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Projeto de Expressão e Comunicação Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: PA20    Sigla: PECA
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 17 Plano de Estudos 2015_16 5,0 30 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
João Paulo Rodrigues PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,20
Fernando Pinho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Mobilizar conhecimentos de várias áreas do saber na compreensão de problemáticas e contextos particulares.
Analisar contextos sociais e profissionais com vista à criação de produtos audiovisuais.
Caracterizar contextos sociais e profissionais.
Dominar conhecimentos metodológicos na realização de projetos de intervenção.
Utilizar conhecimentos metodológicos na implementação de projetos.
Desenvolver atividade de investigação no domínio dos audiovisuais.
Comunicar de forma eficaz utilizando as linguagens inerentes aos audiovisuais.
Utilizar adequadamente as tecnologias de informação e comunicação.
Organizar e planear o trabalho individual e de grupo.
Desenvolver e aplicar um projeto de expressão e comunicação audiovisual.

Conteúdos programáticos

Métodos de resolução de problemas
Metodologia de projeto.
Fases de construção de um projeto.
Fases de implementação de um projeto
Os projetos audiovisuais, as intervenções e os contextos
As organizações, os públicos e as expectativas
A gestão das expectativas e dos recursos
Autonomia, integração e coerência
Gerir a diversidade e a criatividade
Modalidades de avaliação de projetos no âmbito do audiovisual
Práticas e instrumentos de avaliação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a compreensão dos diversos contextos profissionais face ao envolvimento e à área, estimular a intervenção e organização de atividades, bem como proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na planificação de projetos na área daprodução audiovisual.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para o conhecimento e análise das dinâmicas de cada contexto profissional, assim como a planificação de intervenção crítica e reflexiva nos locais de estágio.
A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem a importância das políticas e estratégias de produção audiovisual, com recurso a análises cuidadas dos locais de intervenção profissional, culminando na elaboração e implementação de projetos adequados à realidade do contexto onde podem vir a estagiar a estagiar.

Metodologias de ensino

As atividades a desenvolver procurarão concretizar os objetivos da uc através da articulação dos conteúdos definidos neste programa com as necessidades e experiências dos alunos.
Assim, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
- Sessões presenciais de enquadramento teórico com o recurso a metodologias diversificadas.
- Sessões presenciais de enquadramento metodológico dos trabalhos a desenvolver pelos estudantes, nomeadamente na forma de Seminários.
- Discussão orientada sobre temas, baseada na leitura de textos.
- Comunicação oral dos resultados de diferentes actividades.
- Estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos diversos em Português, Inglês ou Francês.
- Sessões de acompanhamento tutorial.
- Realização de um pequeno projecto de intervenção, cujo relatório terá um máximo de 20 páginas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se nesta uc desenvolver um trabalho de acompanhamento reflexivo sobre os contextos de intervenção profissional selecionados, desenvolvendo uma estratégia de análise e discussão sobre os ambientes estudados.
O acompanhamento realizado pelos docentes permitirá aos estudantes desenvolverem projetos adequados aos seus possíveis locais de estágio, na resposta a duas questões essenciais: em primeiro lugar, como planificar adequadamente para cada contexto; em segundo lugar, como desenvolver e implementar um projeto de forma adequada e satisfatória, tanto para o estudante como para uma instituição de estágio.

Metodologia e provas de avaliação

No âmbito desta uc proceder-se-á à avaliação sistemática de:
- Aulas e sessões de trabalho;
- Participação dos alunos nas aulas e outras actividades;
- Trabalhos produzidos pelos alunos.

20% Discussão nas sessões de trabalho.
40% Trabalho escrito (projeto).
40% Produto audiovisual.


Regime de assiduidade

A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.
A assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência na componente de aplicação prática, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA). O estudante que não cumpra este requisito mínimo não poderá ser classificado em avaliação contínua.
As avaliações do Projeto e do Produto Audiovisual estão sujeitas à sua apresentação presencial, sem a qual o estudante não será avaliado.
A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma moodle disponível para tal ou ao correio eletrónico.

Bibliografia

ANG, T. (2005) – Manual de Vídeo Digital. Porto: Civilização.
ARANSON, I. (s.d.) – DV Filmmaking:from start to finhish. O’Reilly Digital Studio.
ARTIS, A. (2008) – The Shut up and shoot: documentary guide. Focal Press
BARBIER, J.M (1993) - Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto
Editora.
BARDIN, L. (1994) - Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
LOPES, S. (2014) – Manual Prático de Produção. Lisboa: Chiado Editora.
MARNER, T. (1999) – A realização cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
Gardies, R. org. (2006). Compreender o cinema e as imagens.
RABIGER, M. (2008) - Directing : film techniques and aesthetics. 4th ed Burlington, MA;
Oxford: Focal.
WIESE, M. (1991) - Film directing shot by shot : visualizing from concept to screen Studio
City, CA .

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Página gerada em: 2024-04-19 às 23:13:33 Última actualização: 2010-07-19