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Educação para os Media e Gestão da Informação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 1S
Código: |
CS100003 |
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Sigla: |
EMGI |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta Unidade pretende desenvolver objetivos sustentados por três pilares: a Documentação e Informação, Educação
para os Media e Imagem que a Comunicação articula transversalmente e que se concretizam em cinco eixos: Ver, Ler,
Organizar, Pensar, Produzir. O aprofundamento teórico actualizado das temáticas do programa alimenta as discussões
nas aulas e o trabalho dos estudantes.
Conteúdos programáticos
Educação para os media, Educação com os media. Educação nos media.
Centros de Recursos Educativos; ler um documento audio – scripto – visual
A comunicação oral e suportes visuais.
Estruturação de um trabalho académico: da pesquisa documental às partes constitutivas do trabalho e normas de
referenciação das fontes; construção da mensagem.
Relação texto, imagem e som; grafismos; fotomontagem; elementos básicos da fotografia; os equipamentos;
composição fotográfica; câmara escura e p/b; construção de mensagens audiovisuais; imagens
fixas/transparências/em movimento; da planificação aos guiões técnicos e literários; leituras da imagem.
Sociedade de informação – indicadores e impactos; Internet e ferramentas como recurso.
Ferramentas informáticas no desenvolvimento de projectos de trabalho; edição de texto e integração de imagem de
diferentes suportes; tratamento de imagem; tratamento de dados numéricos; produção e apresentação em diversos
suportes (do papel à electrónica).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Cada estudante é levado a conhecer, organizar e planear actividades de comunicação, sobretudo oral e escrita ou em
outros suportes. Aprende a definir as questões prévias à elaboração de um trabalho (da definição do tema à formulação
de questões de partida e importância das fontes). Procura informação em diferentes suportes e identifica formas de
organização da informação (bibliotecas/CRECM reais ou virtuais). Comunica usando adequadamente os meios
audioscriptovisuais e.eletrónicos disponíveis. Também produz documentos adequados às intenções comunicativas
(desdobráveis, cartazes, acetatos, fotografias, fotomontagens, videogramas, multimédia, ...) e analisa e reflete sobre o
discurso dos media para compreender a complexidade das sociedades e das culturas contemporâneas para nelas
intervir, sobretudo quando reflete sobre as potencialidades da Educação para os Media.
Metodologias de ensino
professor(a)s ou pesquisada pelos estudantes.
O processo compreende a: (1) Leitura, discussão e análise de textos; (2) Observação e análise de documentos em
diversos suportes; (3) Elaboração de pequenos comentários críticos em aula; (4) Visita de estudo real ao CRECM (5)
Apresentação e discussão de propostas de intervenção realizadas pelas(os) estudantes. Na vertente de leitura de um
texto, em cada ano letivo, as(os) estudantes têm de ler uma obra de referência sobre temas da atualidade. No presente
ano letivo a escolha é Como perder um país: os sete passos da democracia à ditadura (2019, de Ece Temelkuran. Numa segunda fase, em grupo, realizam um produto
audiovisual no qual mostrem as competências desenvolvidas na UC.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Em sala de aula são feitas: apresentação teórica de textos e autores fundamentais nesta área de Educação para os
Media, análise de documentos teóricos e audiovisuais de arquivo ou dos media, produção de uma recensão crítica
sobre o livro lido e produção, em grupo, de um documento audiovisual, que é analisado em sessão de seminário.
O acompanhamento tutorial é marcado com os docentes, em grupos ou individualmente, podendo ser presencialmente
(nas salas previamente identificadas) ou a distância/Plataforma Moodle.
Metodologia e provas de avaliação
Nesta Unidade curricular a avaliação tem três componentes: intervenções, pequenos trabalhos e leitura de textos nas aulas contribuem com 15% para a avaliação.
Leitura reflexiva de um livro, sempre diferente em cada ano, sobre problemas contemporâneos, a realizar individualmente. Neste ano foi escolhido Como perder um país: os sete passos da democracia à ditadura (2019, de Ece Temelkuran Atribui-se-lhe 40% da avaliação.
Realização de um produto audiovisual, em grupo de até 3/4 estudantes, sobre uma parte do conteúdo do livro. ´É obrigatória a apresentação pública, perante todos/as estudantes e equipa docente. Tem 45% da classificação.
Regime de assiduidade
Presenças obrigatórias em 50% das sessões
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