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Contextos Multiculturais e Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: EDB10045    Sigla: CME
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 32 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luíz Manuel Teixeira SoutaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Luiz Souta   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a complexidade holística do Homem no quadro da sua diversidade cultural.
- Desenvolver uma visão fundamentada, reflexiva e crítica sobre as problemáticas da Multiculturalidade, Educação e Pedagogia, bem como sobre a sua evolução.
- Dominar uma cultura histórica na área da Educação e, em particular, da Educação em Portugal, que lhe permita situar-se criticamente na profissão docente.
- Conhecer os processos formais e informais de ensino/ aprendizagem em diferentes contextos de diversidade sócio-cultural.
- Aplicar metodologias e técnicas de investigação próprias das ciências sociais, para um entendimento da heterogeneidade da interacção social e cultural.

Conteúdos programáticos

O Conceito de Educação
O fenómeno educativo – características e diferenças em relação a outros fenómenos sociais.

Breve História da Pedagogia
Factos, contextos, políticas e pensadores/ correntes de saber que marcaram a Educação na Europa e no Mundo.

A Educação em Portugal
Evolução histórica das políticas e práticas educativas em Portugal nos séculos XX e XXI: A I República; o Estado Novo; o Marcelismo e a Reforma Veiga Simão; o 25 de Abril e o período pós revolucionário; a estabilização da Democracia. A actualidade: a defesa da escola pública.

O Sistema Educativo Português actual e as instituições educativas
A organização da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo.
Noções básicas sobre Autonomia, Redes, Territórios Educativos e Agrupamentos de Escolas.

As sociedades multiculturais na era da Globalização e os processos político-culturais de homogeneização, acantonamento e balcanização
Imigração, etnicidade e nacionalismo: a questão étnica nos conflitos regionais.
Identidades étnico-culturais e coesão nacional: unidade vs diversidade.
As culturas periféricas, invisíveis e do silêncio.
O imperativo demográfico e a literacia multicultural.

A crescente heterogeneidade étnico-cultural na sociedade portuguesa
Diversidade étnico-cultural e linguística. As minorias nacionais autóctones e os imigrantes.
As culturas em contacto e a hibridação cultural; o conceito de ‘raça’ como construção social; dos fenómenos de etnocentrismo, xenofobia e discriminação à interacção comunicativa inter/multicultural.

As etno-culturas no sistema educativo: a demografia escolar da diversidade
As políticas multiculturais na Educação, a(s) Reforma(s) Educativa(s) e o triunfo do “daltonismo cultural” mitigado.
Sinergias na colaboração escola-famílias-comunidade em contextos multiculturais. O capital cultural e social dos alunos, suas famílias e comunidades. Os mediadores sócio-culturais e a necessidade de “atravessar fronteiras”: o seu papel no combate ao absentismo, abandono, insucesso escolar e na construção de identidades étnico-culturais.
Diferentes abordagens em Educação inter/multicultural. A abordagem holística: etnicidade/ nacionalidade/ língua/ género/ classe social/ religião.
Avaliação crítica das políticas de educação para a inclusão e das teorias e práticas de educação inter/multicultural.

Educação, Multiculturalidade e (re)contextualização curricular
A Educação inter/multicultural e as práticas pedagógicas das escolas públicas do ensino básico (ênfase no 1º e 2º ciclos).
(Re)contextualização de saberes e práticas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Num mundo interdependente e multicultural, espera-se que os estudantes assumam uma perspectiva inter/transdisciplinar para conseguirem uma visão holística da realidade. Os novos educadores/professores têm que adquirir um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar as novas realidades sociais e culturais globalizadas.
Portugal vem passando por uma transformação na sua heterogeneidade étnico-cultural, particularmente nas áreas metropolitanas marcadas pela imigração.
A escola é das instituições públicas onde essas mudanças se reflectem de forma mais visível: estamos perante uma demografia da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade, e as situações que dela emergem, é uma realidade que os professores terão de enfrentar no futuro.
Um conhecimento aprofundado dos contextos históricos de ruptura educacional é condição para uma profissionalidade crítica nos hodiernos tempos de complexidade e de interacção inter/multicultural.

Metodologias de ensino

Espera-se uma participação activa dos estudantes no desenrolar de todas actividades (lectivas e não lectivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através de uma presença assídua nas aulas, nos encontros de orientação tutória e na moodle; esta plataforma informática será um meio privilegiado para, em particular os trabalhadores-estudantes, acompanharem as actividades da UC.

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas pelo docente através de aulas teóricas e teórico-práticas com utilização de meios multimédia. As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:

- Leitura, comentário e debate de textos de referência e da imprensa escrita.
- Visionamento de material multimédia (filmes, documentários,…) e sua reflexão crítica.
- Iniciação aos processos de trabalho de campo: realização de entrevista(s) a imigrantes, minorias étnicas, culturais e linguísticas.
- Acompanhamento tutorial com enfoque especial no trabalho de campo/ realização de entrevistas.
- Visita de estudo ao Museu Sebastião da Gama (Azeitão).
- Dinamização de eventos com membros de comunidades imigrantes e/ou de minorias étnico-culturais: os estudantes serão incentivados a desenvolver actividades de cooperação com entidades/ personalidades científico-profissionais, exteriores à ESE, ligadas à educação e às multiculturalidades.
- Elaboração de exercícios escritos (reflexões, resumos, análises e comentários críticos, relatórios e entrevistas-histórias de vida).
- Realização de trabalhos práticos individuais, a pares e em pequeno grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os estudantes devem proceder à leitura, análise e resumo crítico de artigos centrados nas problemáticas educativa e/ou inter/multicultural.
Realizam também uma visita de estudo ao Museu Sebastião da Gama (Azeitão) para contactarem com a vida/obra deste escritor-pedagogo de referência do distrito de Setúbal.
Por outro lado, iniciam-se nos processos de trabalho de campo através da realização de uma entrevista (embrião de uma história de vida) a um membro de uma comunidade migrante ou de uma minoria étnico-cultural, linguística, ou nacional.
Os estudantes são estimulados a participarem/dinamizarem eventos com membros de comunidades imigrantes, de minorias étnico-culturais e/ou outras individualidades do campo educativo exteriores à ESE.
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a componente nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (excepto para os trabalhadores-estudantes, se assim o desejarem). Tal não invalida a concretização de trabalhos individuais escritos: (i) um comentário crítico sobre temas educativos e/ou situações dilemáticas de interacção inter/multicultural; (ii) um relatório da visita de estudo; (iii) resumo comentado de um diário de um(a) professor(a).
No sentido de uma continuidade de trabalho e de uma partilha constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível nas aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.
A classificação final dos estudantes terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e relevância da participação em aula - 15%; (ii) Participação nas actividades da turma: sugestões, contribuições, intervenções e realização de trabalhos escritos (individuais e a pares) - 45%; (iii) Trabalho de campo (em pequeno grupo) – Entrevista (embrião de uma história de vida) a um membro de uma comunidade imigrante, de uma minoria étnico-cultural, linguística, ou nacional ou a um Street Artist - 40%: capacidade de pesquisa e recolha de informação; comunicação intercultural; narrativa articulada e coerente; clareza e correcção linguística.

Regime de assiduidade

Aconselha-se a consulta do Regulamento das Actividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal
https://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=30328

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Educação Inter/Multicultural:
A.A.V.V. (1997) O que é a Raça? Um Debate entre Antropologia e Biologia. Lisboa: Espaço OIKOS. http://hdl.handle.net/10400.26/24104
ANDRÉ, João Maria (2005) Diálogo Intercultural, Utopia e Mestiçagens em Tempos de Globalização. Coimbra: Ariadne Editora/Colecção Ethos.
BANKS, James A. & BANKS, Cherry A.McGee (1989) Multicultural Education - issues and perspectives. Boston: Allyn and Bacon.
BASTOS, Susana Pereira & BASTOS, José Gabriel Pereira (1999) Portugal Multicultural. Lisboa: Fim de Século/ Antropológica, nº 1.
CARDOSO, Carlos & SOUTA, Luís (2017) (coords) Diversidades Culturais. Medi@ções, v.5, n.1 (2017), pp. 1-201.
CARDOSO, Carlos (2006) Os Professores em Contexto de Diversidade. Porto: Profedições.
CASA-NOVA, Maria José (2009) Etnografia e Produção de Conhecimento. Reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses. Lisboa: ACIDI.
DIAZ-AGUADO, Maria José (2003) Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto Editora/ Ciências da Educação – Século XXI, nº 15 #
GUSMÃO, Neusa de (2004) Os filhos da África em Portugal. Lisboa: ICS, 2ª edição 2013. #
HENRIQUES, Joana Gorjão (2016) Racismo em Português. O lado esquecido do colonialismo. Lisboa: Tinta da China. #
JOHAL, Gurpreet Singh e DEI, George J. Sefa (2008) Metodologias de Investigação Anti-Racistas. Questões críticas. Edições Pedago.
MIRANDA, Filipa Bizarro (2004) Educação Intercultural e formação de professores. Porto: Porto Editora.
PEREIRA, Anabela (2004) Educação Multicultural. Teorias e práticas. Porto: Edições Asa/ Cadernos do CRIAP, nº 42.
SANTOMÉ, Jurjo Torres (2008) Multiculturalismo anti-racista. Porto: Profedições.
SOUTA, Luís (1997) Multiculturalidade & Educação. Porto: Profedições [esg] # http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/6183
VIEIRA, Ricardo (2011) Educação e Diversidade Cultural. Notas de Antropologia da Educação. Porto: Afrontamento-CIID-IPL/ Textos /87. #
VIEIRA, Ricardo, MARGARIDO, Cristóvão e MARQUES, José Carlos (org) (2013) Partir, Chegar e Voltar... Reconfigurações Identitárias de Brasileiros em Portugal. Porto-Leiria: Edições Afrontamento-IPL-CIID. #

Pedagogia e História da Educação:
BERTRAND, Yves (2001) Teorias Contemporâneas da Educação. Lisboa: Instituto Piaget.
HEDERSEN, Anne T., MAPP, Karen L. JOHNSON, Vivian R., DAVIES, Don (2007) A Escola também se vive cá fora. Lisboa: Plátano Editora, 2013.
MONTEIRO, Agostinho de Reis (2005) História da educação. Uma perspectiva. Porto: Porto Editora/ Educação, teoria e prática.
MORIN, Edgar (2000) Os sete saberes necessários à educação do futuro. S. Paulo: Cortez.
NÓVOA, António (1986) Do mestre escola ao professor do Ensino Primário. Subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XVI-XX). Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
SOUTA, Luís (2014) Fa[r]do Escolar (episódios etno-ficcionados de uma saga estudantil – 1960/74 – com contrapontos críticos sobre a contemporaneidade). Lisboa: Sítio do Livro.

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