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Ciências Sociais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: EDB10049    Sigla: CS
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 11 Plano de Estudos 2015_16 5,0 30 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luís Carlos Rodrigues dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Alcântara   4,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Sabe observar a realidade social e reflecte criticamente sobre a diversidade dos grupos sociais, suas dinâmicas e seus contextos.
- Compreende as características das sociedades actuais como contextos de regularidades e mudança.
- Utiliza adequadamente os instrumentos conceptuais básicos das ciências sociais.
- Utiliza instrumentos de recolha, análise e tratamento de informação diversificada sobre objectos de trabalho desta UC.

Conteúdos programáticos

As C. Sociais e a ruptura com o senso comum
As C. Sociais e os obstáculos ao conhecimento científico
A unidade do social e a pluralidade das C. Sociais
A diversidade das ciências sociais: formação e desenvolvimento histórico
A diferenciação das C. Sociais e Humanas
Pluri/interdisciplinaridade
As metodologias das C. Sociais
Metodologias quantitativas e qualitativas
Procedimentos científicos: métodos, instrumentos e técnicas
A investigação empírica e o problema da medida. A observação em C. Sociais
Temáticas centrais das C. Sociais
Natureza/Cultura
Indivíduos/Sociedade
Nós/Outros
Famílias e Parentesco
Genealogias
Identidade e pertença
Tradição e modernidade
Os espaços sociais
Lugares antropológicos: a comunidade
A cidade e os não-lugares
Estratificação, hierarquização e desigualdades sociais
Diferenciação geracional
Desigualdade de género
A discriminação étnico-cultural
A desigualdade perante a riqueza
Poder e contra poder no mundo contemporâneo
Globalização hegemónica e contra hegemónica
Democracia e cidadania


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Sendo as C. Sociais, por natureza, pluri/interdisciplinares, a UC procura fornecer quadros conceptuais que permitem uma melhor compreensão do indivíduo social, da sociedade e suas dinâmicas, bem como da rede de relações culturais que regulam a vida dos indivíduos e das sociedades. Uma vez que as realidades sociais, pela sua complexidade, não se podem compreender ou explicar cabalmente através de olhares disciplinarmente fragmentados, procura-se promover uma abordagem pluri/interdisciplinar dos fenómenos sociais, utilizando perspectivas teóricas e metodológicas destas diversas ciências. Os conteúdos, conceitos e metodologias desta UC estão ancorados nas diferentes disciplinas – antropologia, ciência política, economia, história, geografia, psicologia social, sociologia – e centram-se, sobretudo, nos fenómenos sociais que caracterizam as modernas sociedades, nos aspectos do comportamento humano, grupos sociais, e da organização societária na diversidade das suas culturas.

Metodologias de ensino

Nas aulas, as diferentes temáticas são organizadas pelo docente com utilização de meios multimédia (nomeadamente da moodle). Os processos de trabalho incluirão: (a) participação activa nas aulas; (b) leitura, discussão e análise de textos da bibliografia e/ou de outros sugeridos pelos estudantes; (c) elaboração de resumos escritos e/ou de comentários críticos a investigações sociais realizadas; (d) elaboração de pequenos trabalhos de investigação empírica; (e) participação nas sessões de tutoria para apoio à elaboração do trabalho de investigação empírica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino procuram fundamentalmente levar os estudantes a um contacto directo com o saber específico das diversas ciências sociais e, muito em particular, com os produtos resultantes de trabalhos de investigação empírica centrados na multifacetada realidade portuguesa. Daí os estudantes serem incentivados a procurar estudos recentes, divulgados na imprensa diária e/ou nas revistas científicas da especialidade, e a partilharem-nos nas aulas e no moodle.
As sessões de tutoria são predominantemente orientadas para a preparação dos instrumentos de recolha de dados, acompanhamento e supervisão do respectivo trabalho de investigação empírica (campo da Educação).
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a componente nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (excepto para os trabalhadores-estudantes, se estes assim o quiserem). Tal não invalida a concretização de actividades individuais, ligadas ao trabalho autónomo e à pesquisa documental.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula por semana (3h) dificulta, e de uma permuta constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível nas aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes são sujeitos a um processo de avaliação contínua, a decorrer ao longo do semestre. Parâmetros a ter em conta na classificação final: (i) Assiduidade: 10%; (ii) Participação nas actividades da turma: 40%: incluindo o resumo crítico de um estudo empírico; (iii) Trabalho de investigação empírica: 50%: conhecimentos adquiridos; capacidade de pesquisa, reflexão e análise crítica; clareza na linguagem; rigor e originalidade.

Bibliografia

BARATA, Óscar Soares (1974-75) Introdução às Ciências Sociais. Venda Nova: Bertrand/ CSH-Universidade, 2 vols, 2ª edição, 1983.
BARRETO, António (2000) A Situação Social em Portugal 1960-1999: indicadores sociais em Portugal e na União Europeia. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais-Eurostat.
CAMPENHOUDT, Luc Van (2003) Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais. Lisboa: Gradiva.
CANÁRIO, Rui (2005) O que é a escola? Um "olhar" sociológico. Porto: Porto Editora/ Ciências da Educação/ Século XXI, nº 22 [caps. 1 e 2]
CARIA, Telmo (2004) "Fragmentos do quotidiano de vida das Ciências Sociais I-II", a Página, nºs 136, 137, Julho, Agosto-Setembro.
COMISSÃO CALOUSTE GULBENKIAN (1996) Para abrir as Ciências Sociais: [relatório da Comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das ciências sociais]. Mem Martins: Publicações Europa-América.
COSTA, Joaquim Torres (2002) Introdução às Ciências Sociais: caderno de apoio. Lisboa: Universidade Aberta.
CUCHE, Denys (1998) A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Fim do Século/ Margens, 2ª edição, 2004.
DUPUY, Jean-Pierre (2001) Introdução às Ciências Sociais. Lisboa: Instituto Piaget/ Epistemologia e Sociedade, nº 165
JACQUARD, Pierre (1977) Introdução às Ciências Sociais. Lisboa. Editorial Presença.
NUNES, Adérito Sedas (1977) Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença/ Biblioteca de Textos Universitários, nº 85, 9ª edição, 1987.
NEVES, José e DOMINGOS, Nuno (org) (2004) A época do Futebol. O jogo visto pelas Ciências Sociais. Lisboa: Assírio & Alvim/ peninsulares.
NUNES, Adérito Sedas (1981) Sobre o problema do conhecimento nas Ciências Sociais: materiais de uma experiência pedagógica. Lisboa: Gabinete de Investigações Sociais/ Cadernos GIS, nº 9, 5ª edição.
PEREIRA, Joaquim Lima (1988) Introdução ao Conhecimento nas Ciências Sociais. Vila Real: UTAD/ Ensaio, nº 1.
PIAGET, Jean (1970) A situação das Ciências do Homem no Sistema das Ciências. Lisboa: Livraria Bertrand, 1976.
PINTO, José Madureira (1994) Propostas para o ensino das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento/ Biblioteca das Ciências do Homem – Sociologia, Epistemologia, nº 17.
POCIELLO, Christian (1999). Sport et Sciences Sociales: Histoire, Sociologie et Prospective. Paris: Éditions Vigot.
REBELO, Carlos & CLAUDINO, Sérgio (2003) Geografia e Ciências Sociais na Internet. Lisboa: Plátano Editora/ Guias da Internet.
SÁ, Vítor de (1978) Esboço histórico das Ciências Sociais em Portugal. [Lisboa]: Instituto de Cultura Portuguesa/ Biblioteca Breve, nº 17, série Pensamento e Ciência.
STOER, R. Stephen (org.) (1990) Educação, Ciências Sociais e Realidade Portuguesa. Uma Abordagem Pluridisciplinar. Porto: Afrontamento.

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