This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > AF12
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Problemas Sociais Contemporâneos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: AF12    Sigla: PSC
Áreas Científicas: Trabalho social e Orientação
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 17 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Ana Alcântara   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a complexidade do mundo actual e os grandes desafios que o Homem enfrenta num quadro de globalização hegemónica.
- Caracterizar as crises económica, demográfica/migratória e cultural, examinando os principais pontos de vista sobre os problemas sociais contemporâneos delas decorrentes.
- Analisar os processos identitários, marcados pela crescente mobilidade e interação de estilos de vida em espaços urbanos.
- Debater os problemas decorrentes da explosão demográfica, do envelhecimento e das migrações.
- Avaliar alguns problemas como o da violência sobre as crianças, o racismo, a xenofobia, os fundamentalismos e os atropelos aos direitos humanos.
- Gerir o saber das várias ciências sociais e humanas como fontes de conhecimento relevante para a sua área profissional.

Conteúdos programáticos

1. Problemas Sociais Contemporâneos

Identificação dos principais problemas sociais contemporâneos em Portugal, na Europa e no Mundo.
As perspectivas dos cientistas sociais e a participação cívica em contextos nacionais e transnacionais.
As crises económica, demográfica e cultural.

2. As Ciências Sociais face aos problemas sociais contemporâneos

Antropologia Migrações S-N. A integração na UE das minorias étnico-culturais e os fenómenos de racismo e xenofobia.
C. Política O terrorismo internacional. Globalização hegemónica.
Demografia Explosão demográfica. Envelhecimento da população. Crise da família.
Economia Crise económica e financeira. Desemprego. Consumismo e endividamento.
Geografia Os fogos e o ordenamento do território. Os recursos naturais e a pobreza no mundo. Desertificação do mundo rural e a metropolização.
História O choque de Civilizações.
Psicologia S. Maus tratos infantis e crianças em risco. As identidades híbridas em sociedades multiculturais.
Sociologia O narcotráfico. Insegurança e violência urbanas. Culturas juvenis e marginalidades. Os sem-abrigo.
Cidadania A crise da democracia: o abstencionismo.

3. Implicações Educacionais e de Cidadania

A Juventude e acção social e cívica.
Aprendizagem e Cidadania em torno dos problemas sociais contemporâneos.

Software

Moodle

Zoom-colibri


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Renovados desafios se apresentam às sociedades contemporâneas. No mundo globalizado, os problemas sociais são cada vez menos locais. Na óptica de uma cidadania global, os problemas dos outros são também os nossos. Esses desafios têm de ser problematizados e enfrentados de diferentes perspectivas: política, cultural, económica, sociológica, antropológica, geográfica.
Enfrentar, de forma séria, os graves problemas sociais contemporâneos exige análise e reflexão, para identificar algumas das suas causas e os tentar resolver ou, pelo menos, atenuar as suas nefastas consequências. A sua (re)solução, em muitos dos casos, implica disponibilidade, empenhamento cívico e novas formas de cooperação.
Não sendo possível (nem necessário) uma abordagem (transdisciplinar) exaustiva de todos os problemas sociais, por limites temporais e por razões didácticas, foram seleccionados alguns dos mais significativos (havendo abertura a outras propostas vindas dos estudantes).

Metodologias de ensino

Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle, Zoom-Colibri e ao correio eletrónico.

Espera-se uma participação activa dos estudantes no desenrolar de todas actividades (lectivas e não lectivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através da participação nas aulas síncronas, nos encontros de orientação tutória à distância e na moodle.

Os diferentes temas e conteúdos serão organizadas pela docente em aulas síncronas on-line teóricas e práticas. E através do trabalho autónomo proposto através de matérias disponibilizados na plataforma Moodle.
As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:

- Leitura comentada e reflexão crítica de textos da imprensa escrita.
- Organização e dinamização de debates na turma.
- Acompanhamento tutorial com especial enfoque nas actividades de pesquisa documental e empírica e a na dinamização das aulas síncronas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Primeiramente, cada grupo de estudantes escolhe um problema social contemporâneo (PSC) para um estudo analítico aprofundado que deverá ter conta (i) as suas manifestações em Portugal e, pelo menos, num outro país; (ii) as diversas implicações (sociais, politicas, culturais, educacionais, …) decorrentes do PSC em questão; (iii) a enunciação fundamentada de hipóteses de (re)solução do PSC estudado.
Numa segunda etapa, o grupo apresenta o seu trabalho de pesquisa aos restantes colegas através da dinamização de uma aula síncrona, onde é privilegiado o espaço para o debate/contraditório.
Procura-se assim incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares. Tal não invalida a concretização de actividades individuais: (i) pesquisa, na imprensa nacional e internacional, de material relativo ao problema social contemporâneo seleccionado para estudo e análise; (ii) redacção de um comentário critico a textos e/ou documentos divulgados (na moodle) pelo docente.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula síncrona por semana e o ensino à distância dificulta, e de uma partilha constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível na dinamização das aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.
A classificação final terá em conta os seguintes parâmetros:
• Participação pertinente nas aulas. (10%)
• Relatório/reflexão (individual) sobre as respostas sociais, associativas, institucionais ou de caráter pessoal que existem e/ou estão a ser implementadas nas áreas de residência das estudantes (freguesia, bairro, cidade, vila, etc…) para apoiar as populações face a pandemia do COVID-19. Devem referir iniciativas que visem apoiar as populações mais vulneráveis (idosos, doentes, crianças, etc…) mas também de apoio entre vizinhos e/ou comunitário. (20%)
• Trabalho de investigação individual e apresentação oral em aula síncrona. Consiste numa investigação bibliográfica em ambiente web sobre a implicação da pandemia Covid-19 no mundo atual, numa perspetiva específica - ambiente, desemprego; consumismo; relações sociais; famílias, culturas juvenis, sem-abrigo, …
OU entrevista a pessoa implicada no apoio a populações / grupos de risco (enfermeiros, médicos, bombeiros/INEM, polícias, voluntários, trabalhadores em lares de idosos, …) (30%)
• Trabalho de grupo (4 estudantes). Trabalho escrito de pesquisa sobre um problema social contemporâneo à escolha entre os tratados nos conteúdos programáticos da UC e dinamização de uma aula síncrona / seminário com base na investigação produzida. (40%)

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0
Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 09:05:49 Última actualização: 2010-07-19