This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS20017
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Roteiros e Percursos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: LAIS20017    Sigla: RP
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 10 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   2,00
Filipe Fialho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Conhece a importância dos roteiros e percursos em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;
B. Conhece a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios;
C. Conhece e utiliza os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos;
D. Identifica in situ as principais características patrimoniais do território;
E. Elabora roteiros turísticos locais e/ou regionais fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional;
F. Problematiza e utiliza de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros e percursos.

Conteúdos programáticos

A. Os roteiros e percursos no contexto turístico
A evolução e importância do turismo em Portugal
A evolução e importância do turismo no mundo
Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada

B. A elaboração de roteiros e percursos no contexto técnico e científico
A importância do património material e imaterial
A preparação dos roteiros com base nos recursos naturais e construídos e no património
Abordagem regional e local dos roteiros e percursos com base no património museológico, edificado e imaterial

C. A elaboração prática de roteiros e percursos
Tipos de roteiros e percursos
A importância do público-alvo
A construção informada, (com base nos documentos técnicos e científicos), das propostas de roteiros e percursos
A seleção da informação
A construção do texto informativo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa,
individual ou em grupo. Serão realizadas visitas de estudo e saídas de campo, nomeadamente para atividades
de orientação no terreno, realização de percursos temáticos citadinos, realização de percursos de natureza,
etc. Aos estudantes pede­se que tenham uma participação ativa, interveniente e crítica nas propostas de
trabalho e nas atividades empreendidas; organizem, analisem e interpretem informação oral, visual e escrita;
elaborem relatórios e comuniquem resultados
Avaliação:(a) um relatório individual sobre a participação numa atividade organizada por uma entidade ou
instituição, que inclua um percurso e/ou roteiro (b)um relatório, em grupo, sobre uma das visitas efetuadas no
âmbito da U. C (c)um trabalho de projeto (em grupo) de organização e realização de um percurso com o
respetivo roteiro

Metodologias de ensino

As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Trabalho de campo (saída de campo).
Realização de um teste individual escrito.
Elaboração de pequenos trabalhos individuais e em grupo de análise de roteiros, itinerários e percursos, e de documentos conexos.
Conceção de um trabalho individual ou de grupo de criação de um roteiro turístico com audioguia.
Apresentação dos trabalhos elaborados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e conteúdos da disciplina com os princípios metodológicos enunciados em 5.
Do ponto de vista da articulação com os objetivos da disciplina a metodologia utilizada assegura os mesmos, na medida em se centra em análises integradas, baseadas no conhecimento dos princípios do de elaboração de roteiros e percursos e suas fontes diversificadas, do património à geografia e história local e regional.

Metodologia e provas de avaliação

As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Trabalho de campo (saída de campo).
Realização de um teste individual escrito.
Elaboração de pequenos trabalhos individuais e em grupo de análise de roteiros, itinerários e percursos, e de documentos conexos.
Conceção de um trabalho individual ou de grupo de criação de um roteiro turístico com audioguia.
Apresentação dos trabalhos elaborados.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa.
Os elementos de avaliação sumativa são o(s) trabalho(s) de grupo, os trabalhos individuais e o teste presencial. O teste terá um peso de 30 %, a conceção do roteiro 40 %, e os restantes trabalhos terão um peso de 30 %.

Regime de assiduidade

Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas

Bibliografia

AAVV (2013) – Plano estratégico nacional do turismo: Horizonte 2013-2015. Lisboa: Ministério da Economia. 89 p.
AAVV (2017) – Estratégia Turismo 2027 – Liderar o turismo do futuro. (documento para discussão pública). Lisboa: Ministério da Economia. 66 p.
ALVES, Teresa; FERREIRA, Carlos C. (2009) – O lado lunar da Animação Turística: uma estratégia de planeamento e desenvolvimento turístico e territorial. In PERES, A. N.; LOPES, Marcelino (2009) – Animação turística. Chaves: APAP. pp. 96-106.
BARROS, Vera Gouveia (2008) – Turismo em Portugal. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos e Pedro Calafate. 112 p.
CAVACO, Carminda (2006) – O turismo e as novas dinâmicas territoriais. In MEDEIROS, Carlos Alberto (2006) (Coord.) - Geografia de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores. p. 366-427: il.
CUNHA, Licínio, ABRANTES, António (2008) – Introdução ao turismo. 5.ª ed.. Lisboa: LIDEL. pp. 246 p.
GAIVÃO, Bernardo (2017) – Turista infiltrado. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos e Pedro Calafate. 114 p.
http://moodle.ips.pt/1718/course/view.php?id=374
OLIVEIRA, Ernesto V. (2000) – Instrumentos musicais populares portugueses. 3.ª. ed.. Lisboa: FCG.
VIDIGAL, Luís (2000) – Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
ULRICHS, Michel (2003) – Atlas de música. Lisboa: Gradiva

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 13:03:34 Última actualização: 2010-07-19