|
Números e Operações
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
EDB10044 |
|
Sigla: |
NO |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
49 |
Plano de Estudos 2015_16 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
– Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados ao tema Número e Operações.
– Resolver problemas mobilizando conhecimentos sobre número, sistemas numéricos, diferentes maneiras de representar números e relações entre números.
– Compreender o significado das operações entre números e de como se relacionam entre si mobilizando este conhecimento em diferentes situações.
– Evidenciar a capacidade de conetar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.
– Comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo ao tema Número e Operações.
– Demonstrar capacidade de questionamento de realidades e saberes.
– Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos tipos de raciocínio e métodos de prova.
Conteúdos programáticos
– Números e conjuntos numéricos
• Diferentes conjuntos numéricos e suas características, diversas maneiras de representar números e relações entre números
– Número e sistemas de numeração
– Operações com números inteiros
• Adição e subtração
• Multiplicação e divisão
• Exponenciação
• Propriedades das operações
– Tipos de cálculo
• Mental, algorítmico, por estimação e com recurso à calculadora
• Diferentes tipos de algoritmos
– Teoria dos números
• Propriedades dos números, números primos e compostos, critérios de divisibilidade
• Múltiplos, divisores, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
• Aritmética modular
– Números racionais
• Propriedades dos números racionais
• Fracções e operações com números representados por frações
• Números decimais, razões e proporções
• Operações com números decimais
– Números reais
• Propriedades dos números e das operações
– Introdução às estruturas algébricas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Dada a centralidade do tema Números e Operações no currículo de Matemática é essencial que os estudantes sejam capazes de, em contexto de resolução de problemas, mobilizar conceitos e procedimentos associados a este tema que serão um alicerce do seu conhecimento matemático, necessário para ensinar no Ensino Básico.
Metodologias de ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas indicados.
Os processos de trabalho incluem a: (a) resolução de tarefas propostas; (b) leitura, discussão e análise de artigos considerados estruturantes da unidade curricular. Serão utilizadas ferramentas informáticas, nomeadamente a folha de cálculo, no desenvolvimento de algumas temáticas.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efetuado e poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
De modo a que os estudantes possam construir um conhecimento sólido sobre o tema Números e Operações é importante que as metodologias a usar os impliquem ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta UC organiza-se em torno da resolução de problemas que incidem sobre os seus conteúdos programáticos e em torno da discussão de textos dinamizada pelo professor e pelos estudantes.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e incluirá a realização de dum teste individual escrito e de um trabalho de grupo.
Na avaliação contínua serão considerados o teste individual (60%) e o trabalho de grupo (40%).
Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário ter um mínimo de 70 pontos (num total de 200) no teste.
Regime de assiduidade
Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% das sessões presenciais. Caso tal se não verifique tem de recorrer a exame final. Excetuam-se os casos dos estudantes com estatutos especiais, que devem contactar o docente nas primeiras aulas, para que sejam encontradas formas alternativas de frequência.
Bibliografia
Boavida, A., Delgado, C., Mendes, F., Brocardo, J., & Duarte, J. (2016). Matemática para professores do Ensino Primário. Luanda: Ministério de Educação República de Angola.
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Enzensberger, H. (1998). O diabo dos numerous. Lisboa: Asa.
Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. Fourth Edition. Sage Publications.
Musser, G., Burger, W., & Peterson, B. (2009). Mathematics for elementary teachers. A Contemporary Approach. USA: Prentice-Hall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A., & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Sebastião e Silva, J. (1975). Compêndio de Matemática, volumes 1 e 2. Lisboa: GEP - Ministério da Educação.
|
|