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Artes Visuais: Linguagem, Técnicas e Materiais Artísticos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: PGISCA06    Sigla: AVLTMA
Áreas Científicas: Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PGISPA 9 Plano de Estudos_2018 6,0 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,60
Joana Matos   0,80
Pedro Felício   0,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular de “Artes visuais: Linguagem, técnicas e materiais artísticos”, tem como principais objetivos favorecer o aprofundamento do conhecimento dos estudantes sobre aspetos relacionados com a produção artística.
Neste sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos:
a) Conhecer uma variedade de práticas artísticas, considerando aspetos de natureza social, cultural, ambiental, histórica e identitária.
b) Compreender as potencialidades plásticas e estéticas dos meios e técnicas artísticas.
c) Proporcionar ao aluno o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos expressivos aliados a conhecimentos teóricos, que proporcionarão, aos discentes, um breve enquadramento sobre os meios expressivos abordados nas sessões presenciais.
d) Promover hábitos de pesquisa.
e) Desenvolver a criatividade, através da realização de um projeto artístico.
f) Conceber e executar elementos para integrar num Projeto Artístico de acordo com técnica(s) e materiais escolhidos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos a explorar durante a Unidade Curricular, pretendem explorar uma dupla vertente da aquisição de competências no domínio específico das técnicas e dos materiais, numa estreita relação com as modalidades do pensamento plástico em geral, tanto no que concerne as práticas bidimensionais como tridimensionais. Nesse sentido serão abordados os seguintes conteúdos:
1. A práticas artísticas enquanto elemento de inclusão social.
2. Linguagens, Meios e Técnicas Bidimensionais.
3. Linguagens, Meios e Técnicas Tridimensionais.
4. Planeamento, experimentação e desenvolvimento de projetos, através de processos colaborativos e participativos com diversos públicos.


Metodologias de ensino

No desenvolvimento desta Unidade Curricular serão privilegiadas metodologias ativas, que assentam na realização de sessões de trabalho que contemplam:
1. Apresentação e discussão de exemplos e problemáticas geradas pelas práticas artísticas.
2. Experimentação prática de técnicas e materiais com fim ao desenvolvimento de projetos artísticos integrados.
Todo o processo de trabalho será documentado num registo individual (Diário de Bordo/ Portfólio Digital/ ...) que evidencie os caminhos apontados, desenvolvidos ou abandonados, referências plásticas, artísticas e conceptuais que fundamentam os processos e opções tomadas, bem como as sucessivas etapas da sua construção.
O percurso realizado nesta Unidade Curricular será alvo de uma orientação contínua e individualizada quer através de acompanhamento tutorial quer através da realização de sessões de reflexão, análise, debate e avaliação dos processos de trabalho e resultados obtidos.

Metodologia e provas de avaliação

O processo de Avaliação Contínua incidirá sobre:
Componente 1: Participação, pesquisa e experimentação (50%)

a) Participação nas aulas e capacidade de pesquisa (30%)
b) Portfólio Digital (20%)

Componente 2: Integração em Projeto (50%)

a) Conceção de elementos para um Projeto Artístico Integrado (10%)
b) Execução de elementos para um Projeto Artístico Integrado (40%)

O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na unidade curricular, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.


Regime de assiduidade

Presencial, de acordo com o definido no Regulamento de Frequência e Avaliação do IPS/ESE.

Bibliografia

Adams, D & Goldbard, A. (2001). Creative Community: The Art of Cultural Development. NY: Rockefeller Foundation, Creativity & Culture Division.
Barbosa, A.M. & Rejane, G.C. (2008). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP.

Leavy, P. (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. NY: The Guilford Press.

Cruz, H., Bezelga, I. & Rodrigues, P. (2017). Práticas Artísticas Comunitárias. PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural; CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora; FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Disponível em URL: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/21519/1/Praticas%20artisticas%20Comunitarias%20E-Book.pdf

Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos. Coleção Educação e Trabalho Social. Porto: Porto Editora.

Traquino, M (2010). A Construção do Lugar. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.

Ventosa, V. (2004). Métodos activos y técnicas de participación. Madrid: Editorial CCS.

Observações

O trabalho prático desenvolvido na componente 2: Integração em Projeto, será direcionado ao projeto definido na unidade curricular de Projeto Artístico de Inclusão Social. Caso o/a estudante não tenha esse projeto definido, esta componente de avaliação será direcionada a um projeto a desenvolver pelo/a estudante para o efeito.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 03:50:37 Última actualização: 2010-07-19