|
Ciências da Terra e da Vida
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
EDB20035 |
|
Sigla: |
CTV |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
60 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Revela conhecimentos nas áreas das Ciências da Terra da Vida.
Reconhece e utiliza discursos específicos das Ciências da Terra e da Vida.
Mobiliza o conhecimento científico na discussão de temas controversos e em processos de tomada de decisão.
Reconhece a complexidade técnica e a incerteza associada ao empreendimento científico.
Demonstra capacidade de questionamento da realidade e dos saberes.
Recolhe e analisa dados empíricos.
Interpreta dados e discute implicações.
Conteúdos programáticos
A vida na Terra
- A biosfera
- A vida e os seres vivos
- Diversidade da vida
A dinâmica da Terra
- História da Terra e evolução da vida
- Estrutura e composição da Terra
- Dinâmica global da Terra
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos centram-se nos conceitos fundamentais das Ciências da Terra e da Vida permitindo uma abordagem centrada na discussão de temas da actualidade, no questionamento e no desenvolvimento de capacidades associadas aos processos científicos.
Metodologias de ensino
As aulas presenciais incluem sessões de índole teórica, com exposição dialogada de conteúdos e sessões teórico-práticas e práticas de carácter diversificado.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem:
- Leitura e compreensão de textos e documentos vários e exploração de recursos on-line.
- Apresentação de notícias sobre a actualidade.
- Elaboração de comentários/resumos/fichas de leitura.
- Discussão orientada de temas.
- Elaboração de relatórios (comunicação de resultados).
- Realização de actividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações.
- Realização de trabalho de campo.
- Visitas de estudo.
- Visitas virtuais a museus e centros de ciência.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na actividade do estudante, quer a nível individual quer em pequeno grupo. As situações de ensino-aprendizagem previstas procuram envolver os estudantes na construção do seu conhecimento e estimular o seu interesse e curiosidade pelas ciências. As actividades desenvolvidas privilegiam a interpretação de fenómenos do mundo natural, a discussão de temas científicos e sócio científicos e o desenvolvimento de competências associadas ao inquérito científico.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre um teste individual escrito, sobre os produtos resultantes das actividades desenvolvidas ao longo do semestre (apresentação e exploração de notícias, participação em debates, elaboração de um caderno de laboratório, elaboração de relatórios em grupo de actividades práticas) e sobre a participação efectiva e de qualidade nas sessões de contacto
Regime de assiduidade
Para avaliação contínua é obrigatória a frequência de 70% das aulas práticas
Bibliografia
Ashall, F. (2001). Descobertas notáveis do infinitamente grande ao infinitamente pequeno. Lisboa: Editora Replicação.
Allègre, C. (1988). A espuma da Terra. Lisboa: Gradiva.
Allègre, C. (1993). As fúrias da Terra. Lisboa: Gradiva.
Azevedo. C. (1994). Biologia celular.Porto: LIDEL.
Archer, L. (Coord.) (1996). Bioética. Lisboa: Editorial São Paulo.
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Campbell, N. (1996). Biology. Menlo Park: Benjamin Cunmings.
Dias, I. e Maia, H. (2008). A origem da vida – recentes contribuições para um modelo científico. Lisboa: Escolar Editora.
Gass, I et al (1984). Vamos compreender a Terra. Coimbra: Livraria Almedina
Gould, S. (1995). A vida é bela. Lisboa: Gradiva.
Jacob, F. (1997). O ratinho, a mosca e o homem. Lisboa: Gradiva.
Lidon, F. et al (2005). Plantas em Portugal. Lisboa: Escolar Editora.
Margulis, L. e Sagan, D. (1990). Microcosmos. Lisboa: Edições 70.
Martins-Loução, M. (2011). A aventura da Tera: um planeta em evolução. Lisboa: Esfera do Caos.
Kutschera, U. (2013). Biologia evolutiva. Lisboa: FCG.
Rosnay, J. (1989). A aventura da vida. Coimbra: Livraria Almedina.
Rosnay; J. (1995). O macroscópio, para uma visão global. Vila Nova de Gaia. Estratégias Criativas.
Pelt, J. e Cuny, J. (sd). A prodigiosa aventura das plantas. Lisboa: Gradiva.
Postgate, J. (2002). Os micróbios e o homem. Lisboa: Replicação.
Santos, F. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Lisboa: Gradiva.
Silva, J.J.& Silva, J.A. (2011). Os elementos químicos e a vida. Lisboa: IST Press.
Widmaier, E. (2006). Porque é que o ganso não é obeso? Lisboa: Gradiva.
Wilson, E. (1997). A diversidade da vida. Lisboa: Gradiva.
Wyllie, P. (1976). A Terra. Nova geologia global. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Uyeda, S. (1992). Uma nova concepção da Terra. Lisboa: Gradiva.
Recursos on-line [disponíveis em 7.02.2019]
Encyclopedia of Earth - http://www.eoearth.org/
EOL – Encyclopedia of Life - http://eol.org/
Exploratorium - http://www.exploratorium.edu/
Flora-on Flora de Portugal - http://www.flora-on.pt/index.php#
Global Volcanism Program – http://www.volcano.si.edu/index.cfm
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - http://www.icnf.pt/portal
Laboratório Nacional de Energia e Geologia -http://geoportal.lneg.pt/index.php
Museu Geológico - http://www.lneg.pt/MuseuGeologico/
Paleomap Project - http://www.scotese.com/
Protected Planet - http://www.protectedplanet.net/
One Zoom Tree of Life Explorer - http://www.onezoom.org/
Tree of Life Web Project - http://tolweb.org/tree/
The plant list – a working list of all the plants species - http://www.theplantlist.org/
|
|