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Respostas Sociais de Apoio à FamÍlia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: AF08    Sigla: RSAF
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 19 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Isaura Fernanda Graça PedroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Isaura Pedro   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O programa desta Unidade Curricular pretende desenvolver uma perspetiva alargada da diversidade de contextos sociais em que se situam os sistemas familiares e o conhecimento de medidas, modelos, ações, direitos e técnicas de apoio à família, tendo por principais objetivos:

- Compreender a importância dos direitos humanos e localizá-los historicamente e na atualidade, identificando os que dizem respeito à família;
- Compreender e debater o conceito de necessidades básicas de vida e de bem estar social;
- Distinguir as diferentes perspetivas de Ação Social compreendendo a sua relação com as Políticas Sociais;
- Conhecer as bases do Estado de Providência e a sua importância face à exclusão social;
- Distinguir o que significa pobreza, privação e exclusão social, igualdade e equidade;
- Identificar, no âmbito das políticas sociais estatais, as que dizem respeito à família, percebendo quais as entidades governativas que intervêm sobre as questões da família;
- Conhecer os sistemas de proteção social à família;
- Identificar e diferenciar as diferentes respostas sociais apoiadas pela Segurança Social, bem como as regras que as regem;
- Identificar nas organizações sociais as respostas à família apoiadas pela Segurança Social;
- Relacionar as diferentes respostas sociais com as faixas etárias de maior vulnerabilidade social;
- Compreender as problemáticas da dependência social e equacionar formas de as superar;
- Contextualizar a abordagem sistémica da Família e o Modelo Ecológico de Desenvolvimento Humano nas famílias contemporâneas;
- Desenvolver estratégias de caraterização, intervenção e acompanhamento familiar.


Respeitando o artigo 6º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, a descrição do referencial de competências organiza-se de acordo com os domínios: conhecimentos, aptidões e atitudes.
No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:

No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:

CONHECIMENTOS
C1 Conhecimento da evolução histórica dos diferentes modelos de Ação Social;
C2 Conhecimento dos sistemas e âmbitos de proteção social à família;
C3 Conhecimento da intervenção social familiar dentro da abordagem sistémica e ecológica da pessoa e da família;
C4 Conhecimento de técnicas e dispositivos de caracterização e intervenção familiar.

APTIDÕES
AP1 Analisar e identificar apoios sociais à família na comunidade próxima e alargada;
AP2 Refletir sobre a instituição familiar atual e suas principais problemáticas;
AP3 Caracterizar e analisar os recursos da família face às suas necessidades de inclusão social;
AP4 Desenvolver respostas adequadas de mediação e acompanhamento de famílias;
AP5 Mobilizar e relacionar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares na compreensão e utilização dos conteúdos desta UC.

ATITUDES
AT1 Evidenciar autonomia e empatia na comunicação com a família e serviços de ação social;
AT2 Demonstrar capacidade de articular os diferentes meios, medidas e políticas sociais numa resposta integrada e assertiva face aos problemas identificados na família;
AT3 Evidenciar uma perspetiva educativa e comunitária no reconhecimento dos direitos sociais e na intervenção com as famílias.

Conteúdos programáticos

1. Abordagem ecológico-sistémica da família
1.1. Importância da relação pessoa-contexto
1.2. Sistemas e subsistemas em relação
1.3. Transformações e adaptações do sistema familiar
1.4. Qualidade dos contextos educativos locais
2. Dinâmicas de comunicação e regulação familiar
2.1. Distribuição e regulação de papéis familiares
2.2. Dinâmicas de comunicação na família
2.3. Regulação extrema nos processos educativos
2.4. Redes de suporte social e envolvimento escolar
3. Envolvimento da família na educação e aprendizagem dos filhos
3.1. Diferentes dimensões de uma parentalidade positiva
3.2. A formação de pais no âmbito da parentalidade
3.3. O envolvimento dos pais nas aprendizage dos filhos
3.4. A importân cia relação escola-família comunidade
3.5. Diferentes tiposde relação escola-família-comunidade
4. Respostas sociais e socioeducativas dirigidas à família
4.1. A proteção social à família – pobreza, exclusão social
4.2. Respostas educativas e culturais dirigidas à família
4.3. Os programas de educação e formação parental




Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos abordados promovem uma visão global das várias medidas e políticas sociais de apoio à família, bem como a informação básica necessária para a compreensão do sistema familiar à luz de problemáticas atuais, permitindo atingir os objetivos desta UC de forma integrada.

Metodologias de ensino

A gestão do programa desta UC e todo o seu processo de estudo e aprendizagem serão desenvolvidos através de métodos ativos e participativos:

- Análise e interpretação de documentos - artigos de investigação, artigos de imprensa, fotografias, representações artísticas da família, filmes e documentários;
- Produção escrita de pequenos textos de recensão crítica;
- Jogo dramático e jogo de papéis;
- Estudo de caso;
- Interpretação e construção de instrumentos de análise e avaliação familiar;
- Círculo de estudos e debate em pequeno e grande grupo;
- Feira de ideias e investigação intervencionista;
- Pesquisa descritiva (quantitativa e qualitativa);
- Criação de PIAF (Plano Individual de Apoio Familiar)
- Seminário sobre programas e práticas direccionadas ao bem estar familiar

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Tendo em conta o objeto de estudo desta UC, são privilegiados métodos ativos e participativos que permitem ao aluno situar-se de forma mais vivencial no seu processo de aprendizagem, num diálogo constante entre a sua realidade e uma perspetiva mais macroscópica dos fenómenos estudados. Concorrem igualmente para uma eficaz realização dos objetivos desta UC as técnicas de pedagogia da descoberta e a articulação entre o trabalho individual, de pequeno grupo e de grande grupo, oferecendo uma abordagem dinâmica e interativa das temáticas abordadas.

Devido ao surto COVID-19 as aulas teóricas e teórico-práticas presenciais foram substituídas por um ensino remoto, com realização de sessões/aulas síncronas realizadas através da Plataforma Colibri-Zoom no horário previsto para a Unidade Curricular. O acompanhamento ao trabalho autónomo dos alunos foi concretizado com tutorias nas Plataformas Colibri-Zoom, Teams e ainda através do correio eletrónico.
As dinâmicas de grupo presenciais foram substituídas por exercícios e role-playng concretizados nas sessões síncronas e em trabalho autónomo dos al

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua desta UC realiza-se em três modalidades complementares:

11. Texto de reflexão individual das aprendizagens realizadas na UC e das suas implicações para a atividade profissional em SFC
(40%)
2. Apresentação oral da reflexão escrita, (10%)
3. Trabalho de Grupo, 3 tarefas propostas em aula e apresentadas em PowerPoint(50%)


Regime de assiduidade

A regulação da assiduidade dos estudantes do CTeSP decorre do normativo de funcionamento destes cursos.

Opções
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