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Sociologia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: DESP05    Sigla: SD
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 52 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Plano de Contingência motivado pela Pandemia provocada pelo COCID-19.

A presente versão da organização letiva da UC de "Sociologia do Desporto", responde à necessidade de adaptação da versão anterior à situação resultante da evolução da pandemia provocada pelo COVID-19 instalada em Portugal, e consequentes decisões superiores relativamente ao ano letivo, bem como a decisões estratégicas tomadas no seio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
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Apresentação:
O Desporto na sociedade contemporânea é assumido como sendo um acontecimento social de elevada importância, mobilizador de um número crescente de entusiastas, praticantes e não praticantes, imbuídos de uma vontade genuína de fazer mais e melhor, enquadrados por regras, códigos éticos e deontológicos adequados aos diferentes contextos sociais e de prática do exercício físico e do desporto.
Sendo a Sociologia do Desporto uma área disciplinar da Sociologia e das Ciências do Desporto, torna-se pertinente abordar num contexto de unidade curricular, a contextualização do desenvolvimento do desporto nas mudanças sociais das sociedades ocidentais ao longo do séc. XX e inícios do séc. XXI, em particular a relação com as tendências do processo de Globalização, conceitualizando o desporto, por via de uma abordagem sociológica de fenómenos sociais, tendo presente a investigação empírica e consequente construção teórica em torno do desporto.
Não obstante, tendo como pressupostos de partida a análise das relações entre o desporto e outras esferas da vida social é objetivo da presente unidade curricular compreender a organização social e o modelo de interação social que existe dentro do desporto. Refletir sobre processos relacionados com a socialização, competição, cooperação, conflitos, estratificação social e mudanças sociais.
Nesse sentido, pretende-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos:

a) Promover e desenvolver o interesse pelo significado social do desporto na sociedade moderna.
b) Promover o interesse e a compreensão da estrutura social, relações sociais e os problemas sociais do desporto (causas e consequências).
c) Identificar as teorias e métodos das ciências sociais que nos permitem compreender de melhor forma o desporto.
d) Dotar os estudantes com a competência de distinguir, avaliar e compreender as tendências reveladas pelos fenómenos desportivos, e o quadro social em que os mesmos decorrem.
e) Promover e desenvolver análise crítica sobre o desporto na sociedade.
f) Desenvolver aptidões e competências no domínio da investigação na área da Sociologia do Desporto, que passam pela aquisição de conhecimento das metodologias e instrumentos a utilizar no domínio da pesquisa das ciências do desporto, de forma a permitir-lhes o levantamento e diagnóstico dos factos sóciodesportivos centrados, principalmente, nos fatores da sociedade portuguesa e do universo desportivo.

Conteúdos programáticos

1. Conceitualização
1.1. Conceito, objeto de estudo da sociologia
1.1.1. Significado prático da sociologia
1.2. Fundamentos teóricos da sociologia do desporto
1.3. Estruturação de trabalhos académicos

2. O Desporto como um Produto Social
2.1. O desporto como fenómeno social 
2.1.1. Fenómeno contemporâneo das origens da sociedade 
2.1.2. Sua presença em todas as sociedades 
2.1.3. Significação social do desporto 
2.2. A oferta e procura desportiva: emprego no desporto
2.2.1. Determinantes sociais da oferta e procura desportiva
2.3. Hábitos desportivos e estilos de vida
2.3.1. Lógicas sociais das diferentes práticas desportivas e sua configuração no sistema
2.3.2. Procura desportiva da população portuguesa
2.4. Desporto como Profissão em Portugal

3. Jovens e Desporto
3.1. Participação desportiva informal e formal
3.2. Comportamentos Desviantes
3.3. Teorias explicativas
3.4. Violência no Desporto

4. Doping no Desporto
4.1. Evolução do conceito do Doping
4.2. Dimensão social do Doping

5. Globalização, Meios de Comunicação e Desporto
5.1. Influência da globalização no desporto
5.2. Jogos Olímpicos (Estudo de Caso)
5.3. Relação entre os meios de comunicação e o desporto

6. Desporto para Todos
6.1. Alterações sociodemográficas da Sociedade
6.2. Tempo livre, lazer e desporto
6.3. Desporto para todos: um conceito global e humanista

7. O desporto em Prospectiva
7.1. As novas tendências do desporto
7.2. Desportos emergentes (alternativas ao desporto formal)
7.3. Desafios futuros


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa/projeto, quer individual, quer em grupo, com vista ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese. Pretende-se, igualmente, desenvolver nos estudantes o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, através da discussão orientada de trabalhos de projeto, o ensino recíproco, o debate e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.

Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de raciocínio analítico e a apropriação de instrumentos relacionados com a sociologia do desporto, os conteúdos programáticos são organizados numa perspetiva de contextualização do desenvolvimento do desporto nas mudanças sociais das sociedades ocidentais ao longo do séc. XX e inícios do séc. XXI, em particular a relação com as tendências do processo de Globalização.

Metodologias de ensino

Atendendo ao plano de contingência provocado pelo COVID-19, a metodologia utilizar-se-á como principal estratégia a disponibilização de material aos estudantes (documentos de apoio à UC, apresentações em Powerpoint e outro tipo de recursos), que deverá servir de base com vista ao seu debate, revisão, aplicação ou esclarecimento de dúvidas, nas sessões síncronas.

Continuará a existir um conjunto de sessões de tutoria para apoiar a realização dos trabalhos assíncronos solicitados pelo docente.
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A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza expositiva de apresentação de conteúdos e discussão de temas por parte dos estudantes, através de aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos. Nas aulas teórico-práticas a ênfase será dada na utilização de métodos demonstrativos e ativos, no ensino pela descoberta.

No trabalho de projeto, privilegiar-se-á o ensino recíproco, o apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

O processo compreenderá: a) a exposição de temas pelo docente; b) a leitura e análise de textos científicos; c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A escolha das metodologias de ensino é efetuada com base nos objetivos de aprendizagem. Articulam-se aulas teóricas e práticas, sendo que as primeiras assentam num método expositivo e interrogativo, fazendo apelo a aquisição e aplicação de conhecimentos; as últimas procuram operacionalizar conceitos e basear-se em análise das organizações do desporto.

Privilegiar-se-á as metodologias ativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem de conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

Ao nível do processo (50%)
- Exercícios de aplicação/Reflexões Críticas

Ao nível do produto (50%)
- Trabalho de Projeto

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Nota: As ponderações e os instrumentos de avaliação foram ajustados em função do ensino a distância, motivado pelo COVID-19.

Regime de assiduidade

No regime de EaD a assiduidade não é um critério de avaliação do estudante nem uma condicionante para a sua frequência no regime de avaliação contínua.

Bibliografia

Bell, J. (2002). Como Realizar um Projecto de Investigação. 2ª ed.. Lisboa: Gradiva.

Boudon, R. et al (1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Dewey, J. (1992). O sentido do projeto. In M. M. E. Leite, Trabalho de Projeto - Leituras comentadas (pp.15-18). Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento.

Ghiglione, R.; Matalon, B. (1992). O Inquérito – Teoria e Prática. Lisboa: Celta Ed. Lda.

Gil, A. C. (1989). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Ed. Atlas S.A.

Horne, J.; Tomlinson, A. & Whannel, G. (2000). Undersanting Sport: An introduction to the Sociological and Cultural Analysis of Sport. Rutledge.

Ingham, A.G. & Loy, J.W. (1993). Sport in Social Development, Traditions, Transitions and Transformations. Champaign: Human Kinetics.

Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. R. (1989). Trabalho de Projeto: Aprender por

Projetos Centrados em Problemas. Porto: Edições Afrontamento.

Marivoet, S. (2014). Ética, desporto e violência. In M. Renaud (coord), Ética e Valores no Desporto (pp. 141-154). Porto: Edições Afrontamento.

Marivoet, S. (2014). Challenge of Sport Towards Social Inclusion and Awareness Raising Against any Discrimination. Physical Culture and Sport. Studies and Research, vol. LXIII, 3-11.

Marivoet, S. (2011). The Ethical Problems of Doping in Sport, Facts and Regulation Process. In Pereira A. L. & Garcia, R. (Eds), A Social Perspective on Sport, Health and Environment, Proceedings of the 7th European Association for Sociology of Sp.

Marivoet, S. (2010). Sociological Approach on Sports Ethics in a Context of Social Change. Physical Culture and Sport. Studies and Research, vol. XLIX, 39-52.

Marivoet, S. (1999). Excitação e violência no desporto. COMMUNIO, Ano XVI, nº 1, 55-63.

Marivoet, S. (1998). Aspectos Sociológicos do Desporto (1). Lisboa: Livros Horizonte.

Mendonça, M. (1999). Ensinar e Aprender por Projetos. Porto: ASA.

McPherson, B.D., Curtis, J.E., & Loy, J.W. (1989). The Social Significance of Sport, and Introduction to the Sociology of Sport. Human Kinetics Books.

Washington, R.E. & Karen, D. (2001). Sport and Society. Annual. Rev. Sociology, 27:187–212.

Woods, Ron B. (2007). Social Issues in Sport. Champaign. IL: Human Kinetics.

Yannakis, A. & Melnick, M. (2001). Contemporary Issues in Sociology of Sport. Human Kinetics.

Newspapers:

IRSS – International Review for the Sociology of Sport. SSJ - Sociology of Sport Journal.

ICSSPE – International Council of Sport Science and Physical Education.

Observações

Os estudantes com estatuto especial, que não possam estar presentes em 80% das aulas previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos estudantes implicados, de forma a permitir o acompanhamento dos conteúdos programáticos e a respetiva avaliação contínua.

Opções
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