This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS200012
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Teoria e Modelos da Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: CS200012    Sigla: TMC
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 34 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Lídia Marôpo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da UC os estudantes devem estar aptos a:

- Compreender os objetos de estudo das teorias da comunicação.
- Refletir criticamente sobre a comunicação mediada a partir de diferentes pontos de vista: produção, conteúdo e receção.
- Caraterizar as principais teorias da comunicação mediada e o seu contexto histórico, científico e tecnológico.
- Analisar criticamente os media (novos e tradicionais), levando em consideração os seus papéis nas sociedades contemporâneas e os seus efeitos sociais, políticos e económicos.
- Reconhecer conceitos introdutórios da cultura digital.
- Aplicar teorias e conceitos a um projecto exploratório de investigação em comunicação.

Conteúdos programáticos

- Os objectos de estudo das teorias da comunicação: processos comunicacionais e meios de comunicação.
- A comunicação mediada sob diferentes pontos de vista: estudos sobre a produção, conteúdo e recepção dos media.
- A perspetiva dos efeitos ilimitados dos media: teoria hipodérmica e desdobramentos.
- A perspetiva dos efeitos limitados dos media: a teoria do two-step flow of communication, os estudos psicológicos da persuasão, o funcionalismo americano e a hipótese dos usos e gratificações.
- A perspetiva tecnológica dos media: 'o meio é a mensagem'.
- A perspetiva dos efeitos cognitivos dos media: agenda-setting.
- A perspetiva crítica dos media: Escola de Frankfurt e Estudos Culturais.
- Mudança de paradigma: da comunicação de massa à comunicação em rede ou uma introdução às culturas digitais.
- Desenvolvimento de um projeto exploratório de investigação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos são apresentados numa perspetiva social e histórica e permitem aos estudantes perceber as principais teorias da comunicação de forma reflexiva, ao mesmo tempo que aprendem a aplicá-las na análise crítica dos media no contexto atual e num projeto exploratório de investigação em comunicação.

Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades em todas as aulas e apresentam regularmente os resultados dos trabalhos que realizam.

Devido ao surto de covid-19 e ao estado de emergência decretado em Portugal, as aulas a partir de abril são lecionadas à distância com a utilização de ferramentas como Moodle, Zoom, E-mail e Wapp. As estratégias de ensino à distância (Ead) incluem sessões plenárias e tutoriais com grupos de trabalho em período síncrono ao horário de aulas. Todas as sessões e exercícios terão por base textos previamente disponibilizados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino equilibram aulas expositivas e participativas com o intuito de garantir a compreensão das teorias abordadas e a sua aplicabilidade crítica na análise de casos concretos.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo: 30%
c) Exercícios em sala de aula: 30%

A avaliação também pode ser feita por exame.

Regime de assiduidade

Não aplicável

Bibliografia

AAVV (2002). O Estado das Artes. As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa
no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das
Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de
novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
Azevedo, N, (2007). Politicas Culturais, Turismo e Desenvolvimento Local na Área
Metropolitana do Porto. Porto: Edições Afrontamento.
Bourdieu, P. (1993). The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature. Nova
Iorque: Columbia University Press.
Gonçalves, G. & Martins, T. (2015). Interfaces da Comunicação com a Cultura. Covilhã: Livros
Labcom.
Mendes, C. (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa:
Inatel.
Pais, J. M. P. (org); Santos, M. L. (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas.
Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Silva, D. S. (2012). Jornalismo Cultural – Tendências e desafios no contexto das indústrias
culturais e criativas. Lisboa: Editora Media XXI.
Vargas, C. (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 20:49:47 Última actualização: 2010-07-19