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Dinâmicas de Envelhecimento

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: AF02    Sigla: DE
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 17 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves CerqueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Andreia Filomena Cerqueira   2,00
Patricia Arguello   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o fenómeno do envelhecimento populacional nas sociedades ocidentais.
Compreender o processo de envelhecimento nos seus múltiplos factores e variáveis.
Dominar técnicas e cuidados básicos psicossociais que ajudem ao bem-estar da pessoa idosa.
Promover a cidadania activa da pessoa idosa e a sua inserção social.
Encaminhar e acompanhar a pessoa idosa a respostas sociais e serviços de apoio na comunidade.

Conteúdos programáticos

Perspectivas sociológicas sobre o envelhecimento nas sociedades ocidentais.
Perspectivas psicológicas sobre o self ao longo da vida e as mudanças que decorrem do processo de envelhecer (ciclo vital).
Os factores de crise associados à terceira/quarta idade e as influências socioculturais, assim como aspectos singulares da sua vivência.
Determinantes de saúde da pessoa idosa.
Problemas de saúde mais comuns.
Promoção de saúde da pessoa idosa – papel dos cuidadores informais.
Estímulos sociocognitivos e socioeducativos no processo de envelhecimento
O ócio e o tempo livre: dinâmicas de animação, cidadania e bem estar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos foram elaborados em estreita ligação com os objetivos do programa, permitindo avaliar no final de cada unidade se os mesmos estão a ser apropriados pelos estudantes e se estão a permitir que construam as aptidões e atitudes previstas, se é necessário reforçar algum tipo de conhecimento ou modificar a forma como estão a ser trabalhados. De referir ainda que os conteúdos apresentados são considerados relevantes, atendendo ao contexto local, regional, nacional e internacional nesta área do conhecimento.

Metodologias de ensino

Análise de documentos
Leitura de textos/extratos de trabalhos académicos/de investigação
Produção escrita de pequenos textos
Recurso a simulador do envelhecer
Jogo dramático (role play)
Discussão/debates em pequeno e grande grupo
Entrevista e construção da história de vida
Contacto com pessoas idosas e especialistas ligados a instituições da comunidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Procura-se investir em dinâmicas que considerem o estudante numa posição ativa, de construção do conhecimento e de atitudes adequadas face à pessoa idosa, pois as mesmas são estruturantes do papel profissional que se pretende que venham a exercer. Em todas as aulas se procura incluir a construção de situações práticas que estimulem a participação individual, a discussão e a reflexão em grupo. O contacto com pessoas idosas, nomeadamente construindo uma história de vida que será trabalhada ao longo das várias sessões, permitirá que os conteúdos se articulem naturalmente com a sua exploração de uma forma situada e contextualizada.

Metodologia e provas de avaliação

1- Fichas formativas (individual/40%):
Momento 1
Momento 2

2- Construção da história de vida de uma pessoa idosa (a pares) e respetiva análise e perspetiva de intervenção (30%):

3- Reflexão individual sobre a aprendizagem obtida com o processo de trabalho de construção da história de vida (10%).

4- Assiduidade e Participação (20%).




Regime de assiduidade

A assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência nas aulas de aplicação, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Bibliografia

Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2014). Parecer sobre as vulnerabilidades das pessoas idosas em especial das que residem em instituições. CNECV. [Online] julho de 2014.

Crisp, Lord Nigel, et al (2014). Um futuro para a Saúde: Todos temos um papel a desempenhar. Lisboa : Fundação Caloust Gulbenkian, 2014. 978-989-8380-18-0.

Direção Geral de Saúde (2012). Plano Nacional de Saúde 2012-2016 Eixo Estratégico - Cidadania em Saúde. Direção Geral de Saúde. [Online] janeiro de 2012.

Ministério da Saúde (2004). Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas. Portal da Saúde. [Online]

Figueiredo, C.C (2013). Muito Iguais, inteiramente diferentes. In José Dantas Lima Pereira / Marcelino de Sousa Lopes/ Tânia M. Moreira Rodrigues (Coord). Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria: A Intervenção social, cultural e educativa na Terceira Idade. Chaves: Intervenção. 


Fonseca, A. M. (2004), Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi editores.


Fontaine R. (2000), Psicologia do Envelhecimento. Lisboa: Climepsi editores, 
Marques, Sibila (2011).
Discriminação da Terceira Idade, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.


Paúl C; Fonseca, A. M. (2005) Envelhecer em Portugal. Lisboa: Climepsi editores.
Pinheiro, J.P. (2013).

Programas integrados de intervenção no (e para) o ócio, a partir do local e no âmbito da senioridade, in José Dantas Lima Pereira / Marcelino de Sousa Lopes/ Tânia M. Moreira Rodrigues (Coord) .Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria: A Intervenção social, cultural e educativa na Terceira Idade. Chaves: Intervenção.

Soares, Célia, et al (2014). Are Social Representations of Positive Ageing Really Effective? The ageing process through the yes of elderly . Journal of Spatial and Organizational Dynamics: Ageing , Care and Quality of Life. Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics, 2014, Vol. II, 2, pp. 41-54.

World Health Organization (2002). Active Ageing: A Policy Framework. A contribution of the Second United Nations World Assembly on Ageing. World Health Organization. [Online] April de 2002.

World Health Organization (2015). World report on ageing and health. World Health Organization. [Online] 2015.

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Página gerada em: 2024-03-29 às 13:16:45 Última actualização: 2010-07-19