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Desportos II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: DESP08    Sigla: DESII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 50 Plano de Estudos_2016_17 7,0 189,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 8,00
Daniel Jorge Martins Coelho Pó   4,00
Elsa Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas. Observação e análise das habilidades desportivas.

Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.

Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.

Didática aplicada em contexto desportivo. Relacionar a didática e pedagogia e identificar as suas interdependências no contexto específico da prática desportiva.

Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.

Conteúdos programáticos

Adaptado devido à COVID-19
GINÁSTICA
A - Teórica geral:
1. Enquadramento da Ginástica
2. Aquecimento e Preparação Específica adaptada à Ginástica
3. Fundamentos da Ginástica
4. Planeamento da Sessão de Treino e Controlo do Treino
5. Noções Básicas de Segurança na prática
B - Teórica - técnica geral:
6. Enquadramento da Ginástica
7. Treino das Capacidades Físicas
8. Fundamentos da Ginástica
9. Componente artística
10. Música e Coreografia
11. Elementos Técnicos Gerais
11. Manipulações de Aparelhos Portáteis
C - Teórica - técnica específica
12. Ginástica Artística Masculina/ Ginástica Artística Feminina
13. Ginástica Acrobática
14. Trampolins
15. Ginástica Rítmica
16. Ginástica Aeróbica
17. TeamGym


ATLETISMO
- Regras e Regulamentos: A organização das competições em Atletismo. As especialidades da modalidade e as formas de competição. Os regulamentos da modalidade. Evolução das técnicas e dos materiais e a adaptação dos regulamentos.
- Caracterização geral: O papel e a importância do Atletismo no processo global das atividades físicas e desportivas; Estudo e análise das técnicas, tendo por base o sistema de gestos característicos de cada uma das diferentes especialidades do atletismo; Domínio das ações motoras comuns no atletismo, relativamente ao ajustamento postural, ao tipo de apoios e aos exercícios técnicos básicos das várias especialidades; Domínio das principais formas de introdução do ensino de cada especialidade; As lesões associadas a cada especialidade.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas das corridas: de velocidade; de meio fundo e fundo (provas de obstáculos; provas de corta-mato); de barreiras; de estafetas. Normas regulamentares das provas de Corrida; Modelo organizativo de competições de corridas; lesões mais frequentes nas provas de corrida e sua prevenção. Marcha: A técnica de marcha; O tipo de apoios; As questões regulamentares.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos saltos: comprimento; triplo-salto; altura; salto com vara. Normas Regulamentares das provas de saltos; Modelo organizativo de competições de saltos; Lesões mais frequentes nas provas de saltos e sua prevenção.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos lançamentos: do peso; do disco; do dardo; do martelo.
- As Provas Combinadas: O decatlo. O heptatlo.

Software

NA


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Adaptado devido à COVID-19

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.

Na ginástica pretende-se facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e de prática pedagógica, no âmbito desta modalidade, na vertente didático/metodológica e pedagógica, orientados para todos os níveis escolares. Proporcionar aos alunos várias experiências da modalidade, através da apresentação de diversas situações de aprendizagem para cada elemento gímnico e acrobático abordados de modo a proporcionar uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os seus futuros alunos terão pela frente procurando facilitar, assim, intervenções mais seguras e objetivas por parte do professor. Dotar os alunos de noções teórico-práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico. Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante os tempos letivos.

Metodologias de ensino

Adaptado devido à COVID-19

As sessões serão baseadas na observação / vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, através da observação e análise das mesmas, na sua conceção, organização e dinamização de atividades.

A utilização de sessões de Ensino a Distância, com a apresentação e análise de vídeos, servirá para colmatar a impossibilidade de realizar sessões práticas presenciais.

Será privilegiada a utilização da Plataforma Moodle, com a inclusão de documentos/bibliografia de apoio, bem como a apresentação de tarefas a desenvolver ao longo do semestre. Será ainda utilizada a Plataforma ZOOM, para as sessões síncronas com os alunos e a utilização do e-mail institucional para um contacto célere entre docente e estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Adaptado devido à COVID-19

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.

Na ginástica pretende-se facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e de prática pedagógica, no âmbito desta modalidade, na vertente didático/metodológica e pedagógica, orientados para todos os níveis escolares. Proporcionar aos alunos uma experiência vivenciada da modalidade, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada elemento gímnico e acrobático abordados de modo a proporcionar uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os seus futuros alunos terão pela frente procurando facilitar, assim, intervenções mais seguras e objetivas por parte do professor. Dotar os alunos de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico. Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante os tempos letivos.

No Atletismo pretende-se dar a conhecer as várias disciplinas do atletismo através da sua vivência, do conhecimento dos regulamentos e das principais formas de abordagem às mesmas nos vários níveis de desenvolvimento. A amplitude de estimulações que a modalidade promove e as potenciais associações a outras modalidades e áreas do exercício físico são também aspectos considerados como de valor acrescentado. A evolução obtida através da prática das várias disciplinas, num sistema de progressão pedagógica e de treino, com crescente domínio técnico para ultrapassar as dificuldades sentidas por cada um, com promoção da avaliação técnica entre pares e da contínua intervenção dos mesmos no sentido de desenvolver a capacidade de observar, analisar e de produzir informação técnica revelante, são outros aspetos importantes na formação dos estudantes. A congregação dos aspectos anteriores com a programação de sessões práticas, destinadas ao desenvolvimento das capacidades de planificação de sessões práticas de atletismo, possibilita uma noção do trabalho que deverá ser desenvolvido ao nível da planificação, da organização pedagógica e do domínio de cada conteúdo a abordar.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação (adaptada em função da COVID-19):
- Componente de processo (60%). Organização, concretização e apresentação de tarefas/atividades teórico-práticas, através da aplicação de conhecimentos didático metodológicos, cumprindo as várias etapas do processo de ensino-aprendizagem.

GINÁSTICA:
- Didática aplicada em contexto desportivo/ Elaboração de trabalhos teórico-práticos - 25%.
- Desempenho/Apresentação de trabalhos teórico-práticos – 25%.
- Planificação/Diagramas – 10%

ATLETISMO:
- Didática aplicada em contexto desportivo - 30%.
- Planificação das Progressões pedagógicas – 20%.
- Planeamento de Atividades e Relatórios de aulas – 10%.

- Componente de Produto (40%). Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como testes escritos, relatórios, fichas/trabalhos.

GINÁSTICA:
Fichas/Trabalhos - 5%.
Frequência escrita - 35% (6 valores de nota mínima).

ATLETISMO:
- Fichas . 5%
- Frequência escrita - 35% (6 valores de nota mínima).

CLASSIFICAÇÃO NA UC
A obtenção da classificação final na UC resulta da média ponderada dos diferentes módulos, em função dos fatores de ponderação atribuídos na proporção da carga horária de cada módulo.

Ginástica: 70 horas (f= 7) Atletismo: 60 horas (f=6)

Assim, a classificação final na UC será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
M1*f+M2*f /sf
em que M é a classificação do módulo, f o respetivo fator de ponderação e sf o somatório dos fatores de ponderação dos módulos da UC
O estudante obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9.5 valores. O estudante que obtiver uma classificação inferior a 7.5 valores em algum módulo não obterá aprovação na respetiva UC.

EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativa, apenas, à componente de produto dos vários módulos. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtidos na avaliação contínua) e das componentes de produto (obtidos na prova de exame) dos vários módulos que integram a UC.

Regime de assiduidade

alterado devido à COVID-19

A assiduidade não será contabilizada para efeitos de conclusão da UC em EaD o que não dispensa a realização das tarefas síncronas e assíncronas de acordo com o estipulado nas metodologias de avaliação.

Bibliografia

Adaptada devido à COVID-19

Ginástica:

- ARAÚJO, C. (2013). Manual de Ajudas em Ginástica. Porto Editora
- MOREIRA, J. ARAÚJO, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto Editora
- RUSSELL, Keith (2008). Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora. Basic Gym. Federação de Ginástica de Portugal
- International Gymnastics Federation (Presentation; History; Newsletters; Rules):
https://www.gymnastics.sport/site/about.php
- Federação de Ginástica de Portugal:
http://www.fgp-ginastica.pt/disciplinas?id=2

Bibliografia fornecida ainda na plataforma Moodle, em documentos de apoio, das modalidades desportivas lecionadas no âmbito da disciplina.

Atletismo:

- Bragada, J. (2003) O Atletismo na Escola - Lançamentos Leves, Escola Superior de Educação de Bragança, Artigo publicado na: Horizonte-Revista de Educação Física e Desporto, vol XVII, nº 99, Jun-Jul.
- Bravo, Júlio et al (1990). Atletismo (I)- Marchas y Carreras. Madrid: Comité Olímpico Español.
-Bravo, Júlio et al (1990). Atletismo (II)- Saltos. Madrid: Comité Olímpico Español.
- Bravo, J.; Martínez, J.; Durán, J. e Campos J. (1990). Atletismo (III) – Lanzamientos. Madrid: Comité Olímpico Español.
- Bompa, T., Haff, G. (2009). Periodization – Theory and Methodology of Training. (5ª edição) Stanningley: Human Kinetics
- Carr, J. (1999). Fundamentals of track and field. Champaign: Human Kinetics.
- Daniels, J. (2014). Lá Fórmula de Daniels para Corredores - Métodos de Entrenamento
de probada eficácia para lograr el éxito desde los 800m hasta al maratón. Madrid: Edición Tutor.
- FPA. (2012). Dossier do Professor. Lisboa: Federação Portuguesa de Atletismo.
- Graça, A. (2006). Sector de Meio-fundo. Lisboa: Federação Portuguesa de Atletismo.
- Grossocórdon, , J. M., Piqueras, J. e Beivide, Á. (2007). Jugando al Atletismo. 2ª edición. Madrid: Real Federacion Española de Atletismo.
- IAAF (2007). Competition Rules 2008. Mónaco: International Association of Athletics Federations.
- IAAF (2004). Regras de Competição 2004-2005. Lisboa: Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo.
- Kramer, K. (1993). Atletismo – lanzamientos, fundamentos, habilidades e técnicas. Barcelona: Pai do tribo.
- Molfetta, D. (2009a). A programação do treino do Jovem Atleta como ponto de partida para os resultados do futuro. Lisboa: Revista técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, 6, 15-22;
- Molfetta, D. (2009b). O Treino da força nos jovens atletas: dos aspectos fisiológicos e metodológicos à prática. Lisboa:Revista técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, 6, 8-14.
- Rosado, A. (1989) O ensino do atletismo na escola e no clube. Lisboa: ISEF.
- Rolim, Ramiro; GARCIA, Rui (2013a). Colorir o atletismo/ desafios- (Sebenta). Porto: FADEUP.
- Rolim, Ramiro; GARCIA, Rui (2013b). O atletismo em idades pré-púberes. Porto: FADEUP.
- Rolim, Ramiro; GARCIA, Rui (2013c). O atletismo em idades púberes, pós-púberes. Porto: FADEUP.
- USATF. (2015). Track & Field Coaching Essentials: USA Track & Field level 1 coach education manual. Champaign: Human Kinetics.

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