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Fundamentos da Ação Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - A

Código: MPE10016    Sigla: FAP
Áreas Científicas: Área Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE 15 Plano de Estudos_15_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Ana Moura   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Conceber a relação pedagógica estabelecida entre o docente e o aluno enquanto encontro interpessoal
marcado por duas identidades narrativas constituídas ao longo de duas biografias.
• Compreender o ensino enquanto objeto mediador entre o docente e o educando Perceber e reconhecer
as contingências sócio históricas, intrapsíquicas e interpessoais da profissão docente.
• Observar e descrever as dinâmicas do ato educativo. Identificar e descrever as resistências, bem como
facilitadores nas diversas fases da dinâmica da ação.
• Compreender a complexidade do agir educativo.
• Desenvolver uma atitude reflexiva enquanto ator do agir educativo.

Conteúdos programáticos

Módulo I
• Dimensões políticas e éticas da profissão docente
Desafios e dilemas da profissão docente.
Os docentes enquanto trabalhadores intelectuais.
Transmitir a cultura / inovar e transformar o mundo.
Fantasmática da função docente
Entre o “saber local” e a análise autoritária universalista.
• Características da profissão docente
A profissão docente enquanto profissão do humano
Os pedagogos enquanto generalistas: saberes de referência, saberes de alteridade e saberes do comum.
Os docentes enquanto especialistas da relação pedagógica.
Modulo II
• A aprendizagem como núcleo central do ato educativo
Currículo: algumas perspetivas
Ensinar e aprender: natureza dos processos
Aprender: dinâmicas e o papel dos outros
Aprender: resistências e manifestações
• Avaliação das aprendizagens como um instrumento ao serviço das aprendizagens
Avaliação: da medida à relação social
Avaliação formativa: o feedback
Avaliação formativa: instrumentos e práticas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular pretende constituir um espaço de conhecimento e reflexão sobre o agir educativo
situado. Assim, os conteúdos e o trabalho pedagógico que se organizam em dois módulos incidem
respetivamente: (i) sobre as dimensões éticas e políticas do ato educativo, numa perspetiva de reflexão na
e para a ação; (ii) sobre o ato educativo em contexto, procurando compreender os seus sentidos, os
problemas que decorrem da ação, nomeadamente dos seus protagonistas próximos e dos seus impactos
quer sociais, quer pessoais. Estes aspetos, são o núcleo central da profissão do professor, saber o que os
alunos fazem para aprender e como apoiá-los neste trabalho, tendo em conta que toda a ação do professor
se desenrola num contexto organizacional e social específico.

Metodologias de ensino

As atividades a desenvolver procuram criar condições para concretizar os objetivos desta Unidade
Curricular através da análise de práticas e da sua articulação com os conceitos que a “iluminam “ e se
projetam em novas perspetivas de ação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias seguidas são variadas de acordo com o que os objetivos da UC que se pretendem
trabalhar. Incluem sessões de trabalho coletivo, onde são abordados os grandes quadros conceptuais
expostos pelo professor por estudantes funcionando neste caso em seminário dinamizado por estudantes
individualmente ou grupos de trabalho. Incluiu sessões de trabalho em grupo de aprofundamento de
situações, ou casos reais ou construídos de episódios de sala de aula.
Esta metodologia pretende assegurar a centralidade da participação de todos os estudantes num trabalho
de construção do conhecimento tendo processo privilegiado a reflexão sobre e na ação.
Em termos de avaliação para a além da participação ao longo das sessões de trabalho da UC (aulas) há
uma avaliação em grupo sobre análise de episódios de sala de aula e um trabalho individual onde se
pretende perceber a apropriação dos instrumentos conceptuais e sua utilização trabalhados no âmbito
desta UC.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação das aprendizagens integra duas componentes
- Um trabalho de grupo
- Um trabalho individual
Cada um dos trabalhos terá uma ponderação de 50%. A realização de ambos é condição fundamental para aprovação na UC.

As (os) estudantes que optarem pela realização desta UC por exame final, podem acompanhar as atividades através do e-mail da turma. O exame final é constituído por uma prova escrita em que são colocadas questões sobre os temas e conteúdos do programa da UC.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Bibliografia

Bruner, J. (2000). Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70.

Carvalho, A. (Org.). (2004). Problemáticas filosóficas da educação. Porto: Edições Afrontamento.

Cifali, M. (1994). Le lien éducatif: contre-jour psychanalytique. Paris: Presses Universitaires de France.

Cifali, M. (1996). Démarche clinique, formation et écriture. In L. Paquay, M. Altet, E.Charlier, & P. Perrrenoud (Eds.), Former des enseignants professionnels. Quelles stratégies ? Quelles compétences ? Paris : Bruxeles: De Boeck & Larcier.

Kaës, R., Anzieu, D. & Thomas, L. (1984). Fantasme et formation. Paris: Bordas.

Marton, F. & Shirley, B. (1997). Learning and awareness. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers.
Meirieu, P. (2002). A Pedagogia Entre o Dizer e o Fazer. A coragem de começar. São
Paulo: Artmed Editora

Mortimore, P. (1999). Understanding pedagogy and its impact on learning. Londres: Paul Chapman Educational Publishing.

Morvan, J-S. (2006). Espaces éducatifs et thérapeutiques : approches cliniques
d’orientation psychanalytique. Paris : Fabert.

Nascimento, E., Gonçalves, J., Fernandes, F., & Leitão, P. (2004). Da ética à utopia em educação. Porto: Edições Afrontamento.

Paraskeva, J. (Org.) (2008). Educação e poder. Abordagens críticas e pós-estruturais. Volume 1. Mangualde: Edições Pedago, Lda.

Taylor, C. (2009). A Ética da Autenticidade. Lisboa: Edições 70

Varela, F. (1996). Quel savoir pour l’éthique ? Paris: Éditions La Découverte. Edição em língua portuguesa: Varela, F. (1996). Sobre a competência ética. Lisboa: Edições 70.

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