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Remo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 1S
Código: |
DN18 |
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Sigla: |
R |
Áreas Científicas: |
Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer as características específicas da modalidade desportiva.
Conhecer as características dos contextos onde a modalidade desportiva se desenvolve.
Identificar e saber manusear os materiais específicos da Canoagem
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material da modalidade.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática das modalidades desportivas.
Identificar e saber executar os gestos técnicos das modalidades desportivas.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
Conteúdos programáticos
História do Remo: vertentes desportivas e de lazer
Caracterização da actividade, requisitos base para a prática
Técnica de Remo (métodos, procedimentos e instrumentos).
Terminologia do Remo: barcos e acessórios.
Segurança no rio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas da modalidade desportiva tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.
Metodologias de ensino
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade desportiva, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.
Organização curricular:
- de formação geral: aprendizagem e desenvolvimento motor; implicações fisiológicas e biomecânicas na prática desportiva da modalidade; abordagem metodológica ao treino; prática para pessoas com deficiência.
- de formação específica: material e segurança; técnica; afinações; regulamentos e gestão de actividades.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado à canoagem, favorecendo espaços de reflexão sobre percursos e orientações no desenvolvimento da atividade.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação contínua
- Participação - 40%.
- Trabalho em grupo / teste escrito - 30%.
- Avaliação prática 30%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Bibliografia
* Formação Contínua de Professores - Remo, Desporto Escolar / Federação Portuguesa de Remo, apresentação por Rocha de Sousa, José
* Formação de Treinadores - Curso de Treinador Grau I, 2018, Federação Portuguesa de Remo
* Learn to Row, FISA Level 1, World Rowing 2018
* Concept 2 - treino e competição, Nautiquatro
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