This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP15
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Pedagogia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: DESP15    Sigla: PD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Fernando Santos   3,47
Hugo Gonçalo Duarte Louro   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os princípios e fundamentos técnicos, pedagógicos e metodológicos para devenvolver o processo de planificação da atividade física e desportiva em diferentes âmbitos da prática desportiva.

Dominar o processo de concepção, controlo e avaliação de programas e projetos de intervenção em diferentes âmbitos e contextos de prática recreativa e desportiva.

Dominar o processo de intervenção pedagógica em atividades físicas e desportivas em diferentes âmbitos e contextos desportivos. Planear as bases de uma estratégia para lidar com os pais e encarregados de educação.

The process of planning the physical and sporting activity in different areas of sports practice.

Master the process of design, control and evaluation of programs and intervention projects in different areas and contexts of sports and recreation practice.

Master the process of pedagogical intervention in physical and sporting activities in different areas and sporting contexts. Plan the basis of a strategy to deal with parents and responsible for education.

Conteúdos programáticos

a) Fundamentos teóricos da atividade física e do desporto. Conceito e âmbito da Pedagogia do Desporto.

b) A motivação no desporto.

c) A eficácia e o sucesso pedagógico em desporto (ex.: modelo da análise da relação pedagógica em desporto, O comportamento do treinador - os treinadores de sucesso). Estilos de ensino na Educação Física.

d) Estádios do processo de desenvolvimento profissional de um professor e/ou treinador.

e) Bases metodológicas para a planificação e intervenção no âmbito da atividade física e do desporto. A importância dos pais na prática de atividade física e desportiva.

1. O Processo de planeamento em desporto
1.1. Projetos, programas e atividades: Os objetivos gerais, específicos e operacionais.
1.2. Etapas do Planeamento (seleção e sistematização de conteúdos, seleção de atividades, estratégias de ação.
1.3. A estrutura da sessão: parte preparatória ou inicial, parte fundamental e parte final.
1.4. Planos a médio, curto e longo prazo.
1.5. Ciclos de treino/unidades didáticas.
1.6. A condução da sessão: Técnicas de Intervenção Pedagógica (TIP) em desporto (dimensão, instrução, clima, gestão e disciplina).
1.7. A avaliação e controlo do processo de intervenção: conceções, métodos e instrumentos.

2. Análise do Processo de Ensino
2.1. Observação, tipos de amostragem, unidades de observação e de métodos de registo.
2.2. Sistemas de observação (ex.: Sistema de observação do comportamento do treinador e do atleta – SOTA; análise do tempo de aula – ATA; comportamento do professor/treinador, comportamento do aluno/atleta, feedback pedagógico, clima de aula, valor das atividades propostas, comportamentos inapropriados).

1. Theoretical foundations of physical activity and sport. Concept and scope of sport pedagogy.

2. The motivation in sports.

3. The effectiveness and pedagogical success in sports (e.g.: Model of the analysis of the pedagogical relationship in sports, the behavior of the coach-the coaches of success). Teaching styles in physical education.

4. Stages of the professional development process of a teacher and/or trainer.

5. Methodological Bases for planning and intervention in the field of physical activity and sport. The importance Of the parents in the practice of physical and sporting activity.

1. The planning process in sport
1.1. Projects, programs and activities: the general, specific and operational objectives.
1.2. Planning stages (selection and systematization of content, selection of activities, action strategies.
1.3. The structure of the session: preparatory or initial part, fundamental part and final part.
1.4. Medium, short and long-term plans.
1.5. Training cycles/didactic units.
1.6. The conduct of the session: Pedagogical Intervention Techniques (TIP) in sport (dimension, instruction, climate, management and discipline).
1.7. Evaluation and control of the intervention process: design, methods and instruments.

2. Analysis of the teaching process
2.1. Observation, sampling types, observation units and registration methods.
2.2. Observation systems (e.g. coach and athlete Behavior Observation System – SOTA; lesson time analysis – ATA; teacher/trainer behavior, Student/athlete behavior, pedagogical feedback, classroom climate, value of Proposed activities, inappropriate behaviors).

Software

Lince

Match Vision


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas através da produção dos trabalhos propostos. No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) manifesta a apropriação de conhecimentos teóricos sobre as diferentes temáticas abordadas; (b) utiliza, de forma criteriosa e fundamentada, os conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado; (c) demonstra capacidade de pesquisa bibliográfica e análise na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

It expresses the appropriation and use of knowledge on the different topics covered by the production of the proposed works. At the end of the work the skills expected are located around the following areas: (a) It manifests the appropriation of theoretical knowledge on the different topics covered; (b) uses, in a judicious and substantiated manner, the knowledge acquired in situations of practical/applied character; (c) demonstrates the ability of bibliographic research and analysis in the realization of written works and/or oral presentations.

Metodologias de ensino

Abordagem expositiva e de síntese sobre as bases metodológicas de conceção, controlo e avaliação de planos e programas de atividades físicas e desportivas para diferentes âmbitos e contextos de prática desportiva. Conceção e discussão de propostas metodológicas de intervenção em Desporto em diferentes contextos. Espera-se que cada aluno esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos individuais e em grupo que possam ser solicitados.

An expository and synthesis approach to the methodological bases for the design, control and evaluation of plans and programmes of physical and sporting activities for different scopes and contexts of sports practice. Design and discussion of methodological proposals for intervention in sport in different contexts. Each student is expected to be present at 75% of the classes and participate in the discussion of the issues under review, as well as in the individual and group jobs that may be requested.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa no processo, através do desenvolvimento de competências relacionadas com a aquisição de conhecimentos e sua aplicação, de forma criteriosa e fundamentada, a situações práticas. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são solicitados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, trabalhos teóricos e práticos/aplicados sobre a matéria. Esta UC pretende que os alunos utilizem os conhecimentos abordados de forma integrada e aplicada.

Students are intended to have an active participation in the process, through the development of skills related to the acquisition of knowledge and their application, in a judicious and substantiated way, to practical situations. In addition to the expository classes, students are asked to develop theoretical and practical/applied work on the matter individually or in a group. This UC wants students to use the knowledge addressed in an integrated and applied way.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta de:

Avaliação do Processo: (60%) Expressa através das seguintes tarefas: Elaboração de um Plano de aula/Treino que deverá ser aplicado numa sessão de microensino supervisionada e elaboração de relatório crítico sobre essa sessão (registada audiovisualmente), após descodificação da mesma através de dois sistemas de observação pedagógica (Planeamento 10%, prática 15%, relatório 10%). Trabalho de grupo realizado no âmbito dos conteúdos abordados na UC (20%). Participação (5%).

Avaliação do Produto (40%) Resulta do desempenho do aluno em dois testes de avaliação escritos (cada um com ponderação de 20%).

O somatório dos valores ponderados da componente 1 (processo) e componente 2 (produto) definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

The final classification results from:

Process Evaluation: (60%) expressed through the following tasks: Elaboration of a lesson/training plan that should be applied in a supervised microteaching session and the elaboration of a critical report on this session (recorded audiovisually), after decoding the same Through two systems of pedagogical observation (Planning 10, Practice 15%Report 10%). Group work carried out under the content Approached at UC 20. Participation 5.

Product evaluation (40%) Results from performanceOf the student in two Tests Written evaluation (each With weighting of 20%).

The sum of the weighted values of component 1 (process) and component 2 (product) will define the classification in UC, assigned on a scale of 0 to 20 values.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.

Each student is expected to be present at 75% (50% in the case of students with special statutes) of classes and participate in the proposed activities, performing the scheduled work.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Armour, K. (2011). Sport Pedagogy – An Introdution for Teaching and Coaching, Pearson Education Limited Editions. Essex.
Kulinna, P.H., Scrabis-Fletcher, K., Kodish, S., Phillips, S., & Silverman, S. (2009). A decade of research literature in pedagogy. Journal of Teaching in Physical Education; 28: 119-140.
Martens, R. (2009) Sucessfull Coaching. Human Kinetics. IL.
Sarmento, P. (2004). Pedagogia do Desporto e Observação, Edições FMH, Lisboa.
Weinberg, R. & Gould, D. (2010). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics. IL.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2016). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Visão e Contextos, Lisboa.
Sociedade Científica Pedagogia do Desporto (2012). Desporto e Pedagogia - Formação e Investigação. Coisas de Ler, Lisboa.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 08:48:07 Última actualização: 2010-07-19