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Envelhecimento e Bem-Estar

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: PGISCA07    Sigla: EBE
Áreas Científicas: Ciências Soc. e do Comp./Prog. não qualificado
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PGISPA 9 Plano de Estudos_2018 6,0 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves CerqueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,60
Andreia Filomena Cerqueira   0,80
Ema Isabel Inácio   0,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

(1) Compreende o envelhecer numa perspetiva coletiva e individual;
(2) Reconhece a complexidade e a relevância da Saúde ao envelhecer;
(3) Estabelece relações entre a Arte, a Inclusão e o Bem-estar das pessoas idosas;
(4) Identifica os principais documentos de referência nacionais e internacionais relacionados com a Saúde ao envelhecer;
(5) Desenvolve estratégias para promover o bem-estar físico e psicológico através da expressão criativa e da criação de ambientes terapêuticos, inclusivos e promotores de saúde e bem-estar para a comunidade sénior;
(6) Compreende a intervenção terapêutica pela arte como experiência de partilha de uma herança simbólica de vivências efetivas e temas arquetípicos;
(7) Encoraja oportunidades de expressão emocional através de técnicas criativas e vivências relacionais significativas em grupos intergeracionais;
(8) Encoraja a interação social, o contacto físico e a comunicação/expresssão emocional, reduzindo o isolamento e a privação sensorial da pessoa idosa.

Conteúdos programáticos

(1) O envelhecer:
Perspetiva coletiva (económico-político-social)
Perspetiva individual (bio-psico-espiritual)

(2) A Saúde no envelhecer:
Saúde e Promoção de Saúde
Vulnerabilidade e Reflexões Éticas
Referenciais de Conhecimento Científico

(3) A Promoção da Saúde da Pessoa Idosa através da Arte:
Definição e contributos da Arte e da Educação
Anatomia Experiencial
Corpo Sujeito e Memória Corporal
História de Vida e Narrativas Pessoais
Arte Terapia e Recursos Criativos Integradores
Atividades e Projetos Artísticos com Pessoas Idosas e/ou em Dinâmicas Intergeracionais

(4) O Mapa Concetual
Especificades e Contributos
Apresentação, partilha e transferência



Metodologias de ensino

(1) Método expositivo e participativo;
(2) Leitura e análise de documentos de referência;
(3) Análise de audiovisuais que suportam os diferentes conteúdos;
(4) Recurso a simulador do envelhecer;
(5) Discussão e debate em pequeno e grande grupo;
(6) Apresentação oral;
(7) Desenho de mapa concetual;
(8) Enquadramento multissensorial e multidisciplinar de algumas técnicas de métodos de Arte Terapia pelo movimento Terapêutico e pela Narrativa Criativa;
(9) Processo vivencial e terapêutico de expressão artística com recurso a variados mediadores criativos.

Metodologia e provas de avaliação

(1) Mapa concetual, mobilizando e aplicando os conhecimentos apreendidos ao longo da UC, que poderá constituir-se como uma referência na construção do projeto artístico de inclusão social (40%)

(2) Criação e apresentação de uma sessão/ atividade de promoção da saúde e bem-estar da pessoa idosa, através das expressões artísticas (40%)

(3) A participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas nas aulas (20%)

Regime de assiduidade

De acordo com o regulamento académico

Bibliografia

Cann, P. L. (2017). Arts and cultural activity: A vital part of the health and care system. Australasian Journal on Aging, 89-95.

Cohen, Bonnie Bainbridge (2015). Sentir, Perceber e Agir: Educação Somática Pelo Método Body Mind Centering. São Paulo: Sesc.

Davies, C., Knuiman, M., & Rosernberg, M. (2016, january 5). The art of being mentally healthy: a study to quantify the relationship between recreational arts engagement and mental well-being in the general population. BMC Public Health, pp. 1-10.

Halprin, Anna (2000). Dance as a Healing Art: Returning to Health with Movement and Imagery. Mendocino: LifeRhythm Books.

Nunes, L., & Cerqueira, A. F. (2017). Ética nos cuidados à pessoa idosa: Para uma ética da anciania. In I. Lage, Cuidados e Envelhecimento: Perspetivas da Enfermagem (pp. 39-60). Lisboa: Coisas de Ler.

Olsen, Andrea (1998). Body Stories - A Guide to Experiential Anatomy. New York: Station Hill.

Rhyne, Janie (2002). Arte e Gestalt: Padrões que Convergem. São Paulo: Summus Editorial.

Sandel, Susan (1995). Dance Movement Therapy with Aging Populations (pp. 133-143). In Fran Levy, Dance and Other Expressive Art Therapies. London: Routledge.

World Health Organization. (2017). Global strategy and action plan on ageing and health (2016-2020). Retrieved from WHO: who.int

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Página gerada em: 2024-05-02 às 08:07:41 Última actualização: 2010-07-19