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Comunicação Empresarial

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: CS100009    Sigla: CE
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 44 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender conceitos, disciplinas e técnicas da comunicação institucional e organizacional numa óptica de Marketing e aprender a desenvolver e aplicar estratégias e técnicas de comunicação estratégica em diversos tipos de organizações são os objectivos centrais da unidade curricular.

Objectivos específicos

 Compreender o papel da comunicação no desempenho das organizações, em particular de âmbito empresarial;
 Desenvolver competências para a implementação de estratégias, técnicas e disciplinas de comunicação;
 Conhecer os diferentes sectores da comunicação estratégica e as suas especificidades;
 Actuar nos distintos campos do trabalho de comunicação estratégica e do marketing;
 Interagir com as diversas tecnologias, ferramentas e produtos da comunicação;
 Aprender a conceber, aplicar, gerir e avaliar uma estratégia de comunicação.

Conteúdos programáticos

1. Objetivos da disciplina, conteúdos, metodologia, sistema de avaliação, calendarização, modo de funcionamento das sessões presenciais e apresentações

2. Processo de comunicação e evolução histórica da comunicação empresarial e do marketing

3. Campos da comunicação institucional.
- Tipologia de organizações (Empresas privadas, Organizações corporativas e representativas, Organizações públicas e órgãos de governo, Organizações não-governamentais)

4. Comunicação empresarial e marketing - Conceitos básicos
- Áreas da comunicação empresarial
- Conceito de gestão de Marketing, marketing estratégico e marketing-mix
- Particularidades da gestão de Marketing
- Meio envolvente de Marketing (Micro ambiente e macro ambiente de marketing)

5. Estratégia de comunicação
- Do diagnóstico à estratégia: a Análise SWOT
- Comportamento e processo de compra, consumo e adesão
- Públicos-alvo, StakeHolders e ShareHolders
- Missão, identidade e imagem corporativa

6. Planeamento estratégico no contexto das instituições
- Funções, alvos, processo e objetivos
- Elementos básicos da imagem das organizações (logotipo e logomarca)
- Estratégias de Comunicação e Marketing (tipos de marketing, com destaque para o marketing de conteúdos e digital)
- O Plano de Comunicação
- O mix de media
- O Mix de Comunicação de Marketing: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e patrocínio e mecenato – conceitos fundamentais, funções e objectivos
- Gestão da comunicação: a execução da estratégia, serviços externos, gestão dos profissionais, distribuição e disseminação, serviços e práticas, processos de avaliação, gestão de crises.

7. Especificidades das ferramentas da comunicação estratégica e do Marketing: objectivos, alvos, produtos, processos, técnicas e características particulares de cada ferramenta

8. Limites éticos e legais na comunicação empresarial
- Ética e Responsabilidade Social


Metodologias de ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em exercícios a partir quer da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos activos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente em contexto de sessão presencial.
Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa e provenientes de várias fontes.
Apresentação dos resultados das diferentes actividades (recorrendo a diversos métodos de apresentação, incluindo comunicação oral e powerpoint).
Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica utilizar as respectivas ferramentas de comunicação como os fóruns. Sugere-se que os alunos venham munidos de equipamento informático portátil que facilite o acesso e/ou a realização de atividades no âmbito da uc, caso o docente o indique explicitamente ou as condições da sala a isso obriguem.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente, em particular no caso do discente trabalhador-estudante.
Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as actividades correspondentes desenrolar-se-ão exclusivamente via plataforma de ensino a distância.
Acompanhamento tutorial: o docente estará presente em quatro modelos possíveis: i) em sessões presenciais, de acordo com o calendário letivo; ii) através de marcação de reunião de acompanhamento em modelo de orientação tutória solicitada previamente pelo aluno ou grupo de alunos em horário e local a definir; iii) através de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela instituição de ensino, recorrendo às ferramentas mais indicadas para o efeito, nomeadamente fóruns, chats ou troca de mensagens e emails; iv) através de contacto via correio eletrónico institucional. Os procedimentos e contatos são divulgados na própria plataforma de acordo com o tipo de atividades a realizar ao longo do ano letivo.
As sessões de apoio servirão, fundamentalmente, para auxiliar alunos e grupos de alunos (em especial trabalhadores-estudantes) aquando da realização da avaliação sumativa e da realização do trabalho de grupo, entre outras atividades teórico-práticas, podendo decorrer em sessão plenária ou em reuniões individualizadas. Estarão sempre sujeitas a confirmação.
Após o términus das atividades letivas quer o docente quer a plataforma de ensino a distância ficam disponíveis até ao final da época de exames de recurso.

Metodologia e provas de avaliação

a) Avaliação individual, através de teste escrito – 40% da nota.
b) Avaliação colectiva, através de trabalhos em grupo com apresentação escrita e oral. O aluno deverá conhecer e dar a conhecer um dos elementos do Mix de Comunicação de Marketing – 40% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio. Este elemento de avaliação pode ser substituído pela realização de um teste individual no caso de estudantes que beneficiem de estatuto e comprovadamente não possam frequentar as aulas;
c) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância, incluindo a qualidade dos exercícios/actividades desenvolvidas – 20% da nota. Em ambos os modelos consideram-se os seguintes aspectos: assiduidade e interesse demonstrados nas aulas e actividades da turma, qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interacção de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano lectivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula presencial e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões, tendo-se em consideração a frequência de presenças, apesar de não apresentar um carácter compulsório e/ou eliminatório; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma activa e colaborante nas actividades aí propostas.

Regime de assiduidade

Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 60% de aulas presenciais, excepto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva. Os alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS que desejem usufruir do seu estatuto ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 20% serão englobados nos dois restantes elementos de avaliação. Esta opção deverá ser comunicada por escrito previamente ao docente. Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões lectivas em sala de aula dêem conhecimento do seu estatuto à docente e serviços competentes ao longo dos primeiros quinze dias letivos. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

CAETANO, Joaquim, Rasquilha, Luís;Gestão da comunicação, Quimera, 2005
LENDREVIE, Jacques, Lindon, Denis, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente;Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote, 2004

A bibliografia aconselhada corresponde às obras básicas cuja aquisição se sugere. Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, através da plataforma de ensino a distância da ESE. Páginas na internet Associação Portuguesa Comunicação de Empresa http://www.apce.pt/ Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing http://www.apap.co.pt/ Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas http://www.apecom.pt/ Entidade Reguladora para a Comunicação Social http://www.erc.pt/ SOPCOM https://www.sopcom.pt/page/home The recommended bibliography corresponds to the basic books whose acquisition is suggested. Complementary bibliography and supporting documentation: may be made available during the course instruction in the classes, through the ESE distance learning platform. Pages on the Internet Portuguese Association of Business Communication http://www.apce.pt/ Portuguese Association of Advertising, Communication and Marketing Agencies http://www.apap.co.pt/ Portuguese Association of Communications Companies and Relationships Public http://www.apecom.pt/ Regulatory Entity for Social Communication http://www.erc.pt/ SOPCOM https://www.sopcom.pt/page/home

Observações

Esta UC com o código CS100009 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 1º ano de Comunicação Social.
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão lectiva presencial, para além de disponibilizado no Portal institucional podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de actividade lectiva do ano académico a que diz respeito, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo. Até lá a versão definitiva para o ano lectivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 09:15:39 Última actualização: 2010-07-19