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Desenvolvimento Gráfico e Motor

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: EDB10037    Sigla: DGM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 36 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Amílcar Antunes   4,00
Joana Matos   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Compreender os diferentes modos de encarar o desenho infantil ao longo da história da educação.
• Conhecer as caraterísticas gerais e individuais da expressão gráfica e plástica da criança, conseguindo relacioná-las com o quadro geral do seu desenvolvimento.
• Conhecer diferentes perspetivas nos quadros de desenvolvimento da expressão gráfico-plástica.
• Observar e analisar o processo de desenvolvimento motor, de acordo com os diferentes paradigmas teóricos;
• Identificar as mudanças que ocorrem nos indicadores de crescimento e de maturação ao longo do ciclo vital;
• Identificar características associadas às exigências da tarefa, características do indivíduo, do envolvimento físico e sociocultural e sua relação com o desenvolvimento motor;
• Dominar as técnicas e instrumentos de observação e avaliação do desenvolvimento motor.

Conteúdos programáticos

A criança e o desenho
O desenho infantil: caraterísticas cognitivas, afetivas e artísticas.
Estádios de desenvolvimento da expressão gráfico - plástica.
A evolução dos conceitos representativos.
Meios e materiais expressivos.

Introdução ao estudo do desenvolvimento motor
Indicadores de crescimento e de maturação
Alterações nos indicadores de crescimento e de maturação ao longo do ciclo vital.
Desenvolvimento das habilidades motoras.
Desenvolvimento perceptivo-motor
Influência biológica e sociocultural na prestação motora
Avaliação do desenvolvimento motor


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As temáticas relacionam-se com um referencial concetual e aplicado que pretendem dar resposta às necessidades de todos os que entendem e valorizam o papel da Educação Motora e da Educação Plástica, como áreas de intervenção fundamental para o desenvolvimento global da criança. Assim, os conteúdos propostos permitirão que os/as estudantes conheçam as principais teorias sobre o desenvolvimento gráfico e o desenvolvimento motor. Este conhecimento, que constitui uma primeira abordagem a esta problemática, permitirá alargar e aprofundar o conhecimento, ao longo do curso, nestas áreas.

4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 75 % (50% no caso dos alunos com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, dêem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.

Metodologias de ensino

Os conteúdos programáticos são transmitidos de forma essencialmente expositiva, sendo utilizados os meios audiovisuais com o objetivo de melhorar o processo de transmissão dos conteúdos teóricos.
O recurso ao questionamento visa criar hábitos de uma reflexão permanente sobre os conteúdos que vão sendo transmitidos procurando criar momentos de debate.
Assim, as sessões são dinamizadas com:
• leitura, discussão e análise de textos;
• elaboração de trabalhos escritos;
• exposição de determinadas temáticas;
• elaboração e apresentação de trabalhos pelos/as estudantes
São ainda realizadas sessões à distância com utilização da plataforma Moodle para a realização de atividades teórico-práticas.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados; (b) capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos; (c) aplicação dos conhecimentos adquiridos à análise de situações concretas de natureza comportamental; (d) capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para as áreas curriculares de expressão e educação físico-motora e expressão plástica, vista não só como a apropriação de conceitos básicos mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade. Privilegia-se a abordagem e a discussão de temas que evidenciem a construção do conhecimento nas áreas do desenvolvimento gráfico e do desenvolvimento motor. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas (presenciais e em fóruns online), constituem ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação é expressa em valores numa escala de 0 a 20 e é resultado da avaliação nas 2 componentes (EG e EM) que farão média aritmética.
O estudante só será aprovado na UC se obtiver, em cada uma das componentes, uma classificação final igual ou superior a 10 valores. Classificação = (EG + EM) / 2

Avaliação:
PROCESSO (40%)
• Assiduidade e atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas e/ou na plataforma
• capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos.
PRODUTO (60%)
• desempenho do estudante em produtos individuais e de grupo (testes e/ou trabalhos), a realizar durante e no final da UC.

o Os produtos de avaliação serão os seguintes: em grupo - apresentação oral de temática a definir (20%); individual – teste teórico (40%).

Regime de assiduidade

Os alunos que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Bibliografia

COTTINELI TELMO, I. (1992). A Representação da Terceira Dimensão nos Desenhos de Casas. Lisboa: Faculdade de Arquitectura. Tese de Doutoramento não publicada.
COTTINELI TELMO, I. (1992). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: ESE.
DILEO, J. (1985). A Interpretação do Desenho Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.
ECKERT, H.M. (1993). Desenvolvimento motor (3ª edição). São Paulo: Manole LTDA.
GABBARD, C. (1996). Lifelong Motor Development. (2ª edição). Usa: Brown & Benchmark
GALLAHUE, D.; OZMUN, J. (1995). Uderstanding Motor Development. (3ª edição). USA: Brown & Benchmark.
HAYWOOD, K.M. (1986). Life span motor development. Champaign: Human Kinetics.
LARK, B.; LEWIS, H.; LUCA, M. (1967). Understanding Children’art for Better Teaching. Ohio: Charles Merrill Books.
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, L. (1982). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan.
PEREZ, L. (1987). Desarrollo motor y actividades fisicas. Madrid: Gymnos S.A.

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