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Seminário de Investigação sobre Práticas Pedagógicas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - A

Código: MP1C20020    Sigla: SIPP
Áreas Científicas: Área Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 21 Plano de Estudos 9,0 108 243,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos AlmeidaResponsável
Jorge Manuel Bento PintoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,60
Fernando Almeida   1,80
Jorge Pinto   1,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Mobiliza conhecimentos de várias áreas do saber para a compreensão da complexidade das
práticas pedagógicas enquanto atos situados.
•Domina e mobiliza conhecimentos metodológicos na realização de projetos de investigação
•Desenvolve atividades de investigação sobre a sua prática pedagógica
•Comunica de forma eficaz, usando uma linguagem adequada
•Gere eficazmente informação relevante para a sua área académica e profissional.
•Utiliza adequadamente as tecnologias da informação e comunicação.
•Organiza e planeia o trabalho pessoal.

Conteúdos programáticos

A Investigação Educacional e as ideias do senso comum
Do conhecimento local e contextualizado ao conhecimento formal e generalizável;
O lugar dos métodos e das técnicas de investigação
O Paradigma como uma construção social;
Organização dos paradigmas: possibilidades e perspetivas.
Etapas do processo de investigação
A construção do problema;
A revisão da literatura;
A recolha de dados
A análise dos dados
Estratégias de investigação
Estudos experimentais e exploratórios;
Estudos de Caso;
A Investigação-Ação.
A utilização das técnicas de recolha de informação
observação
entrevista;
questionário
análise documental
Análise da Informação
análise estatística de dados;
análise de conteúdo.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A investigação das práticas pedagógicas é hoje reconhecida como um instrumento fundamental na
compreensão dos fenómenos educativos, mas é também vista como um processo de construção de
saberes aos mais diversos níveis que podem fundamentar e incentivar a inovação educacional bem como o próprio desenvolvimento profissional. Contudo a complexidade dos atos educativos exige processos de investigação compreensivos dessa mesma realidade.
Assim, este programa pretende ser um contributo importante para essa tarefa imperiosa de aceder e
compreender a complexidade dos atos educativos, tanto ao nível das suas práticas contextualizadas, mas também dos seus significados simbólicos. Esta perspetiva exige uma abordagem rigorosa mas aberta da investigação sobre as práticas pedagógicas

Metodologias de ensino

As metodologias de trabalho utilizadas procuram a construção de uma aprendizagem significativa para o estudante. Assim, os processos de trabalho são:
Sessões presenciais de enquadramento teórico diversificadas.
Seminários para o enquadramento metodológico de apoio à elaboração do projeto,
Trabalho colaborativo na construção do problemático do projeto
Comunicação com o professor e colegas por email.
Utilização das páginas da UC na Internet ou da respetiva plataforma interativa (Moodle).
Design do estudo e percurso metodológico (Metodologia)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de trabalho utilizadas nesta UC procuram facilitar a construção de uma aprendizagem significativa para o estudante. Deste modo as atividades a desenvolver procuram concretizar os objetivosda disciplina através da articulação dos conteúdos definidos neste programa com as necessidades e experiências dos alunos no âmbito de práticas de investigação já desenvolvidas (ou em desenvolvimento) no seu percurso académico e profissional. Procuramos pôr em evidência os processos de “learning bydoing” pois estes parecem ser os mais adequados para esta UC.Assim, como os estudantes têm que desenvolver um projeto de investigação sobre a prática em termoscurriculares para a UC Estágio IV esta disciplina também apoia a conceção e desenvolvimento desseprojeto.
Por esta razão existem diferentes formas de trabalho em função da racionalidade desta uc mas também em função das necessidades dos estudantes. Salienta-se aqui a importância decisiva do apoio à distância tanto via plataforma Moodle como por e-mail. Também em termos de avaliação há uma coerência entre os objetivos desta UC e das necessidades dos estudantes para o trabalho a desenvolver na UC de Estágio IV nomeadamente ao nível da construção do problema, na definição do design do estudo e na fundamentação da metodologia a utilizar no seu projeto de trabalho
Assim, como os estudantes têm que desenvolver um projeto de investigação sobre a prática em termos curriculares para a UC Estágio IV esta disciplina também apoia a conceção e o desenvolvimento desse projeto.
Por esta razão existem diferentes formas de trabalho em função da racionalidade desta uc mas também em função das necessidades dos estudantes. Salienta-se aqui a importância decisiva do apoio à distância tanto via plataforma Moodle como por e-mail. Também em termos de avaliação há uma coerência entre os objetivos desta UC e das necessidades dos estudantes para o trabalho a desenvolver na UC de Estágio IV nomeadamente ao nível da construção do problema, na definição do design do estudo e na fundamentação da metodologia a utilizar no seu projeto de trabalho.

Metodologia e provas de avaliação

No âmbito desta UC proceder-se-á à avaliação sistemática de:
– Aulas e sessões de trabalho;
– Participação dos(as) estudantes nas aulas e noutras atividades;
– Trabalhos produzidos pelos(as) estudantes, designadamente o “Anteprojeto”, o “Projeto Metodológico” e a “Apresentação do modelo de recolha e tratamento de dados”.


O projeto metodológico contribui em 80% para a classificação final e a “Apresentação do modelo de recolha e tratamento de dados” com 20%

Regime de assiduidade

Presencial

Bibliografia

AFONSO, N. A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico. Porto: Asa, 2005.
ALMEIDA, J. e PINTO, J. - A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença, 1990.
BARDIN, L. - Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BELL, J. - Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva, 2002.
BOGDAN, R. & BLIKEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BURGUESS,R. - A pesquisa de terreno: uma introdução. Oeiras: Celta, 2001.
CARIA, T. - Experiência etnográfica em Ciências Sociais. Porto, Afrontamento.
CLEGG, Frances. - Estatística para todos. Lisboa: Gradiva, 1990
COUTINHO, C. - Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Edições Almedina, 2013.
DENZIN, N. & LINCOLN, Y. (edt). - Handbook of Qualitative Research, London: Sage Publications, 1994.
FODDY, W. - Como Perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora, 1994
GHIGLIONE, R. e MATALON, B - O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta. 1992.
GRAUE, M, e WALSH, D. – Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
LESSARD-HÉBERT, Michelle, GOYETTE, Gabriel & BOUTIN, Gérald - Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Instituto Piaget, 1994.
MÁXIMO-ESTEVES, Lídia – Visão panorâmica da Investigação-acção, Porto: Porto Editora, 2008.
PINTO, J. & SILVA, Augusto - Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, Biblioteca das Ciências do Homem, 1986.
POIRIER, Jean, CLAPIER-VALLADON, Simone, RAYBAUT, Paul - Histórias de vida: teoria e prática. Oeiras: Celta, 1995.
QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc van - Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.
SCHREIBER, J. & ASNER-SELF, K. - Educational Research. Hoboken: John Wiley & Sons, 2011.
TUCKMAN, Bruce W. - Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ Serviços de Educação e Bolsas, 1972.

Apresentada segundo a NP 405

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Página gerada em: 2024-03-29 às 13:50:11 Última actualização: 2010-07-19