This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS100001
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Lingua e Prática Textual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: CS100001    Sigla: LPT
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 40 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carolina Silva   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
• Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
• Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação.
• Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras.

Conteúdos programáticos

1. Usos orais e escritos da língua
a. Adequação dos discursos a contextos diversificados

2. Literacia da informação
a. Princípios éticos em contexto académico
b. Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
c. Normas para a elaboração de trabalhos académicos

3. Produção de textos orais e escritos
a. Géneros textuais para expor e para argumentar
i. Resumo
ii. Exposição Oral
iii. Artigo de Opinião


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.

Metodologias de ensino

• Aulas de natureza expositiva.
• Práticas de leitura e análise de textos modelares.
• Planificação, produção, revisão e edição de textos.

Devido ao surto de COVID-19, passaram a ser aplicadas atividades de Ensino a Distância (EaD) através do uso das plataformas Moodle e Zoom.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.

Metodologia e provas de avaliação

• Participação nas atividades propostas à distância e realização de tarefas – 10%
• Prova escrita (individual) – 45%
• Trabalho de pesquisa escrito (em grupo) – 25%
• Apresentação oral do trabalho de pesquisa em plataformas digitais – 20%

Bibliografia

Adragão, J.V. (1998).Língua Portuguesa ¬ Gramática de Uso. Setúbal: ESE¬IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. Cardeira, E. (2006).História do Português. Lisboa:Caminho.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:Sá da Costa. Duarte, I.(2000).Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U.Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

https://www.infopedia.pt/
https://dicionario.priberam.org/
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 00:21:51 Última actualização: 2010-07-19