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Técnicas e Processos em Expressão Dramática e Musical
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
EDB20039 |
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Sigla: |
TPEDM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
49 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A - Desenvolver conhecimentos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática, com apropriação dos conceitos nucleares.
B - Vivenciar atividades sonoro-musicais e dramáticas e compreender os seus objetivos, estrutura e procedimentos.
C - Desenvolver competências e técnicas específicas no âmbito do Teatro e da Música.
Conteúdos programáticos
1. Conceitos básicos em técnicas e práticas das expressões dramática e musical:
- Timbre; Dinâmica; Altura; Ritmo; Forma.
- Materiais sonoros (escrita e leitura); Expressão; Jogo estrutural; Valor.
2. Processos de Criação, Audição e Interpretação:
- Meios e recursos disponíveis nas linguagens da música e das práticas dramáticas.
- Repertórios musicais eruditos, populares e tradicionais portugueses.
3. Técnicas específicas musicais e dramáticas:
- Técnica vocal, instrumental (Orff, flauta de bisel, cavaquinho...) e corporal (gesto, mímica, movimento...); técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às artes e ao património cultural, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização educativa e cultural de públicos diversos. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3.
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos performativos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A participação em processos de pesquisa, leitura, exposição oral, debate, experimentação prática, produção e performance permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incluirá:
- Assiduidade e participação – 45%
- Realização e apresentação (5/7 minutos) em trios de um dossiê digital de materiais (recursos educativos) nas áreas musical e dramática – 15%
- Produção e apresentação de uma performance (musical e dramática) em trios (5/7 minutos), a partir de um exemplo de música popular/tradicional portuguesa– 30%
- Ponderação – 10%
Em situação de exame, a avaliação incidirá sobre a realização e apresentação individual de um dossiê de materiais (peso de 40%) e de uma performance (peso de 60%), tais como descritos.
Regime de assiduidade
O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.
Bibliografia
Barret, G. & Landlier, J. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Lisboa: Edições ASA.
Bonfitta, M. (2009). A cinética do invisivel - Processos de Actuação no Teatro de Peter Brook. S. Paulo: Editora Perspectiva.
Brook , P. (2011). O espaço vazio. Tradução de Rui Lopes. Lisboa: Editora Orfeu Negro.
Brook, P. (2009). Avec Grotowski. Actes Sud. Papiers Paris.
Brook, P. (2010). Climat de Confiance. Quebec: L’instant même.
Cabral, C. (2004). Manual de Técnicas de Palco. Lisboa: INATEL.
Costa, I. A. & Baganha, F. (1989). O Fantoche Que Ajuda A Crescer. Porto: ASA.
Gardner, H. (1999). Intelligence Reframed. New York: Basic Books.
Godinho, J. C. (2010). Era uma vez a música 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos. [Manuais escolares]. Lisboa: Santillana.
Godinho, J. C. (2016). Música Cinco 5.º ano. [Manual escolar]. Lisboa: Santillana.
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC.
Ilari, B. S. (org.) (2006). Em busca da mente musical : ensaios sobre os processos cognitivos em música : da percepção à produção Curitiba : UFPR.
Landier, J. C. & Barret, G. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: ASA
Pavis, P. (2009). Dicionário do Teatro. S.Paulo: Editorial Perspectiva.
Silva , A. S. (coord.) (2000). A educação artística e a promoção das artes, na perspectiva das políticas públicas : relatório do Grupo de Contacto entre os Ministérios da Educação e da Cultura Lisboa : Ministério da Educação.
Trias, N., Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal. Lisboa: Âncora Editores.
Vários, Educação pela Arte. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 119-126.
Bibliografia de apoio
Oliveira, E. V. (1982). Instrumentos Musicais Populares Portugueses, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Ulrichs, M. (2003). Atlas de Música. Lisboa: Gradiva.
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