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Didática da Matemática no 1º ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - A

Código: MP1C20016    Sigla: DM1C
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 20 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Joana Maria Leitão BrocardoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Joana Brocardo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais da didática da Matemática no 1.º Ciclo, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem neste ciclo de ensino;
Desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor e promover a reflexão em torno da prática, nomeadamente no que diz respeito à sua componente letiva respeitante, em particular, ao ensino e aprendizagem da Matemática e à sua articulação com as outras áreas curriculares do 1.º ciclo do ensino básico;
Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração e incentivar os futuros professores a assumir, na sua futura prática profissional, uma perspetiva de formação e desenvolvimento permanentes.
Desenvolver a capacidade de investigar em educação matemática integrando-se no trabalho desenvolvido por equipas investigação.

Conteúdos programáticos

Ensino e aprendizagem numérica, algébrica, geométrica e de organização e tratamento de dados no 1.º ciclo:
- Conceitos e noções matemáticas que suportam a evolução de cada aluno e marcos fundamentais de evolução;
- O ensino da Matemática a partir do que cada aluno sabe e é capaz de fazer;
- Tarefas matemáticas: tipos, natureza, articulação e potencialidades;
- Os materiais curriculares e não curriculares que o professor pode usar e/ou adaptar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC tem como objetivo fundamental apoiar a construção do conhecimento didático de Matemática do futuro professor do 1.º ciclo e foca-se nos temas didáticos associados aos conteúdos matemáticos do 1.º ciclo.
Os conteúdos programáticos incidem sobre as questões-chave da didática da Matemática do 1.º ciclo. Foca-se o ensino e a aprendizagem dos seguintes tópicos matemáticos: as operações com números racionais nas suas diferentes representações, as propriedades das figuras planas e no espaço, as isometrias, as diferentes grandezas e processos de medição, do desenvolvimento do pensamento algébrico e da representação e interpretação de dados.
Associados à aprendizagem dos tópicos matemáticos relevantes no 1.º ciclo identificam-se marcos da sua evolução e analisam-se os materiais curriculares – tarefas, materiais manipuláveis e materiais digitais interativos (applets e programas de Geometria Dinâmica) – que podem suportar esta aprendizagem

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer individualmente quer em grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas do programa. As atividades a realizar centram-se em quatro domínios estruturante do trabalho do professor:
1. Representar ideias matemáticas
2. Planificar aulas de Matemática
3. Avaliar os conhecimentos dos alunos
4. Orquestrar discussões matemáticas coletivas
Os estudantes irão desenvolver conhecimentos específicos em cada um dos domínios anteriores e aprofundar a capacidade de reflexão sobre a eficácia da sua prática letiva.
Domínio 1. Representar ideias matemáticas. As ideias e processos matemáticos podem ser representados de muitas formas diferentes. É importante que o professor tenha um conhecimento sólido que lhe permita imaginar, analisar e relacionar várias representações e conceitos, processos e ideias matemáticas para os explorar de modo adequado e apoiar eficazmente a aprendizagem matemática dos alunos.
Domínio 2. Planificar aulas de Matemática. A planificação cuidada da aula é fundamental para promover uma aprendizagem de qualidade. De facto, conseguir que os alunos se interessem pela Matemática e desenvolvam conhecimentos sólidos requer uma cuidadosa planificação que integre o conhecimento matemático sobre os tópicos a ensinar com o conhecimento didático necessário para gerir de modo adequado as situações que são previsíveis surgir na aula.
Domínio 3. Avaliar os conhecimentos dos alunos. Avaliar é muito mais do que propor e classificar testes. Envolve a análise das interações com os alunos e das suas produções escritas e a identificação de padrões de evolução no trabalho realizado pelo aluno. Para conseguir apoiar de modo efetivo a aprendizagem dos alunos é fundamental saber avaliar o que os alunos sabem e conseguir prever como eles podem explorar as tarefas e responder aos desafios colocados pelo professor.
Domínio 4. Orquestra discussões matemáticas coletivas. A discussão de ideias e processos matemáticos é fundamental para promover a aprendizagem matemática. Durante as discussões na aula é importante que o professor coloque questões e encoraje os alunos a analisar o modo como pensam, apoiando o desenvolvimento da sua compreensão matemática. A organização de uma discussão matemática produtiva requer uma cuidadosa planificação e o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre as interações estabelecidas com os alunos e entre os alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a quatro níveis: (a) usar adequadamente as atuais orientações curriculares para ensino da Matemática no 1.º ciclo (Programa e Metas Curriculares) (b) mobilizar conceitos da educação matemática fundamentais para delinear contextos significativos para a aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo; (c) apresentar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise dos textos e episódios trabalhados na UC (d) aplicar os conhecimentos adquiridos na planificação e condução de aulas e na avaliação dos alunos e (e) planificar, recolher e analisar dados no contexto de uma investigação focada na aprendizagem da Matemática.
Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC incluirão: (i) leitura e discussão de artigos focados no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo; (ii) exploração e análise crítica de tarefas matemáticas e outros materiais curriculares; (iii) preparação, realização e análise de entrevistas aos alunos, focadas na resolução de tarefas matemáticas; (iv) preparação de intervenções em sala de aula focadas na introdução de um tópico e na condução de discussões coletivas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações:
8.1Participação num seminário (anexo 1)
8.2 Participar nas aulas realizando os trabalhos associados a cada tema (anexo 2)

Bibliografia

Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A Experiência Matemática no Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC (https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5566/1/A_experiencia_matematica_no_ens_basico.pdf)
Breda, A.; Serrazina, L.; Menezes, L.; Oliveira, P., Sousa, H. (2011). Geometria e medida no ensino básico.Lisboa: DGIDC; Lisboa (http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/temas%20matematicos/070_Brochura_Geometria.pdf)
Brocardo, J., Delgado, C., & Mendes, F. (2010). Números e operações: 1.º ano. Lisboa: DGIDC.(http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/home.htm)
Brocardo, L. Serazina, & Isabel Rocha (Eds.). (2008). O sentido do número: Reflexões que entrecruzam práticas. Lisboa: Escolar Editora. (Disponível na biblioteca da ESE)
Chapin, S., O’Connor, C., & Anderson, N. (2003). Classroom discussions: Using math talk to help students learn, Grades 1-6. Sausalito, CA: Math Solutions Publications (Disponibilizado pela docente)
Graça Martins, E., Loura, L., Mendes, F. (2007). Análise de dados. Lisboa: ME (http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/2008%202009/analise_dados.pdf)
Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. London: Sage. (disponível na biblioteca da ESE)
Mendes, F., Brocardo, J., Delgado, C., Gonçalves, F. (2010). Números e operações : 3º ano (http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/home.htm)
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM e IIE (disponível na biblioteca da ESE)
Ponte, J. P., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2003). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica (Disponível na biblioteca da ESE)
Ponte, J.; Branco, N. & Matos, A. (2009). Álgebra no ensino básico. Lisboa: DGIDC(http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf)

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