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Seminário de Investigação e de Projeto I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 1S

Código: PG_EE06    Sigla: SIP1
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 16 Plano de estudos_14 5,0 25

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,67
Gina Lemos   1,00
Luísa Ramos de Carvalho   0,60

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular pretende-se que os formandos: (i) desenvolvam modos de ver e compreender as situações e contextos educativos inclusivos que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas e exclusivas; (ii) aprofundem e se apropriem das modalidades teórico metodológicas que presidem à investigação em educação; (iii) saibam delinear uma temática, e, no seu seio, sejam capazes de delimitar um tema em torno do qual desenvolverão os seus projetos; e (iv) conheçam e saibam utilizar a metodologia de investigação em educação e os principais instrumentos de recolha e de análise da informação.

This curricular unit aims: (i) to develop ways of seeing and understanding inclusive educational situations and contexts that are distant from common sense and from uncritical repetition of standardized and exclusive educational interventions; (ii) to deepen the understanding of theoretical methodological modalities that inspire research in education; (iii) to know how to outline a theme, and, within it, be able to delimit a theme around which to develop their projects; and (iv) to know how to use the research methodology in education and the main instruments for the collection and analysis of information.

Conteúdos programáticos

1. Questões epistemológicas da investigação educacional
Os valores e a investigação educacional
O problema da objetividade
A causalidade, a prescrição e a (re)invenção da intervenção pedagógica
A investigação como componente da prática educativa
Processos de investigação, processos de autoformação
A investigação como um processo de inovação educacional

2. Questões de metodologia em investigação educacional
Os diferentes paradigmas da investigação educacional
Métodos quantitativos e qualitativos na investigação educacional
Métodos e procedimentos de recolha e análise da informação

3. A investigação em diversos contextos educativos.
A investigação como suporte da formação contínua de professores do ensino regular
A investigação e o seu papel na construção de uma escola inclusiva para todos

4. Como elaborar um projeto de investigação


1. Epistemological questions of educational research
Values and educational research
The problem of objectivity
The causality, prescription and (re) invention of pedagogical intervention
Research as a component of educational practice
Research processes, self-training processes
Research as a process of educational innovation

2. Questions of methodology in educational research
The different paradigms of educational research
Quantitative and qualitative methods in educational research
Methods and procedures for collecting and analyzing information

3. Research in various educational contexts.
Research as a support for continuing education of teachers
Research and its role in developing an inclusive school for all

4. How to prepare a research project



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos visam três grandes objetivos da UC: a) o desenvolvimento de modalidades de discernimento das situações educativas libertas do senso-comum e a consequente construção de uma conceção complexa dessas mesmas situações, informada por uma capacidade de situar epistemologicamente o paradigma da investigação em educação; b) o desenvolvimento da capacidade de delimitar temáticas que se prestem à investigação; c) o desenvolvimento de uma utilização proficiente dos dispositivos, instrumentos e procedimentos de recolha e de análise das observações.

Metodologias de ensino

A UC desenvolve-se em torno do trabalho de projeto ou de investigação que explorará um tema de pesquisa, para o qual contribuem as aulas presencias, a orientação tutorial e o trabalho de terreno realizado em articulação com outras UC. Espera-se que os formandos (a) estejam presentes nas aulas e participem na discussão das questões em análise; (b) leiam, analisem e discutam os textos de apoio disponibilizados; (c) apresentem nas datas acordadas o ponto de situação dos seus projetos e os próprios trabalhos. No acompanhamento tutorial, presencial e/ou à distância, os formandos são apoiados e orientados na realização do trabalho de projeto ou de investigação, e são esclarecidos nas suas questões e dúvidas.


The curricular unit is developed around research or work project that will explore a research topic, to which attendance classes contribute, tutorial orientation and field work carried out in articulation with other curricular units. It is expected that the trainees (a) are present in the classes and participate in the discussion of the issues under analysis; (b) read, analyze and discuss the available texts; (c) are present on the agreed dates to give the status of their projects and their work. In the tutorial, face-to-face and/or distance learning, the trainees are supported and guided in carrying out the research or project work and are clarified in their questions and doubts.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os estudantes façam quer uma primeira aproximação a questões epistemológicas de investigação quer a construção de conhecimento em situações educativas, bem como conheçam a metodologia de investigação em educação e algumas das principais técnicas utilizadas.
Pretende-se ainda que os estudantes participem na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; leiam, analisem e discutam os textos de apoio apresentados; realizem os trabalhos previstos, particularmente a conceção de um projeto de investigação-ação de preferência concebido em contexto real de prática docente.

Metodologia e provas de avaliação

Realização de um trabalho no âmbito de um projeto/investigação, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC. Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado. Periodicamente, ao longo do semestre e durante as aulas que funcionarão segundo a modalidade de seminário, os formandos farão o ponto de situação do desenvolvimento dos seus trabalhos.Para salvaguardar os direitos dos formandos em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Elaboration of a proposal of research or work project, articulated with the work developed in other curricular units. This proposal should reflect the experience and acquired knowledge, translated into a coherent, pertinent and theoretically grounded discourse. Periodically, during the semester and during the classes that will work according to the modality of seminar, the trainees will make the report about the development of their work. To protect the rights of trainees under specific registration status, the modalities of assessment will be negotiated on a case-by-case basis.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua

Bibliografia

Almeida, L. S., & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilíbrios.

Carvalho, A., Pereira, M., & Festas, I. (2017). Indicadores precoces de dislexia de desenvolvimento: Um estudo longitudinal. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 4(2), 71-88. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3208

Moreira, P. A. S., Bilimória, H., Pedrosa, C., Pires, M. F., Cepa, M. J., Mestre, M. D., Ferreira, M., & Serra, N. (2015). Engagement with school in students with special education needs. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 15(3), 361-375.

Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Sousa, A. B. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte.

Observações

Por respeito ao superior interesse de todas as crianças e jovens e de cada um, os objetivos, os conteúdos e a bibliografia desta UC ora submetidos serão devidamente adaptados em função da legislação que, entretanto, for publicada no âmbito da educação inclusiva.

[Consultar os materiais disponibilizados pelas docentes]

Regarding the highest interest of all children, and young people and each person, the objectives, contents and bibliography of this Unit will be adapted according to the legislation published in the context of inclusive education.

Opções
Página gerada em: 2024-04-23 às 21:06:21 Última actualização: 2010-07-19