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Animação, Promoção e Património Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: LAIS20018    Sigla: APPC
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 13 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Isaura Pedro   2,00
José Gil   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante possa adquirir competências ao nível de:

a) Aquisição de conhecimentos sobre o papel da animação sociocultural no âmbito da promoção do património cultural (material e imaterial).
b) Capacidade de escolha dos instrumentos de animação adequados aos objetivos pretendidos de promoção do património cultural.
c) Apropriação de técnicas de teatro, dramatização e animação lúdica, na realização de eventos de promoção do património cultural.
A animação sociocultural na promoção do património cultural material e imaterial.

Conteúdos programáticos


1. O património cultural, a herança histórica, a participação da população no desenvolvimento local.
2. A animação sociocultural na promoção do património cultural em diferentes contextos – o seu enquadramento a nível local e nacional.
3. Os serviços educativos no âmbito de museus, palácios, fundações e centros interpretativos – o seu papel na formação e educação de diferentes grupos populacionais.
4. A dimensão lúdica na organização de oficinas e eventos de sensibilização e divulgação do património cultural.
A unidade curricular de Animação, Promoção e Património Cultural procura articular o domínio da animação sociocultural com as inúmeras vertentes de que se reveste o património cultural (nas suas dimensões materiais e imateriais), de modo a conduzir a uma consolidação de conhecimentos e práticas específicas, passíveis de serem aplicadas na promoção, divulgação e preservação do mesmo.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Neste sentido, os conteúdos programáticos abordados visam dotar os estudantes de conhecimentos ao nível conceptual e a possibilidade de os operacionalizar na análise de situações concretas, estruturando-se em dois níveis complementares:

1. No primeiro bloco programático são abordados um conjunto diferenciado de conceitos-chave, opções estratégicas e enquadramentos institucionais, que intervêm na definição, compreensão, legitimação e fruição do património cultural – entendido nas suas inúmeras configurações.

2. O segundo bloco dedica-se à exploração prática de técnicas e processos de seleção de recursos humanos e materiais, que possam apoiar a animação em contextos de atuação concretos, considerados nas suas diversas modalidades.

Através da articulação entre conceitos, o contacto com situações reais e a produção de elementos de apoio à animação é possível a apropriação, reflexão/debate, gestão, operacionalização de conhecimentos e metodologias de atuação na realização de trabalhos dirigidos à intervenção em contextos de ação.

Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-ativa na animação do património, utilizando-o como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.
A par da sustentação teórica e discussão dos diversos temas nas sessões, serão realizados contactos com serviços, empresas, “ateliers” e criadores, que desenvolvem a sua atividade promovendo aspetos específicos do património cultural ou animando ações sobre o mesmo. Envolve também, a participação em algumas das atividades, visitando as suas instalações e contactando com os seus profissionais e organizadores. Estas sessões terão um calendário próprio, com um guião previamente definido.
A ideia subjacente a estas visitas é a análise e compreensão dos inúmeros tipos de intervenção, métodos e técnicas utilizadas nas ações promovidas.
Será igualmente realizado um acompanhamento tutorial, por grupo ou individualmente, de acordo com o tema dos trabalhos a elaborar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A organização desta unidade curricular em torno dos seus dois eixos estruturantes, possibilita a abordagem a um leque alargado de problemáticas e uma diversidade de dinâmicas de animação em contextos patrimoniais.
O recurso a metodologias ativas e o contacto direto com instituições, serviços, empresas, ou outras entidades coletivas que desenvolvem uma atividade de animação do património cultural, possibilita a operacionalização dos conhecimentos teóricos e dos conceitos discutidos. Promove ainda, a observação e análise crítica de contextos reais de atuação, e a concretização da recolha, tratamento e apresentação pública de informação.


Metodologia e provas de avaliação

A organização desta unidade curricular em torno dos seus dois eixos estruturantes, possibilita a abordagem a um leque alargado de problemáticas e uma diversidade de dinâmicas de animação em contextos patrimoniais.
O recurso a metodologias ativas e o contacto direto com instituições, serviços, empresas, ou outras entidades coletivas que desenvolvem uma atividade de animação do património cultural, possibilita a operacionalização dos conhecimentos teóricos e dos conceitos discutidos. Promove ainda, a observação e análise crítica de contextos reais de atuação, e a concretização da recolha, tratamento e apresentação pública de informação.

Regime de assiduidade

O processo de Avaliação Contínua incide sobre:
1. Assiduidade e participação nas aulas (20%).
2. Dois pequenos relatórios de grupo, realizados em sala (15%).
3. Apresentação de uma performance e de uma "Mochila APPC", ambas individuais em materiais impressos e Power Point. A Performance diz respeito a uma representação ao de factos de História ao Vivo ou Animação de Museu. (50%)A Mochila APPC (5%)contem os instrumentos de trabalho e reflexão utilizados ao longo do semestre, sendo obrigatório incluir um texto de fundamentação da Performance e apresentação ao vivo em Power Point. Forma Comunicação e Conteudos Além de uma Ficha Digital sobre o espectáculo de Teatro no Património ou em Espaço Museológico obrigatório (55%).
4. Ponderação dos dois docentes (10%).
EXAME
Exame
1- Performance individual de 15 minutos, tendo por base um caso de Património Material ou Imaterial ou ainda, de História ao Vivo ou de Museu Aberto (45%). Guião e Portefólio reflexivo, individual, em PowerPoint sobre o Percurso de Criação de Performance (10 minutos) [a ser apreciado nas competências Teatrais e Artísticas espetaculares] (10%).
2-Texto de sustentação teórica sobre o papel da performance apresentada na animação patrimonial. (45%).
O processo de Avaliação Contínua incide sobre:
1. Assiduidade e participação nas aulas (20%).
2. Dois pequenos relatórios de grupo, realizados em sala (15%).
3. Apresentação de uma performance e de uma "Mochila APPC", ambas individuais em materiais impressos e Power Point. A Performance diz respeito a uma representação ao de factos de História ao Vivo ou Animação de Museu. (50%)A Mochila APPC (5%)contem os instrumentos de trabalho e reflexão utilizados ao longo do semestre, sendo obrigatório incluir um texto de fundamentação da Performance e apresentação ao vivo em Power Point. Forma Comunicação e Conteudos (55%).
4. Ponderação dos dois docentes (10%).
EXAME
Exame
1- Performance individual de 15 minutos, tendo por base um caso de Património Material ou Imaterial ou ainda, de História ao Vivo ou de Museu Aberto (45%). Guião e Portefólio reflexivo, individual, em PowerPoint sobre o Percurso de Criação de Performance (10 minutos) [a ser apreciado nas competências Teatrais e Artísticas espetaculares] (10%).
2-Texto de sustentação teórica sobre o papel da performance apresentada na animação patrimonial. (45%).
O processo de Avaliação Contínua incide sobre:
1. Assiduidade e participação nas aulas (20%).
2. Dois pequenos relatórios de grupo, realizados em sala (15%).
3. Apresentação de uma performance e de uma "Mochila APPC", ambas individuais em materiais impressos e Power Point. A Performance diz respeito a uma representação ao de factos de História ao Vivo ou Animação de Museu. (50%)A Mochila APPC (5%)contem os instrumentos de trabalho e reflexão utilizados ao longo do semestre, sendo obrigatório incluir um texto de fundamentação da Performance e apresentação ao vivo em Power Point. Forma Comunicação e Conteudos (55%).
4. Ponderação dos dois docentes (10%).
EXAME
Exame
1- Performance individual de 15 minutos, tendo por base um caso de Património Material ou Imaterial ou ainda, de História ao Vivo ou de Museu Aberto (45%). Guião e Portefólio reflexivo, individual, em PowerPoint sobre o Percurso de Criação de Performance (10 minutos) [a ser apreciado nas competências Teatrais e Artísticas espetaculares] (10%).
2-Texto de sustentação teórica sobre o papel da performance apresentada na animação patrimonial. (45%).
O A assiduidade é muito importante nesta UC Prática e Teórica que conduz a uma Performance ao vivo num espaço Museológicos e do Património.
Os estudantes trabalhadores serão escutados nas primeiras semanas e tutorias conforme os Regulamentosulamentos será encontrada uma forma de avaliação e classificação com ponderação

Bibliografia

Debord, G. (2012). A sociedade do espetáculo. Lisboa: Ed. Antígona (tradução da obra original “La Societé du Spectacle” de 1972).

Fortuna, C. e Silva, A. S. (org.) (2002). Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Ed. Afrontamento.

Lopes, M.S. (2008). Animação Sociocultural em Portugal. Amarante: Ed. Intervenção, Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Miranda, J. (2002). Teoria da Cultura. Lisboa: Ed. Século XXI.

Nabais, A. J. C. M. (1993). Nova Museologia – Novas Práticas Museológicas. Vértice, 54 (Maio-Junho).

Pereira, J., Vieites, M. & Lopes, M. (2008). A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. Amarante: Ed. Intervenção, Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Peres, A. & Lopes, M. (2007). Animação Sociocultural – Novos Desafios. Amarante: Ed. Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

Silva, A. & Jorge, V. [orgs.] (1993). Existe uma cultura portuguesa? (Mesa redonda realizada na Casa das Artes - SEC, Porto em 27 de abril de 1992). Porto: Ed. Afrontamento.

Solé, G. (org.) (2015). Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial. Braga: Centro de Investigação em Educação (Cied), Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Sousa A. (2003) Educação pela Arte e Artes na Educação (3ºVol). Lisboa: Ed. Instituto Piaget.

Trilla, J. (2005). Animação Sociocultural – teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Ed. Instituto Piaget.

Vidigal, L. (2000) - Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. Cota: 069.61 MUS.

Webgrafia
http://portal.unesco.org/culture/
http://www.unesco.pt/
http://icom.museum/


Observações

Os estudantes a exame podem e devem solicitar tutorias com antecedência para uma boa prática dos mesmos.

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 11:29:52 Última actualização: 2010-07-19