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Economia e Marketing do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: DESP27    Sigla: EMD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 34 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
César Costa   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular (UC) de "Economia e Marketing do Desporto" insere-se no 3º ano da Licenciatura em Desporto. É uma unidade curricular que compreende uma carga horária total de 162 horas, correspondendo às tarefas presenciais do docente uma carga horária de 72 horas. Esta reparte-se por um período de 3h30m semanais para as aulas teórico-práticas e inclui o apoio tutório. 

Para além da carga horária de contacto com o docente, a gestão da UC implica ainda, por parte do estudante, momentos de estudo e de reflexão e a produção de trabalhos. 

As empresas e organizações do desporto desenvolvem a sua ação num mercado cada vez mais competitivo, procurando estratégias para superar as dificuldades em responder a clientes mais exigentes e em permanente mutação de hábitos de consumo.

Entender a as variáveis da gestão de serviços, conhecer como se concebem, desenvolvem, organizam e estruturam, bem como as técnicas, estratégias e opções a seguir para que constituam respostas à procura do mercado, são objetivos da disciplina. 

Em suma, num período onde a concorrência dos mercados é bastante forte e em que a gestão e o desenvolvimento de novos produtos e serviços se tornou um elemento central de competitividade da economia do desporto, este programa de estudos, pretende fornecer ferramentas e competências que contribuam para o conhecimento dos instrumentos necessários a uma adequada gestão de serviços desportivos junto do mercado e dos clientes. Neste sentido, pretende-se atingir os objetivos:

1. Conceito de Produtos Desportivos 
2. A Noção de Serviço 
3. A Noção de Mercado/Mercado do Desporto 
4. O Marketing Desportivo 
5. Análise do Comportamento dos Consumidores 
6. Marketing Relacional
7. Marketing Mix Segmentação Posicionamento Comunicação e Vendas 
8. A Gestão da Qualidade em Serviço de Desporto

Conteúdos programáticos

1. Conceitos, Produtos e Serviços 
2. Mercado / Mercado do Desporto 
3. O 1º P do mix – o Produto Desportivo 
4. Estudos de Mercado 
5. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores 
6. Segmentação Posicionamento A Marca 
7. O 2º P do Mix – Política de Preços em produtos e serviços desportivos 
8. O 3ª P do Mix – Local 
9. O 4º P do Mix – Política de Comunicação
10. O 5ª P do Mix – Relações Públicas Vendas 
11. Elaboração da Estratégica de Marketing 
12. Marketing Relacional
13. Marketing Desportivo 
14. Gestão da Qualidade 


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos refletem uma estrutura teórica, da forma de organização dos mercados e da importância do Marketing para a gestão das organizações do desporto.

Metodologias de ensino

A disciplina é semestral e a organização relativa à abordagem dos seus conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria. 

Para os estudos práticos/aplicados os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos alunos, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria, o trabalho no terreno e o trabalho de Projeto. 

A avaliação é contínua e os alunos nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento. A assiduidade é um fator a ter em conta no processo da avaliação contínua dos alunos. 

Saber como estes produtos e serviços se concebem, desenvolvem, organizam e estruturam, bem como as técnicas, estratégias e opções a seguir para que constituam respostas à procura do mercado, são objetivos da disciplina. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagemda unidade curricular. 

Dá-se especial importância às metodologias interactivas, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas. 

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação
A avaliação da UC “Economia e Marketing do Desporto” assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:
Ao nível do processo (40%)
- Exercícios de aplicação realizados nas aulas, trabalhos práticos em grupo – 30%
- Nível de participação – 5%
- Assiduidade - 5%

Ao nível do produto (60%)
- Um teste escrito – 30%
- Um trabalho final, realizado em grupo, consistindo na elaboração de uma estratégia de Marketing para lançamento de um novo produto ou serviço desportivo – 30%

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos alunos.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
a) Esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos.

b) Leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados.

c) Realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

Eilglier, P., Langerard, E., (1998). Servunction, A Gestão Marketing de Empresas de Serviços. Mc Graw-Hill.

Lendrevie, J., Lindon, D., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2004). Mercator XXI– Teoria e Prática do Marketing. 10ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Mullin, B., Hardy, S., Sutton, W. (2004). Marketing Esportivo. 2ª Edição. S. Paulo: Editora Artmed.

Bibliografia complementar

Albrecht, K., Bradford, L., (1992). Serviços com Qualidade, A Vantagem Competitiva. Makron Books.

Mintzberg, H. (1995). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Col. Gestão e Inovação. Publicações Dom Quixote.

Marques, A. (2012) Marketing Relacional. 1ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

Correia A., Costa, C., Mamede, P., Sacavém, A. (2000). Serviços de Qualidade no Desporto: Piscinas, Polidesportivos e Ginásios. Manual do Ciclo de Acções de Formação. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Secretaria de Estado do Desporto.

Netgrafia:
http://www.forumolimpico.org/
http://www.apogesd.org/
http://www.sqd.pt
http://www.addram.org
http://colectividadedesportiva.blogspot.com/

Observações

Os estudantes com estatuto especial, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 23:34:53 Última actualização: 2010-07-19