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Seminário de Práticas e Projetos Artísticos de Inclusão Social
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 1S
Código: |
PGISCA03 |
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Sigla: |
SPPAIS |
Áreas Científicas: |
Artes, Ciências Soc. e do Comp./Prog. não qualificado |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta UC tem como finalidade o conhecimento, a análise critica e a discussão em torno de diferentes tipos de projetos artísticos de inclusão social, nos vários domínios artísticos e com referenciais diferenciados, quer em termos nacionais quer internacionais. Este conhecimento, análise e discussão, tendo em consideração os pressupostos subjacentes, os atores envolvidos, as dinâmicas criadas, os modos de organização, de gestão e de avaliação dos Projetos, constitui-se como um instrumento relevante no enquadramento, conceptualização e na operacionalização dos projetos dos estudantes.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento crítico e analítico aprofundado de Projetos que, em termos nacionais e internacionais, têm as Artes como elemento estruturante nos processos de Inclusão Social. Pretende-se que os/as estudantes, ao conhecerem as possibilidades diferenciadas das Artes (visuais, literárias e performativas) nas (re)configurações individuais e coletivas, apropriem e desenvolvam competências técnicas e analíticas potenciadores da criação de projetos de intervenção, criativos e transformadores.
Conteúdos programáticos
Tendo em consideração que esta unidade curricular está centrada no estudo e análise de diferentes projetos artístico de Inclusão Social os conteúdos abordados nesta unidade curricular desenvolvem-se articuladamente em torno de duas temáticas principais:
1. Dos projetos artísticos e da intervenção inclusiva
- os projetos e as comunidades de práticas e de sentidos
- a co-construção e a partilha do trabalho
2. Análise e avaliação de projetos artísticos inclusivos
- as redes de ideias e de atores
- da avaliação intermodal e referencial
- modalidades de empoderamento e de divulgação
Metodologias de ensino
A metodologia dominante nesta unidade curricular centra-se na apresentação, análise, reflexão crítica e discussão de Projetos Artísticos de Inclusão Social, nacionais e internacionais, envolvendo diferentes tipos de parceiros responsáveis por projetos desta natureza.
Metodologia e provas de avaliação
Uma das estratégias fundamentais do trabalho nesta unidade curricular está relacionada com a apresentação, discussão e análise, individualmente e em grupo e em seminário, de diferentes tipos Projetos, das particularidades, das problemáticas subjacentes e dos modos de organização e de avaliação. A avaliação realiza-se através da apresentação de um trabalho individual que analisará as várias vertentes de um Projeto Artístico de Inclusão Social, nacional ou internacional. A classificação final resulta da seguinte ponderação: (a) participação nas aulas 40% e (b) trabalho individual 60%.
Bibliografia
Assis, M., Gomes, E. X., Pereira, J. S. & Pires, A. L. O. (eds) (2017). Ensaios entre Arte e Educação. Disponível em https://s3-eu-central-1.amazonaws.com/ .gulbenkian.pt/wp-content/uploads/sites/16/2017/10/31124940/10x10_Ensaios_entre_Arte_Educacao.pdf.
Crossick , G. & Kaszynska, P. (2016). Understanding the value of arts & culture. The AHRC Cultural Value Project. U.K.: Arts & Humanities Research Council. Disponível em https://ahrc.ukri.org/documents/publications/cultural-value-project-final-report/
Cruz, H., Bezelga, I., Rodrigues, P. S. (2017). Práticas Artísticas Comunitárias. Porto: Pele. Disponível em https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/ 10174/21519/1/ Praticas%20artisticas%20Comunitarias%20E-Book.pdf
Lopes, C. A. R. (2016). Arte inclusiva: O Projeto PARTIS UNIVERSO283. Tese de Mestrado. Dísponível em https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/88823/2/170383.pdf.
Ramos, C., S., A. (2012). Inclusão Social e Música: o projeto Centro Cultural de Amarante – Orquestra Geração. Porto: Universidade do Porto. Disponível em https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/68672/2/28320.pdf
Observações
Consoante as temáticas será apresentada bibliografia e videografia específica
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