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Tecnologias Artísticas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: OP0001    Sigla: TECART
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 23 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 0,00
Carlos Barreto Xavier   2,00
Joana Matos   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Conhecer a evolução histórica da Tapeçaria
b) Conhecer a variedade de meios e técnicas utilizadas no âmbito da Tapeçaria
c) Apreender as qualidades tácteis e espaciais do têxtil.
d) Compreender as potencialidades plásticas e estéticas das matérias têxteis tradicionais bem
como de novos materiais.
e) Proporcionar ao aluno o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos expressivos aliados a conhecimentos teóricos, que proporcionarão, aos discentes, um breve enquadramento sobre as artes cénicas.
f)Conceber e executar um projeto de acordo com técnica(s) e materiais escolhidos, aplicadas à cenografia.

Conteúdos programáticos

a) O têxtil como elemento cultural – história da tapeçaria
b) Matérias e técnicas tradicionais
c) A Tapeçaria contemporânea e fiberart: novos materiais, novas técnicas, novas estéticas
d) Experimentação de técnicas.
e) A cenografia e a sua evolução.
f) Conceção e execução de um projeto que relacione as artes plásticas com as artes cénicas,
nomeadamente a cenografia e a cenografia digital.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Considerando as especificidades técnicas e plásticas do universo têxtil, por um lado, e, por outro, a transversalidade que a tapeçaria poderá assumir em termos das práticas artísticas, os conteúdos programáticos a explanar durante a Unidade Curricular de Tecnologias Artísticas procuram contemplar uma dupla vertente da aquisição de competências no domínio específico das técnicas e dos materiais, numa estreita relação com as modalidades do pensamento plástico em geral, tanto no que concerne às práticas bidimensionais como tridimensionais.
Neste sentido, os conteúdos desenvolvem-se em torno de três eixos fundamentais:
Em primeiro lugar, a abordagem das grandes linhas condutoras de uma renovação da linguagem têxtil durante a contemporaneidade, atendendo por um lado, às transversalidades e mestiçagens com outros domínios das artes plásticas, e, por outro, a toda uma reinvenção de técnicas tradicionais, desenvolvimento de novas técnicas e utilização de novos materiais.
Em segundo lugar serão desenvolvidas um conjunto de aproximações experimentais ao objeto têxtil que, considerando a diversidade de técnicas e materiais integrados no universo da tapeçaria contemporânea, contemplam as vertentes da tecelagem, construção/assemblagem e técnicas mistas bem como técnicas de tingimento e estampagem. A exploração destes conteúdos terá em consideração não só as características físicas dos materiais (tradicionais ou novos materiais) mas igualmente as potencialidades plásticas e estéticas das técnicas envolvidas.
Em terceiro lugar, procurar-se-á aplicar os conhecimentos técnicos e formais, adquiridos anteriormente à conceção e desenvolvimento de um projeto para uma tapeçaria integrada num espaço cénico. Aqui, para além de uma compreensão e adaptação de matérias e processos técnicos específicos do universo têxtil a modelos previamente definidos, procurar-se-á contribuir para a criação de linguagens particulares e originais, alicerçadas nas grandes linhas orientadoras das práticas artísticas na contemporaneidade.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa
a) As sessões serão centradas na execução de trabalhos práticos, de acordo com as técnicas escolhidas.
Podem ser realizados seminários de acordo com as técnicas estudadas.

b) Acompanhamento tutorial:
Sempre que solicitado será feito o acompanhamento tutorial, em pequenos grupos ou de forma individual, pessoalmente ou à distância (via email ou plataforma moodle da ESE).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A sedimentação do diálogo entre a aquisição de conhecimentos de ordem técnica, os processos criativos desenvolvidos pelos alunos e a diversidade de contextos, passíveis de apropriação e intervenção plástica, assume um papel de fundo na estruturação das aulas, com vista a promover um conhecimento dinâmico e sistematizado das questões implicadas na articulação entre tecnologia, objeto e espaço de intervenção.
Assim, o trabalho de natureza prática assentará no exame e conhecimento das características físicas e plásticas apresentadas pelos vários materiais, através de aproximações experimentais que possibilitem a aquisição sistematizada de conhecimentos tecnológicos e formais, indispensáveis às práticas artísticas têxteis aplicadas à cenografia. Ao mesmo tempo procura apresentar-se igualmente como estímulo para uma exploração consequente e fundamentada dos valores técnico – formais, plásticos, sensoriais e expressivos, inerentes ao discurso têxtil contemporâneo, promovendo a autonomia e liberdade criativa dos alunos.
Neste sentido o desenvolvimento de metodologias de projeto suficientemente flexíveis - de forma a corporalizar processos e percursos artísticos particulares – complementadas, por um lado, com a reflexão e análise crítica das trajetórias empreendidas e resultados obtidos e, por outro pelo contacto com diferentes manifestações, intervenções e processos criativos plasmados em visitas de estudo, mostra-se como uma estratégia de desenvolvimento do programa capaz de fundamentar conceptualmente a prática artística sem deixar de reservar um lugar à criação e desenvolvimento de linguagens originais, ecléticas e multidisciplinares.

Metodologia e provas de avaliação

O processo de Avaliação Contínua incidirá sobre:

Componente 1: Pesquisa e experimentação (30%)
Expressa pelo desempenho do aluno, consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de pesquisar técnicas e materiais passíveis de usar na criação têxtil bem como executar propostas para a sua aplicação.

Componente 2: Projeto (70%)
Expressa na conceção e execução de um projeto para um espaço cénico, utilizando o têxtil como elemento base associando diferentes técnicas e/ou materiais e atendendo:
a) Elaboração do projeto (10%)
b) Empenho e capacidade de concretização (40%)
c) Portfólio (20%)
O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na unidade curricular, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Penalização:
Por cada dia de atraso, relativamente ao prazo definido pelas docentes, a nota final do trabalho, sofrerá uma penalização de 0,5 valores por cada dia de atraso.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente em, pelo menos, 2/3 das aulas previstas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados.

Os alunos que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, ou dirigente associativo que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o docente, de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo, remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 03:52:27 Última actualização: 2010-07-19