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Pedagogia e Prática Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - A

Código: EDB30026    Sigla: PPP
Áreas Científicas: Iniciação à Prática Profissional
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 45 Plano de Estudos 2015_16 10,0 119 270,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável
Luís Carlos Rodrigues dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Moura   1,00
Filipe Fialho   2,34
Isabel Maria Tomásio Correia   2,34
Luís Santos   2,34

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Pretende-se que os estudantes consigam revelar conhecimentos gerais sobre o agir em educação conhecer os principais documentos orientadores da educação de Infância e do ensino no 1º e 2º ciclos
conhecer e compreender a dinâmica e organização de Agrupamentos, de IPSS e de Instituições Privadas
conhecer a dinâmica de uma sala de atividades/sala de aula;
. interagir com os membros da comunidade educativa e escolar, nomeadamente com as crianças e jovens;
. comunicar e colaborar com educadores/professores cooperantes;
. desenvolver competências de observação e de análise crítica das práticas, com base em conhecimentos gerais da Pedagogia e apoiadas num guião de observação;
. revelar capacidade de reflexão sobre situações reais, nomeadamente atitudes e comportamentos de adultos, crianças e jovens;
. revelar conhecimentos sobre a integração de crianças e jovens com NEE em contexto educativo e escolar.

Conteúdos programáticos

. Correntes pedagógicas, problemas e práticas
. Aspetos da evolução dos sistemas de educação-formação
. Pedagogia e Conceito de prática pedagógica
. O professor e a profissão docente
Intervenção educativa em contextos diferenciados
. Currículo em Creche/Jardim de Infância e na Educação Básica
. Necessidades Educativas Especiais
. Observação e registo em educação
. Documentos orientadores da Educação de Infância e do Ensino Básico
. Documentos orientadores das instituições: PEE e PCT/PCG
. A creche e o jardim-de-infância; a escola do 1º ciclo e do 2º ciclo: modos de organização, orientações curriculares, organização do espaço, materiais e rotinas em educação de infância; organização e gestão da sala de aula; monodocência; pluridocência; diferentes papéis e funções do educador de infância e dos professores de 1º e 2ºciclos
. Temas abertos de reflexão e debate decorrentes das necessidades dos estudantes e por eles propostos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos da UC são, nos diferentes contextos, os instrumentos necessários à intervenção docente e articulam-se com os objetivos da UC na medida em que abrangem áreas complementares dos saberes profissionais.
Procura-se que a articulação entre diferentes saberes prepare os estudantes para a intervenção articulada e complementar quer com os ciclos antecedentes quer com os precedentes. Os estudantes podem reconhecer as especificidades e as complementaridades da profissão em cada nível.
O agir profissional é mediado pela intervenção situada ao nível da gestão pedagógica dos processos educativos e nesse sentido, os conteúdos programáticos permitem aos estudantes adquirir as competências propostas. Para além dos conteúdos programáticos estudados e aprofundados nas sessões presenciais, estes conteúdos são explorados, nos contextos reais, pelos profissionais que colaboram enquanto cooperantes nesta UC.

Metodologias de ensino

A permanência em diferentes contextos educativos permite uma visão global da intervenção profissional de um docente destes níveis de ensino e permite relacionar os conhecimentos teóricos com as práticas - metodologia que propicia a relação teoria/prática/teoria.
O acompanhamento tutorial decorrerá em presença para orientação e apoio ao trabalho a desenvolver.
Espera-se que o estudante assista a um mínimo de 75% das aulas e participe crítica e construtivamente. Os trabalhadores estudantes negociam formas individuais de participação.
Avaliação: Assiduidade; Elaboração de um relatório crítico por contexto educativo, de acordo com os documentos orientadores fornecidos; Elaboração de uma reflexão crítica; Balanço das aprendizagens realizadas.
A aprovação da UC está sujeita ao cumprimento das 6 semanas de integração nas instituições, com parecer favorável dos docentes cooperantes e à entrega dos elementos de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se sobretudo na construção de saberes situados nas práticas pedagógicas que os estudantes desenvolvem em contextos educativos. Consideramos que a permanência de seis semanas nesses contextos (duas semanas por contexto) irá permitir por um lado, a construção de uma visão global da intervenção profissional de um docente destes níveis de ensino e, por outro, irá permitir relacionar os conhecimentos teóricos com as práticas reais em que permanecem. De referir que todos os estudantes passam pelos três tipos de contexto.
A UC funciona em regime de alternância educativa, ou seja, as práticas organizam-se em três períodos distintos ao longo do ao letivo. Durante a permanência nas práticas os estudantes não têm aulas de modo a que possam participar em todas as atividades (letivas e não letivas) que ocorrem nos contextos educativos. Alterna os tempos de prática com tempos de permanência na ESE/IPS para recolha de informação e reflexão sobre as práticas, ou seja, articula tempos para receber informação, tempos para agir e interagir e tempos para produzir. A aposta numa perspetiva construtivista assenta na convicção que uma relação linear processo-produto não dá conta das dinâmicas vividas pelos diferentes intervenientes no processo de formação.
Este modelo de alternância aponta para uma efetiva alternância teoria-prática-teoria apostando em mecanismos, modelos e estratégias que favoreçam a reflexão, a pesquisa, a análise e a observação de situações pedagógicas, no confronto com sistemas teóricos, permitindo a articulação e a regulação entre os saberes teóricos e os saberes da prática.
A coerência das metodologias de ensino propostas com as competências preestabelecidas assenta na perspetiva de uma formação construtiva, entendendo esta UC como um momento de desenvolvimento pré profissional onde as experiências de ligação ao mundo do trabalho funcionam como um espaço efetivo de socialização na profissão docente. Neste sentido, considera-se que a intervenção dos estudantes nos contextos de trabalho constitui o espaço privilegiado para a aprendizagem do saber profissional.
O papel desempenhado pelos docentes cooperantes assume uma importância vital na formação permanente destes estudantes. A participação em contextos diversificados promove competências metodológicas e funcionais que possibilitam aos estudantes uma atitude questionante e problematizadora das práticas pedagógicas, fomentando práticas reflexivas, na tentativa de que a convergência e integração de todos os domínios da formação da Licenciatura em Educação Básica seja uma constante.
Nesta UC os saberes constroem-se na interação dos estudantes com os espaços formais, não formais e informais e é neste processo de confronto com a vivência da vida das instituições educativas, na capacidade para a teorizar e para encontrar as atitudes mais adequadas à intervenção docente que a formação adquire sentido.

Metodologia e provas de avaliação

- Elaboração de um relatório crítico por contexto educativo, de acordo com os documentos orientadores fornecidos pelos docentes (max: 14 pág. cada) (25% para cada relatório). Reflexão crítica sobre as aprendizagens realizadas na UC/estágio feito em sala de aula (10%).
- Elaboração de uma reflexão crítica sobre a componente de NEE (15%)
Os relatórios serão submetidos na plataforma moodle de acordo com as datas que seguidamente se apresentam. Alguns dos docentes poderão solicitar a entrega dos relatórios também impressos em papel.
Entrega dos relatórios
1º relatório – Entrega no dia 27 de novembro 2017 na plataforma moodle
2ª relatório - Entrega no dia 19 de março 2018 na plataforma moodle
3º relatório - Entrega no dia 28 de maio 2018 na plataforma moodle

A aprovação desta UC está sujeita ao cumprimento dos seguintes requisitos:
- o cumprimento das 6 semanas de estágio nas instituições, de acordo com o Regulamento de Avaliação e Frequência;
- a realização de todos os elementos de avaliação constantes no programa.

Nota:
Esta UC não pode ser realizada através de exame.
Em época de exame apenas é permitida a melhoria de nota, sendo o exame realizado sob a forma de prova oral.
O(s) pareceres serão entregues por cada um dos estudantes /par de estudantes ao educador/professor cooperante que o(s) devolverá devidamente preenchido em envelope fechado.
Dois pareceres negativos em contexto de estágio implica a reprovação da Unidade Curricular.

Regime de assiduidade

Os alunos têm de assistir a, pelo menos, 50% das aulas.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 21:18:09 Última actualização: 2010-07-19