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Gestão do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: DESP16    Sigla: GD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 50 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luis Baptista   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os conceitos básicos da gestão e analisar as suas funções fundamentais.

Identificar os diversos níveis da gestão e as principais tarefas dos gestores.

Saber definir os objectivos e o processo de planeamento nas organizações em geral e nas organizações desportivas em particular.

Descrever o processo de tomada de decisões e analisar a sua importância na gestão das organizações desportivas.

Conhecer as principais teorias e tendências sobre a motivação.

Conhecer, explicar e analisar as teorias explicativas da liderança.

Descrever o processo de comunicação e os seus elementos essenciais.

Descrever, definir e analisar o processo de controlo das acções da gestão.

Dominar os conceitos sobre a estrutura e a dinâmica das organizações desportivas.

Saber aplicar os conceitos gerais de análise financeira nas organizações desportivas.

Saber definir os perfis de competências dos recursos humanos nas organizações desportivas.

Identificar as prioridades estratégicas nos diferentes contextos desportivos.

Dominar os conceitos sobre gestão da qualidade nas organizações e projectos desportivos.

Dominar os factores de desenvolvimento do desporto nos diversos sectores organizacionais onde se desenvolvem as práticas desportivas, tais como, entre outros, a saúde pública, a educação, as autarquias, o turismo, o ambiente, a juventude.

Identificar as prioridades estratégicas nos diversos contextos desportivos.

Reformular e actualizar processos de gestão em função de contextos diversos e dinâmicos em que o fenómeno desportivo se desenvolve.

Conteúdos programáticos

I – INTRODUÇÃO À GESTÃO
1. A Gestão e a sua evolução
1.1. A gestão: conceito, funções, níveis
1.2. O gestor: tarefas e aptidões necessárias
1.3. Evolução da gestão: principais abordagens
2. A empresa e o seu ambiente
2.1. A empresa como organização social
2.2. A empresa como sistema aberto
2.3. Os objectivos, os recursos e o ambiente das empresas
2.4. Componentes básicos de uma organização
2.5. Sistemas de controlo de trabalho nas organizações

II – FUNÇÕES DA GESTÃO
3. PLANEAMENTO
3.1. Missão e objectivos
3.2. Planos
3.3. Níveis de planeamento
3.4. Gestão por objectivos
3.5. Planeamento estratégico

4. ORGANIZAÇÃO
4.1. Processo e objectivos da organização
4.2. Funções, departamentalização e diferenciação
4.3. Princípios de organização
4.4. Estruturas organizacionais: tipos de estrutura
4.5. Determinantes da estrutura
4.6. Autoridade, influência e poder
5. DIRECÇÃO
5.1. Motivação
5.1.1. Teorias sobre motivação
5.1.2. A motivação na prática
5.2. Liderança
5.2.1. Estilos de liderança
5.2.2. Abordagem comportamental
5.2.3. Abordagem situacional
5.2.4. Factores que afectam a escolha do estilo de liderança
5.3. Comunicação
5.3.1. Fluxos de comunicação
5.3.2. Canais e redes de comunicação
5.3.3. Barreiras e desenvolvimento da comunicação

6. CONTROLO
6.1. Processo e tipos de controlo
6.2. Controlo e avaliação de desempenho
6.3. Controlo financeiro
6.5. Gestão da qualidade nos serviços de Desporto

II – GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
7. Significações e finalidades das Organizações Desportivas
7.1. Tipos de organizações no Sistema Desportivo Nacional
7.2. Organização do sector publico
7.3. Organização do sector privado


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

São objetivos da unidade curricular tornar os futuros licenciados aptos a identificar, analisar e resolver os problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no sector do desporto, em âmbitos e organizações diversas tais como federações desportivas, clubes e atletas profissionais ou amadores, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, empresas de equipamentos desportivos, comunicação social especializada, autarquias locais e instalações desportivas.
Promover nos futuros profissionais a utilização de forma integrada, de saberes próprios da sua especialidade, designadamente, economia, gestão financeira, marketing e direito desportivo e saberes transversais, multidisciplinares e interdisciplinares.
Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da unidade curricular, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais de gestão e com a posterior análise de saberes diversos.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa e, numa segunda fase, em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas.

O processo compreenderá: (a) a apresentação de temas pelo docente; (b) a leitura, análise e discussão de textos científicos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam competências de análise e de resolução dos problemas das organizações, preparando-os para uma carreira no sector do desporto, em âmbitos e em organizações tão diversas como federações desportivas, clubes e atletas profissionais ou amadores, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, empresas de equipamentos desportivos, comunicação social especializada, autarquias locais e instalações desportivas. Pretende-se ainda promover nos futuros profissionais a utilização de forma integrada, de saberes próprios da gestão do desporto, designadamente, economia, gestão financeira, marketing e direito desportivo e saberes transversais, multidisciplinares e interdisciplinares.
Considera-se perfeitamente coerente com esses objetivos de aprendizagem na unidade curricular, a metodologia inicial de aulas expositivas de apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos e de aulas direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de estudos práticos. Desta forma os discentes têm acesso de uma forma dinâmica e interativa a adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos relativamente aos conteúdos da unidade curricular. Numa segunda fase a metodologia de ensino desenvolve-se de forma mais prática, apresentando, lendo, pesquisando, analisando e discutindo textos científicos sobre gestão do desporto, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem evolua para um contato mais autentico com a realidade das organizações do desporto e a diversidade de variáveis e fatores que envolvem a dinâmica da sua gestão e funcionamento. Assim o aluno pode sentir a importância e a interação entre os conteúdos teóricos lecionados e a pratica, sentindo de forma mais concreta o desenvolvimento das suas capacidades e competências, para analisar e lidar com os fenómenos próprios da gestão das organizações desportivas. Numa terceira fase o aluno é confrontado, de facto, com a realidade prática, atingindo assim um dos objetivos mais importantes da sua formação, que é o de ver e ouvir os casos concretos, por vezes tão distantes dos enquadramentos teóricos base aprendidos. A possibilidade de ouvir gestores desportivos de diferentes áreas e realidades e a possibilidade de ver “in loco” uma organização desportiva a funcionar são as metodologias de ensino utilizadas e que a nosso ver são coerentes com os objetivos do processo de aprendizagem da unidade curricular de Gestão do Desporto.
Também o sistema de avaliação utilizando duas componentes, uma de processo e outra de produto, é coerente com os objetivos da unidade curricular, garantindo que o desempenho do aluno é dirigido e avaliado para as diversas componentes do processo, privilegiando a componente de aplicação prática de conhecimentos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e consta de duas componentes: uma de processo e outra de produto.

Avaliação do Processo (30%)
Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalhos de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, atenção, questionamento, interesse, etc.

Avaliação do Produto (70%)
É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos (70%). O primeiro teste tem uma ponderação de 30% e o segundo teste uma ponderação de 40%.

A componente de processo da avaliação contínua, contribuirá com 30% para a nota final. A componente de produto da avaliação contínua, contribuirá com 70% para a nota final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da Gestão do Desporto.

Bibliografia

CÂMARA, P.; GUERRA, P.; RODRIGUES, J. (2003). “Humanator. Recursos Humanos e Sucesso Empresarial”. Publicações D. Quixote. 5.ª edição. Lisboa.
CONSTANTINO, José Manuel (1994) – “Desporto e municípios”. Livros Horizonte. Lisboa.
EDGINTON, Christopher; Ford, Phyllis M. (1985) – “Leadership in recreation and leisure service organizations”. John Wiley & Sons, Inc. New York.
European Foundation for Quality Management – EFQM (2002). “Avaliar a Excelência. Um guia prático para o sucesso no desenvolvimento, implementação e revisão de uma estratégia de auto-avaliação nas organizações”. APQ/EFQM. Lisboa.
KRAUS, R.G.; Curtis, E. (1990) – “Creative management in recreation, parks, and leisure services”. Times Mirror. St. Louis.
MINTZBERG, Henry (1995) – “Estrutura e dinâmica das organizações”. Publicações D. Quixote, Lda. Lisboa.
PIRES, Gustavo (2007) – “Agôn–Gestão do Desporto. O jogo de Zeus”. Porto Editora. Porto.
PIRES, G. e SARMENTO, J.P. (2001). “Conceito de Gestão de Desporto: Novos desafios, diferentes soluções”. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol.1 nº 1. pp 88-103.
ROCHE, Fernando París (1996) – “La planificación estratégica en las organizaciones deportivas”. Editorial Paidotribo. Barcelona.
SANCHO, Juan A. Mestre (1995) – “Planificacion deportiva - teoria y practica”. INDE Publicationes. Barcelona.
SLACK, T. (1997) – “Understanding Sport Organisations”. Human Kinetics. Champaign.
TAKS, M.; HEBBRECHT, J. (1996). “Competencies of Sport Managers: an empirical analysis”. Faculty of Physical Education and Physiotherapie, K. U. Leuven, Bélgica. Não publicado.
TEIXEIRA, Sebastião (1998). “Gestão das organizações”. Edições McGraw-Hill Portugal. Amadora.

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