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Teorias do Jornalismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: CS100004    Sigla: TJ
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 46 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o jornalismo, sobre o contexto económico, político e social da produção de notícias, sobre as pressões e condicionamentos actuais que afetam o trabalho jornalístico e as relações sociais mediatizadas. Desenvolver a compreensão sobre o quadro teórico e a capacidade de avaliar criticamente o impacto social do jornalismo. Compreender o papel e a importância dos média na sociedade contemporânea e o produto do trabalho jornalístico como um conjunto específico de práticas sociais, códigos e convenções.
Adquirir conhecimento sobre o fenómeno complexo da comunicação de massas, compreender a produção, processamento e efeitos dos sistemas de símbolos e saber distinguir os elementos significativos do fenómeno analisado.
Desenvolver competências sobre o corpo de conhecimentos do jornalismo, as suas práticas sociais e comunidade de valores, normas, perceções e cultura. Capacidade de utilizar as ferramentas do jornalismo e desenvolver as aptidões que guiam a compreensão dos jornalistas e a sua maneira de lidar com a realidade.

Conteúdos programáticos

Identificar o jornalismo como uma profissão, como uma instituição, como um domínio discursivo, como uma comunidade, como um conjunto de práticas, como um fenómeno de inscrição do conhecimento e como objeto de investigação.
Mapear os diferentes campos de investigação, quer na perspetiva da abordagem de Denis McQuail (2003) quer na de Barbie Zelizer (2004). Contextualizar as teorias de imprensa e os três modelos de comunicação e política. Abordar o campo do jornalismo na perspetiva de Bourdieu e os conceitos teóricos organizacionais e os de gatekeeper (selecção), newsmaking (construção da notícia) e agenda setting (agendamento).
Encarar a investigação em jornalismo em função da origem de quem o estuda. Abordar a realidade da comunicação e apresentar a definição de jornalismo como arte e como ciência. Apresentar as três áreas epistemológicas que Mats Ekström (2002) designa como: forma de conhecimento, produção de conhecimento e aceitação pública/ legitimidade de alegação de conhecimento.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos intentam colocar em perspetiva o contexto, o campo de relações e os instrumentos de que o jornalismo se serve para representar a realidade e produzir o conhecimento que lhe é específico. A compreensão dos elementos, conceitos e instrumentos conferem as condições para apreender os saberes e o modus operandi, padrões de comportamento e de interação em que se baseia o jornalismo

Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O ensino direto, com recurso a métodos ativos, intenta transmitir noções cognitivas sobre o domínio da produção e práticas jornalísticas, que inclui relações institucionalizadas e padrões de acção, que são essenciais ao tipo específico de produção de conhecimento do jornalismo.
O ensino indireto estimula o envolvimento dos(as) estudantes, proporcionando-lhes saberes para lidar com regras, práticas, procedimentos institucionalizados e sistemas de classificação que determinam a forma de conhecimento produzido. O debate em seminário e os trabalhos visam apreender as práticas sociais do jornalismo que, enquanto atividades de classificação, estruturam-se para lidar com eventos inesperados e complexos de uma forma rotinizada.

Metodologia e provas de avaliação

O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá esta forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas.
Os estudantes que não estão abrangidos pelo estatuto especial (art.º 23.º do Regulamento de Frequência e Avaliação) têm de participar em 50% das actividades lectivas.
O controlo da assiduidade e da pontualidade é feito por registo em folha de presenças.

Bibliografia

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Página gerada em: 2024-03-29 às 14:21:48 Última actualização: 2010-07-19