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Redes, Solidariedades e Coesão Social
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 1S
Código: |
LAIS302 |
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Sigla: |
RSCS |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
26 |
Plano de Estudos - 2014 |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Domina conhecimentos relativos a técnicas de observação e diagnóstico das relações interpessoais no seio
dos grupos sociais.
Compreende, no âmbito da Sociologia e da Antropologia, a genése teórica e metodológica das redes sociais.
Relaciona o conceito de rede social com outros similares, distinguindo a sua actualidade e especificidade face
a algumas características da sociedade actual.
Debate a possibilidade das redes constituirem um modo inovador de construção da coesão e da solidariedade
social.
Analisa os sentidos múltipos das organizações em rede no terreno das políticas e da práticas sociais.
Compreende e caracteriza a tranjectória de uma rede social em contexto, conhecendoa do ponto de vista
conceptual e de intervenção.
Sabe integrar os conhecimentos adquiridos na UC nos contextos profissionais da Animação Sociocultural.
Conteúdos programáticos
1. Nos primórdios do conceito de rede
O estudo das interações no seio dos grupos
O teste sociométrico e a construção e interpretação dos sociograma(s)
Os sociogramas como ponto de partida para a intervenção junto dos grupos.
O estudo das interacções no seio dos grupos
As terapias com base nos grupos
O sociodrama e o Teatro do Oprimido
2. As tipologias das redes: diferenças de abordagem e relações
As redes pessoais – sistemas e círculos de interação das pessoas
As redes sociais – dos primórdios do uso do conceito ao uso atual
redes e construção de identidades grupais
redes e construção de comunidades de prática
As redes políticas – a influência dos grupos sociais na construção das políticas
3.Redes e coesão Social
As práticas comunitárias de solidariedade social
As políticas desenhadas com base nas redes sociais de coesão e solidariedade social – o caso das redes
sociais das autarquias.
Intervenção em rede nos grupos e nas comunidades
Intervenção em rede: causas sociais e culturais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Com esta UC pretende-se que os estudantes aprofundem conceitos relativos ao conhecimento e à gestão de grupos humanos, importantes num curso desta natureza. Este assunto, embora previamente abordado na UC Relações Interpessoais, é aqui retomado com outras técnicas de estudo e de intervenção com as quais os estudantes não tiveram contacto. São trabalhadas as relações interpessoais, considerando-as na sua dimensão atual, isto é, num mundo de múltiplas e diversificadas formas de conexões, algumas delas especialmente interessantes para se analisar as potencialidades da sociedade civil em termos de coesão e solidariedade social. A área das redes sociais é aqui trabalhada conceptualmente e de um ponto de vista multidimensional, aprofundando-se, contudo, as dimensões de âmbito social mais significativas para a futura profissão, designadamente as redes sociais no âmbito das autarquias.
Metodologias de ensino
Discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou
com recurso à utilização de textos e outros materiais.
Elaboração e interpretação de sociogramas e análise das possibilidades de intervenção.
Visionamento de documentos audiovisuais relevantes
Recolha de informação e análise crítica sobre uma rede de coesão e solidariedade social seus objetivos e
dinâmicas de trabalho.
Seminários e sessões práticas com especialistas – terapias e desenvolvimento interpessoal em grupo;
experiências de trabalho em redes sociais de coesão e solidariedade social.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A metodologia permite que os alunos se apropriem dos conceitos teóricos – propostos através da exposição do docente e da leitura e debate de alguns textos de referência. Propõe-se ainda a contextualização conceptual na área profissional do curso através de trabalhos práticos: aplicação de um teste sociométrico e respetiva análise e proposta de intervenção; pesquisa empírica de uma rede social cujo objetivo seja a coesão e bem estar social. Os trabalhos são propostos aos estudantes à medida que o programa se vai desenvolvendo, permitindo assim que a avaliação se vá construindo em torno desses produtos que são na íntegra partilhados e discutidos na turma.
Metodologia e provas de avaliação
1.Trabalho individual:
Opções:
a)Apresentação da aplicação e interpretação de um teste sociométrico
b)Apresentação de um processo terapêutico em grupo
b) Apresentação da pesquisa sobre uma rede de coesão e solidariedade social (rede social da autarquia ou outra rede de coesão e solidariedade social).
Trabalho apresentado e entregue por escrito - ponderação de 40%
2.Teste - 60%
Regime de assiduidade
75% de presenças para estudantes, 50% para trabalhadores estudantes.
Bibliografia
Canário, R. A escola, o local e a construção de redes de inovação (1996). In: Campos, B. (Org.). Investigação e inovação para a qualidade das escolas. Lisboa: IIE, 31-58
Ferreira, I. (2004). Uma análise crítica das políticas de parceria: A metáfora da rede. Actas dos ateliers do V Congresso Português de Sociologia.
Fox, J. (2002). O essencial de Moreno. S.Paulo: Ágora.
Pavez, T. Acção Pública e Transformação de vínculos sociais em uma comunidade segregada. S. Paulo, Brasil: Comunicação apresentada ao 5º Encontro de ABCP.
Northway, M. , Lindsay, W. (1999). Testes Sociométricos. Lisboa: Livros Horizonte
Lemieux, V. (2008). Análise estrutural das redes sociais. Lisboa: Edições Instituto Piaget
Portugal, Sílvia (2006). As coisas, os modos e os laços: O papel das redes informais na provisão de recursos, in Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia - Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção.
4276 DIÁRIO DA REPÚBLICA—I SÉRIE-A N.o 114—14 de Junho de 2006
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