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Modelos e Metodologias de Animação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: LAIS107    Sigla: MMA
Áreas Científicas: Pedagogia
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 37 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ema Isabel Inácio   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
­ Enquadrar e definir a Animação Sociocultural enquanto campo de ação e intervenção social
­ Identificar funções, profissões e contextos associados à Animação Sociocultural.
­ Conhecer, analisar e problematizar modelos, técnicas e práticas de Animação Sociocultural relacionando
diferentes objetivos (sociais, culturais, recreativos, económicos...)
­ Identificar perfis, funções e competências dos Animadores Socioculturais e relacionar com as diferentes
características da Animação sociocultural (instituições, suportes, equipamentos e públicos...)
­ Identificar, caracterizar e compreender algumas das metodologias se utilizam na área da Animação
Sociocultural.

Conteúdos programáticos

1 ­ Concepções de Animação Sociocultural:
­ O enquadramento histórico da Animação sociocultural desde a antiguidade até à modernidade
­ A Transformação dos tempos sociais na sociedade contemporânea:
­ Conceitos de: tempo de trabalho, ócio, tempo livre, tempo de lazer
­ Diferenças e semelhanças entre o tempo livre na Infância, Juventude, Idade adulta e na Terceira idade

2 ­ Construção da(s) identidade(s) profissional(is)
Conceito de Animação Sociocuultural e a sua ligação á intervenção social
­ O voluntariado e a profissionalização da profissão
3 ­ Contextos, práticas e metodologias de Animação Sociocultural
­ Competências e funções gerais do Animador Sociocultural
­ Diversificação de funções e de papéis em relação com os contextos e necessidades de Intervenção
­ Métodos e Técnicas de Animação Sociocultural: sistemas de planificação, técnicas e instrumentos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Num curso que forma para uma profissão – Animação Sociocultural (ASC) - que tem um caráter generalista, há que acautelar aquilo que é a matriz dominante do ponto de vista do exercício da profissão. Explora-se assim a diversidade de âmbitos da ASC, ensinando a perceber a diversidade de enfoques e públicos que a Animação Sociocultural pode abranger enquanto exercício no terreno mas procura-se também distinguir os traços identitários da profissão. Essas são as propostas de conteúdo que fazemos, consubstanciadas também em metodologias que permitem a sua apropriação. Consideramos assim que os conteúdos abordados permitem dar resposta ao objetivo geral traçado de contribuir para a conceptualização da profissão e para a aprendizagem do seu exercício.

Metodologias de ensino

As aulas são construídas em torno de dois blocos: um bloco de natureza mais teórica e outro essencialmente prático, dinamizada através de dinâmicas de grupo e jogos educativos.
O bloco teórico tem por base um conjunto de textos sobre as práticas profissionais dos animadores socioculturais, o estatuto profissional do animador sociocultural e o respectivo código deontológico. É feita a leitura, análise, apresentação e discussão de textos e elaboração de pequenos
comentários críticos.
O bloco mais prático apresenta-se como um primeiro ensaio prático das competências exigidas aos animadores em termos da dinamização de actividades socioculturais, analisando-se em cada sessão as questões pedagógicas, relacionais e comunicacionais. Os estudantes passam gradualmente de destinatários das actividades a planeadores e executores das mesmas.

Planeamento de actividades de Animação Sociocultural e actividades diversificadas dinamizadas nas aulas
(25%)distribuída com exame final

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC tem por objetivo fazer com que os estudantes se vão apropriando das metodologias adequadas a utilizar na intervenção em Animação Sociocultural – sendo a sua matriz a participação dos grupos e das comunidades em processos que levem ao seu desenvolvimento pessoal, enriquecimento cultural e bem-estar social. Os estudantes devem assim compreender a necessidade de mobilizar na ação um conjunto de técnicas que se devem enquadrar devidamente nas intenções que as subjazem. As técnicas não são assim apenas procedimentos inócuos do domínio do fazer mas também se enraízam numa área conceptual que as consubstancia e que deve ser mobilizada na intervenção. Estas finalidades implicam aquilo que procuramos fazer: um doseamento correto entre a informação fornecida pelo docente, a leitura e análise de textos pelos próprios estudantes, privilegiadamente escolhidos entre as revistas disponíveis na área (preferencialmente escritos no âmbito de práticas e projetos em que os próprios animadores são protagonistas ou assumem alguma responsabilidade) e práticas efetivas de planeamento e de concretização de atividades de animação sociocultural

Metodologia e provas de avaliação

1.Participação nas aulas (15%)
2.Apresentação e debate texto(s) e actividade em relação com o texto (20%)
3.Elaboração e desenvolvimento de actividades nas aulas práticas (30%)
4.Teste(tem por base os textos trabalhados) 35%

Regime de assiduidade

75% de presenças obrigatórias
50% para os trabalhadores estudantes

Bibliografia

ALVAREZ, G. (1990). Interaccion Social y Animacion Juvenil. Madid: Editorial Popular
ANDER EGG, E. (1999) O Léxico do Animador. Lisboa: ANASC
BENTO, António. (2003). Teatro e Animação: Outros Percursos de Desenvolvimento sociocultural no Alto Alentejo. Lisboa: Colibri
BESNARD, Pierre (1985). L’animation socioculturelle. Paris: PUF.
BESNARD, Pierre (1986). Animateur Socioculturel. Fonctios, formation, profession. Paris: PUF.
CEMBRANOS, Fernando (1998). La Animacion Sociocultural – Una Propuesta Metodologica. Madrid: Editorial Popular
GILLET, Jean-Claude (1995). Animation et Animateurs. Le sens de l’action. Paris : L’Harmattan
LAFARGUE, Paul (1991). O Direito à preguiça. Lisboa: Teorema
LOPES, João Teixeira (1993). Animação no Espaço Escolar Urbano- um estudo sobre políticas autárquicas de Animação Socioculturas. Sociologia, p.p.73-90
PÉREZ, Victor. (1993). Fuentes de la Animación Sociocultural. Madrid: Editorial Popular
Peñalba, J. L. (1999). Teoria y Prática de la Educación en el Tiempo Livre. Editorial CCS
QUINTANA, José Maria (1992). Fundamentos de Animación sociocultural. Madrid: Nancea
TRILLA, Jaume (2004) (coord.). Animação Sociocultural: teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget.
SILVA, Augusto Santos (2000). Cultura e Desenvolvimento: Estudos sobre a Relação entre o Ser e o Agir. Oeiras: Celta Editora

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