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História Contemporânea e dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
PA08 |
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Sigla: |
HCM |
Áreas Científicas: |
História e Arqueologia |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer e compreender, de uma forma problematizadora, a realidade contemporânea nacional;
Compreender e avaliar, de forma crítica, a integração regional e mundial da História Contemporânea portuguesa;
Mobilizar conhecimentos do passado recente, numa perspectiva crítica, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro;
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual, revelando conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico;
Distinguir os discursos do senso comum e da ciência histórica compreendendo as suas relações;
Desenvolver capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social e na relação com os Media;
Conhecer a evolução e o papel dos media na construção da História Contemporânea.
Conteúdos programáticos
A revolução liberal e os Media
1.1. Antigo Regime e revolução liberal - continuidade e rutura.
1.2. A imprensa no séc. XIX
1.3. Do liberalismo monárquico à queda da monarquia constitucional.
2. O regime republicano
2.1. A República numa Europa monárquica.
2.2. A imprensa e o regime – convivência e confronto.
3. O Estado Novo e os Media
3.1. Organização e evolução.
3.2. Imprensa, rádio, televisão, cinema, fotografia – censura e cultura do regime
4. Os Media e o 25 de abril 1974 – revolução e ruturas
4.1. Imprensa nacional e regional
4.2. Do amadorismo das rádios pirata à internet
4.3. Televisão - técnica, cultura, cidadania, expansão e impacto social. Do serviço público aos canais privados e à televisão global
4.4. Meios de comunicação e cibermedia – produção e utilização
4.5. Meios de comunicação e cidadania
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta UC, enquanto parte integrante deste Curso tem de criar, de uma forma global e geral, o contexto em que se insere a profissão.
Conhecer as diversas épocas históricas da contemporaneidade e relacionar as diversas histórias dos diversos media com tais tempos é pois uma das finalidades desta UC.
Metodologias de ensino
As sessões presenciais decorrem sempre em dois tempos: reflexão sobre uma temática abordada em cada sessão e apoio a trabalho de intervenção a realizar ao longo do semestre.
Há textos teóricos que são apresentados em sessão presencial e que, posteriormente, são objeto de reflexão, por escrito, para trabalho fora das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Unir trabalho teórico de contextualização da história dos diversos media e as produções, de investigação, que cada grupo de dois estudantes elaboram, é a estratégia mais adequada a este tipo de Uc e de conhecimentos que pretende desenvolver.
Metodologia e provas de avaliação
Para atingir os fins enunciados a avaliação reveste-se de formas diversas:
- produção de pequenos textos em cada sessão presencial
- investigação sobre 3 figuras destacadas da história contemporânea na área da história e dos media
-produção de um ePortefólio com a história de um dos media de entre nove áreas possíveis.
-intervenção oral e crítica durante as apresentações dos trabalhos finais realizados.
Regime de assiduidade
Estudantes devem ter presença regular nas sessões.
NO caso dos trabalhadores/as-estudantes é possível a negociação de uma intervenção adicional sobre um tema da história de outro media diferente daquele que elaboraram em pequeno grupo.
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