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Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: EDB20034    Sigla: ADL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 65 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Luísa Gaspar Costa   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Apropriar-se de conhecimentos básicos, essenciais ao estudo das Ciências da Linguagem;
- Refletir sobre a especificidade da linguagem humana e das línguas particulares;
- Problematizar as principais teorias interpretativas da aquisição da linguagem;
- Equacionar o papel do desenvolvimento linguístico no contexto do desenvolvimento global da criança;
- Caracterizar processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal (oral/escrita; língua materna/L2; desenvolvimento típico/atípico);
- Relacionar linguagem, línguas, literacias, aquisição e aprendizagem;
- Planificar estratégias educativas promotoras do desenvolvimento da linguagem verbal das crianças;
- Compreender a importância da consciência linguística para o sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita;
- Problematizar o papel das práticas educativas em diversas fases da aquisição e do desenvolvimento da linguagem.

Conteúdos programáticos

A. Linguagem, cognição e comunicação: a especificidade da linguagem humana
1. Bases biológicas, cognitivas e sociais da aquisição e do desenvolvimento da linguagem.
2. Teorias interpretativas: as perspetivas comportamental, inatista, cognitivista e sociocognitivista.
3. Fatores favorecedores da aquisição e desenvolvimento da linguagem; aquisição e aprendizagem.
4. Investigação em aquisição e desenvolvimento da linguagem (métodos naturalistas e métodos experimentais; corpora transversais e corpora longitudinais; tipos de escalas).
B. Aquisição e desenvolvimento da linguagem
1. Aquisição da fonologia
1.1. Aquisição dos sons da língua;
1.2. Aquisição da sílaba;
1.3. Desenvolvimento do conhecimento fonológico e da consciência fonológica.
2. Aquisição e desenvolvimento da morfologia e da sintaxe
2.1. Complexificação de estruturas sintáticas;
2.2. Desenvolvimento do conhecimento morfológico da consciência morfológica;
2.3. Desenvolvimento do conhecimento sintático da consciência sintática;
3. Desenvolvimento léxico-semântico.
4. Desenvolvimento discursivo e pragmático.
5. Bilinguismo e aquisição de L2.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens decorrentes das leituras e da reflexão em torno dos conteúdos programáticos sustentam o desenvolvimento dos objetivos previstos, quer os de carácter mais teórico, quer os que visam a prática profissional.
Os temas e conteúdos programáticos selecionados constituem um corpo de conhecimentos a mobilizar no desenvolvimento de competências essenciais de um profissional de educação consciente do seu papel na promoção do desenvolvimento linguístico das crianças, capaz de intervir adequadamente em situações de desenvolvimento típico e capaz de reconhecer indícios de necessidade de intervenções especializadas.

Metodologias de ensino

Na UC Aquisição da Linguagem, valorizam-se metodologias que propiciam a relação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Considera-se prioritário o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de textos e de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temas do programa constituem estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará sobretudo a compreensão dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, assumindo-se como conhecimentos pressupostos as aprendizagens em Língua e Linguística Portuguesa.
A abordagem aos temas do programa será da responsabilidade da docente. O aprofundamento das reflexões e a apresentação de problemas práticos a tratar serão da responsabilidade dos estudantes, constituindo, por isso, objeto de avaliação.

Espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas atividades propostas, realize trabalhos de pesquisa, observação e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista a apropriação dos conteúdos e competências previstos nesta unidade curricular.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação até ao final da primeira quinzena do semestre.

O acompanhamento tutorial decorrerá em presença e permitirá orientar e apoiar o trabalho autónomo dos estudantes. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância através da plataforma Moodle.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Ao longo do processo de aprendizagem, os estudantes deverão mobilizar conceitos fundamentais de Língua e Linguística Portuguesa e dominar géneros orais e escritos adequados à apresentação de leituras, a trabalhos de pesquisa e à reflexão sobre questões do programa da UC. Em todos os momentos de participação em aula, deverão evidenciar um domínio proficiente da expressão oral e escrita para fins académicos e recorrer a suportes convencionais e tecnológicos diversificados, tendo em vista quer o desenvolvimento de competências essenciais ao percurso académico, quer a prossecução da sua formação profissional.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incluirá a pontualidade, a assiduidade e a participação dos estudantes nas atividades das aulas, bem como a realização de diversas tarefas. Integrará ainda o desenvolvimento de um trabalho prático (apresentado oralmente, com um suporte digital) e a realização de um teste.
Os elementos de avaliação têm os pesos que se indicam a seguir:
- Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 10%.
- Trabalho prático: 40%.
- Teste (presencial escrito) sobre a totalidade dos conteúdos do programa: 50%.
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas em aula na disciplina da plataforma Moodle da UC.

Regime de assiduidade

É obrigatória a presença em 75% das aulas.

Bibliografia

Costa, J. & Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Duarte, I. (2008). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC.ME.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (eds.). (2017). Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português. (Textbooks in Language Sciences 3). Berlin: Language Science Press. ISBN 978-3-96110-016-3. doi 10.5281/zenodo.889261.
http://langsci-press.org/catalog/book/160
Freitas, M. J., Gonçalves, A. & Duarte, I. (coord.) (2010). Avaliação da consciência linguística. Aspetos fonológicos e sintáticos do português. Lisboa: Colibri.
Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T. & Castelo, A. (2012). Os Sons que estão dentro das Palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
*Freitas, M. J., C. Afonso & A. Castelo (2015) Quantas sílabas tem “cháv(e)na”? Sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar. Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 10, pp. 31-58.
Gonçalves, F., Guerreiro, P. & Freitas, M. J. (2011). O Conhecimento da Língua: percursos de desenvolvimento. Lisboa: DGIDC.ME.
*Madeira, A. (2008). Aquisição de L2. In P. Osório & R. M. Meyer (orgs.). Português Língua Segunda e Língua Estrangeira: Da(s) Teoria(s) à(s) Prática(s). Lisboa: LIDEL, pp. 189-201.
Menyuk, P. & Brisk, M. E. (2005). Language development and education. Children with varying language experiences. New York: Palgrave. MacMillan.
*Santos, R., Freitas, M. J. & Veloso, J. (2014). Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Revista Diacrítica – Universidade do Minho, 28.1, pp. 407- 436.
Sim-Sim, I. (1997/2006). Avaliação da Linguagem Oral: um Contributo para o Conhecimento do Desenvolvimento Linguístico das Crianças Portuguesas. (4.ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
__________ (1998). O desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Sim-Sim, I. et al. (2008). Linguagem e comunicação no Jardim-de-Infância: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: DGIDC.ME.

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