soccer game.

Reveal conceptual, technical-pedagogical and methodological domain to organize and conduct, in safety, Activities in the context of the modality.

Conteúdos programáticos

1. Leis e Regulamentos do Jogo de Futebol
2. Organização do jogo de futebol
2.1. Sistema de jogo e Missões Táticas
2.2. Métodos de jogo
2.3. Princípios Gerais e Específicos do jogo
2.4. Ações técnico-táticas coletivas e individuais
3. O planeamento do treino de futebol
3.1. A periodização do treino de futebol
3.2. A estrutura do processo de treino no futebol
3.2.1. Macrociclo
3.2.2. Mesociclo
3.2.3. Microciclo
3.2.4. Sessão de treino
3.3. O exercício de treino no futebol
3.4. A avaliação e controlo de treino no futebol
3.5. O treino de jovens
4. A atividade do treinador de futebol
4.1. Conceptualizar o Modelo de jogo e Modelo de treino
4.2. Observação e análise do jogo
4.3. A Planificação tática-estratégica
4.4. A planificação Tática
4.5. Treino e competição
5. O ensino do jogo de futebol

1. Laws and regulations of the football game
2. Football game Organization
2.1. Game system and tactical missions
2.2. Game methods
2.3. General and specific principles of the game
2.4. Technical actions-collective and individual tactics
3. Football training Planning
3.1. The periodization of soccer training
3.2. The structure of the soccer training process
3.2.1. Macrocycle
3.2.2. Mesocycle
3.2.3. Microcycle
3.2.4. Training session
3.3. The training exercise in football
3.4. The evaluation and control of training in football
3.5. Youth Training
4. The football coach's activity
4.1. Conceptualize the game model and workout model
4.2. Game Observation and analysis
4.3. Tactical Strategic Planning
4.4. Tactical planning
4.5. Training and competition
5. The teaching of the football game


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC pretende-se fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática da modalidade, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.

This UC intends to provide an "information referential" that allows analyzing and understanding the interactive functionality of the systems underlying the practice of the modality, contributing to the operationalization of response models with the highest degree of Efficiency in training processes.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades de futebol, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.

The sessions will be based on the experience of soccer activities, in the observation and analysis of them and in the conception, organization and dynamization of activities.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC Desportos III reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática.

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática do futebol; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões.

UC Sports III reports on the essential knowledge and competencies to carry out tasks of monitoring, organizing and managing activities, with applicability in different contexts of practice.

The methodologies adopted prospect that the student understands and dominating the fundamental principles, methods and techniques inherent to the practice of soccer; Understand, dominate and perform (with the appropriate methodology) planning and organizing sessions.

Metodologia e provas de avaliação

Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).
- Avaliação da execução prática em aula e grau de progressão nas aprendizagens- 40%.
- Avaliação de situações específicas de intervenção pedagógica - 15%.
- Participação e empenhamento - 5%.

Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
- 1 Teste escrito - 20%.
- 1 Trabalho de grupo sobre observação e análise (trabalho escrito e apresentação em aula) – 20%

O aluno obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

Process component (60%) Various types of tasks and activities integrated in the development of classes (response to questioning, type of participation and motor commitment, degree of progression in learning, level of dexterity and motor performance).
-Evaluation of practical execution in class and degree of progression in learning-40%.
-Evaluation of specific situations of pedagogical intervention-15%.
-Participation and commitment-5%.

Product component (40%) Individual or group products to be held during the semester, such as, conducting and presenting reports, thematic works and written tests.
-1 written test-20%.
-1 group work on Observation and analysis (written work and presentation in Class) – 20%

The student obtains approval in UC with a final rank equal to or greater than 10 values.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente, no mínimo, em 75% (50% no caso dos alunos com estatutos especiais) das aulas, participe nas atividades propostas e execute os trabalhos programados.
O aluno que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida, não obterá aprovação na UC.

Each student is expected to be present at least 75% (50% in the case of students with special statutes) of the classes, participate in the proposed activities and perform the scheduled work.
Students who fail to ensure the minimum assiduity defined, will not get approval in the UC.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Bangsbo, J. (2009). O treino aeróbio e aneróbio no futebol. (A. Gonçalves, Trad.) Funchal: Sports Science.
Castelo, J. (2002). O Exercício de Treino Desportivo. Cruz Quebrada. : Edições FMH.
Castelo, J. (2003). Guia prático de exercício de treino. Lisboa: Visão e Contextos.
Castelo, J. (2006). Futebol. Conceptualização e organização prática de 1100 exercícios especificos de treino. Lisboa: Visão e Contextos.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização Dinâmica do Jogo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Clemente, F.; Mendes, R. (2015). Treinar jogando. Jogos reduzidos condicionados no futebol. Prime Books.
FIFA. (2014). Leis de Jogo 2014/15. Obtido de FPF: http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/leis_jogo_2014_2015.pdf
Granell, J.; Cervea, V. (2011). Teoría e planificacíon del entrenamiento deportivo. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Mesquita, I. (2005). A Pedagogia do Treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Edições Livros Horizonte.
Pinheiro, V., Belchior, D., Malico, P., Santos, F. (2018). Manual para Treinadores de Futebol de Excelência. Lisboa: PrimeBooks
Ravé, G.; Abella, P.; Valdivielso, N. (2014). Entrenamiento Deportivo. Teoría y prácticas. Madrid: Editorial Medica Panamericana.
Santos, F. J. (2013). A comunicação do treinador de futebol em competição. Estudo das expectativas, comportamentos e perceção dos treinadores de jovens relativamente à instrução em competição. . Tese de Doutoramento, Universidade da Madeira, Madeira.
Santos, F. J., Lopes, H. M., & Rodrigues, J. J. (2016). Relação entre a perceção dos treinadores de jovens futebolistas e o comportamento de instrução e dos atletas em competição. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 11 (1), 59-68.
Santos, F., Mendes, B., Maurício, N., Furtado, B., Sousa, P., & Pinheiro, V. (2016). Análise do golo em equipes de elite de futebol na época 2013-2014. Revista do Desporto e da Atividade Física, 8 (1), 11-22.
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Santos, F., Sequeira, P., Lopes, H., & Rodrigues, J. (2014). O comportamento de instrução dos treinadores de jovens de futebol em competição. Revista IberoAmericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 9 (2), 451-470.
Santos, F., Sarmento, H., Mendes, B., Mauricio, N., Furtado, B., Sousa, P. Pinheiro, V. (2017). Análise complementar do gol no futebol, através da análise notacional, análise sequencial e deteçao de T-patterns. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 9(34), 238-249.
Sarmento, H., Pereira, A., Anguera, M. T., Campaniço, J., & Leitão, J. (2014). The Coaching Process in Football – A qualitative perspective. Montenegrin Journal of Sports Science and Medicine, 3 (1), 9-16.
Sarmento, H., Pereira, A., Anguera, M. T., Campaniço, J., & Leitão, J. (2013). Observação e análise do jogo de futebol. Um estudo qualitativo com treinadores portugueses. Vila Real: Núcleo Editorial e Gráfico dos SDB UTAD.
Sargentim, S. (2010). Treinamento de força no futebol. São Paulo: Phorte Editora.
Tamarit, X. (2013). Periodización Táctica vs Periodización Táctica. Espanha: MBF.

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