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Língua e Linguística Portuguesa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: EDB10042    Sigla: LLP
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 32 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Mariana Alte da Veiga   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular pretende-se, por um lado, contribuir para o desenvolvimento de competências transversais de uso da língua portuguesa e, por outro lado, aprofundar os conhecimentos científicos dos alunos no domínio da análise linguística nos planos fonológico, morfológico, lexical, semântico e sintático.
Pretende-se, assim, que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
- analisar e compreender fenómenos linguísticos diversificados;
- reconhecer e explicitar as características fonéticas, fonológicas, morfológicas, semânticas e sintáticas do português;
- apropriar-se de instrumentos de análise linguística e da metalinguagem específica destes domínios.

Conteúdos programáticos

1. Linguagem, língua e gramática
1.1. Áreas da gramática
1.2. Conhecimento linguístico implícito e explícito
1.3. Norma e variação


2. Fonética e Fonologia
2.1. Sons do português
2.2. Aspetos prosódicos
2.3. Estrutura da sílaba
2.4. Acento fonológico

3. Morfologia
3.1. Constituintes da palavra
3.2. Processos morfológicos
3.2.1 Flexão (nominal, adjetival, verbal)
3.2.2. Derivação, Composição
3.2.3 Processos de inovação lexical

4. Léxico
4.1. Relações semânticas no léxico
4.2. Critérios para a identificação de classes de palavras

5. Sintaxe e Semântica
5.1. Constituintes da frase
5.2. Categorias sintagmáticas e funções sintáticas
5.3. Frases simples e frases complexas
5.4. Conhecimento sintático-semântico e escrita: a pontuação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo, com vista ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese. Pretende-se, igualmente, desenvolver nos alunos o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de raciocínio analítico e a apropriação de instrumentos de descrição linguística, os conteúdos programáticos são organizados numa perspetiva de complexidade crescente.

Metodologias de ensino

As sessões teórico-práticas podem assumir diferentes modalidades: - a exposição dialogada dos conteúdos; - a realização de atividades de análise de pequenos corpora; - a realização de exercícios de treino; - a leitura de bibliografia com vista à discussão e resolução de problemas, na lógica da aprendizagem baseada em problemas. As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os alunos nas suas dificuldades específicas e na preparação do trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detetadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
A componente teórica visará sobretudo a descrição dos diferentes domínios da Língua Portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da Ciência Linguística.
O trabalho com os alunos será orientado tendo como preocupação de fundo a sua intervenção crítica e construtiva futura em vários contextos e situações, assim como a reflexão e aplicação dos conhecimentos em exercícios práticos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa, individuais ou em grupo. Para que os alunos possam fazer a disciplina por avaliação contínua devem estar presentem em pelo menos 75% das aulas. A classificação final terá em conta os seguintes elementos: Trabalho em grupo sobre um tema de gramática (apresentação oral) - 40% Dois minitestes escritos - 60%


Regime de assiduidade

Só poderá realizar a UC por avaliação contínua os alunos que assistirem a um número mínimo de 75% das aulas, à exceção dos alunos cujo estatuto os isente da assiduidade.

Bibliografia

Azeredo, O. et al. 2006. Gramática Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. Lisboa: Lisboa Editora.
Cardeira, E. 2006. O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho.
Delgado-Martins, R., Ferreira, H.G. 2006. Português Corrente. Estilos do Português no Ensino Secundário. Lisboa:
Caminho. Série Linguística.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eduardo Paiva Raposo, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa. F. C. Gulbenkian.Gomes, A. 2006. Gramática pedagógica e cultural da Língua Portuguesa. Porto: Edições Flúmen/Porto Editora
Gomes, A. 2008. O Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora / Edições Flumen.
Mateus, M. H. M. e Cardeira, E. 2007. O essencial sobre Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
Sardinha, L. & Vieira Ramos, L. 2004. O texto normativo. Lisboa: Didáctica Editora.
Silva, M.A. 1991. Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 19:35:02 Última actualização: 2010-07-19